Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TEMPO VIVIDO PELAS CRIANÇAS NA ESCOLA.

 

14/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Tomar como referência sua presença diária na escola para marcar o tempo no calendário
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer que as atividades são desnvolvidas na sucessão do tempo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Discutir a rotina

1º Momento:  O professor pergunta as crianças o que fazem na escola no horário da aula e solicita que um grupo de alunos registrem as respostas dadas. Solicita que a turma se organize em pequenos grupos e registre as atividades, em seguida cada grupo expressa a rotina, um dos grupos faz o registro e verifica se há alguma diferença entre as falas dos grupos.

  

2º momento – O professor orienta as crianças para desenhar a seqüência de atividade do dia e escrever sobre as coisas que fazem na escola durante o período que encontra-se no local. Em seguida, compartilham na grande roda, da experiência de trazer para o desenho a sequência do que faz no cotidiano.   

Atividade 2 -  Pensar em uma rotina diferente

 1º momento -  O professor questiona as crianças sobre o que podería acontecer se fosse colocado  o lanche no início, a roda no meio etc., pedindo para que eles justifiquem se essa ordem de atividades seria coerente. Após a estruturação da rotina em roda inicial, primeira atividade, lanche, parque, história, segunda atividade e roda final, o professor poderá então pedir que as crianças registrem o que é feito em cada um desses momentos já vivenciados na escola. O passo seguinte é a disscusão do rotina que delimita o tempo e a ocupação das pessoas (coisas que devem ser feitas durante o dia), tanto em casa como na escola. E que a junção de todos esses dias formam os meses, os anos surgindo assim o calendário.  

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_iuE-GxrAkVk/Swx9x-ENINI/AAAAAAAA-ZI/TSl76JCboT0/s1600/CALENDARIO+INFANTIL.jpg 

Atividade 3 –  Reconhece o  calendário como orientador da rotina.   

1º momento - O professor promove um debate e as crianças defendem  a importância do calendário para medir o tempo, destacam que ele está dividido em meses, semanas e dias. Em seguida, as crianças podem lançar mão de calendários para ilustrar seus argumentos, mostrando quantos dias tem uma semana, quantos dias tem um mês e quantos dias tem um ano.

Obs.1 - O professor desenvolve o hábito de todos os meses fixar um calendário do mês vigente, renovando a folhinha do calendário todo início de mês. Todos os dias após a construção da rotina, as crianças poderão então realizar a marcação do dia no calendário. O professor também poderá entregar um calendário a cada criança para que em casa possa realizar também essa marcação.

CELENDÁRIO: JULHO - 2010

DOMINGO

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

SÁBADO

Obs 2 - Na sala o professor poderá está questionando as crianças: Que dia é hoje? Ontem foi dia 12 e hoje?  Ainda poderá realizar atividades escritas para que as crianças possam escrever os dias do calendário vigente, observando o calendário da sala.

Obs. 3 - Outra atividade importante é a criação de um quadro onde o professor poderá estar registrando momentos importantes da rotina como: brinquedoteca, dia do vídeo, dia da culinária, de artes, educação física, biblioteca e fixar na parede da sala para que as crianças possam estar percebendo em quais dias da semana essas atividades acontecem e quando for marcar o calendário falar: Hoje é quarta, dia de______________.

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

MULTIMÍDIA

ARTES

CULINÁRIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

INFORMÁTICA

EDUCAÇÃO-FÍSICA 

BIBLIOTECA

ARTES

BRINQUEDOTECA

Recursos Complementares

Livro: Por amor e por força: rotina na Educação Infantil - Maria Carmem Silveira Barbosa. Editora Artmed

Avaliação

Analisar se as crianças tomam  como referência as atividades seqüenciadas do cotidiano  e se a sua presença diária na escola,  é regulada pela rotina.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.