Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HORAS E MINUTOS: relógio, marcador do tempo

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo  

Duração das atividades
2 aulas com duração de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Perceber a sucessão do tempo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Expressar as ideias iniciais sobre o relógio como instrumento de medida de tempo.

 1º momento - O professor toma como referência a aula 2 intitulada “TEMPO SUCESSIVO: DELIMITAÇÃO DE ATIVIDADES NO PERÍODO DE UM DIA”. Inicia mostrando um relógio de ponteiros e pergunta como esse instrumento pode medir as atividades durante um dia e discute com as crianças a sua utilidade. As crianças manipulam o relógio, analisam os ponteiros, os números e fazem as suas suposições: Explicam para que serve o ponteiro maior e o ponteiro menor; para que servem os números.  

 2º momento – O professor  pede às crianças para imaginar como eram os relógios no tempo em que não existiam objetos de metais, de plásticos e de vidro. Elas se organizam em grupo para levantar hipóteses sobre a questão. Em seguida na grande roda expressam o que pensaram.

3º momento – As crianças fazem um levantamento sobre a história dos relógios: como surgiram;  qual a finalidade; quais os tipos de relógios mais conhecidos. No final fazem uma conferência, com ilustrações para apoiar a argumentação.

Atividade  2-  Observar a sucessão das atividades no tempo.

Obs. O procedimento é o seguinte: as crianças ao iniciar a atividade marcam a hora, a qual é lida  pelo professor, que controla  no relógio a hora e os minutos e as crianças observam quanto tempo levaram para fazer a atividade.

1º momento – O professor solicita ajuda aos pais para o empréstimo de diferentes relógios de ponteiros e digitais.  Os alunos se organizam em grupos e cada grupo utiliza um relógio para montar uma tabela com  as atividades escolares na sucessão do tempo. Como no exemplo abaixo:

Obs. A tabela é montada em vários momentos.

Atividade

Início

Final 

Conversa na roda sobre a evolução do relógio no tempo

7 horas e 30 minutos

8 hora e 30 minutos.

Estudo do relógio como instrumento de medida de tempo,

analise do relógio de ponteiro e verificar em quantas partes iguais é dividido.

8 horas e 30 minutos

9 horas

Leitura da hora em um relógio de ponteiros

9 horas

9 horas e 15 minutos

leitura da hora em relógio digital

9 horas

9 horas e 15 minutos

Lavar mãos

9 horas e 15 minutos

9 horas e 30 minutos

Lanche

9 horas e 30 minutos

9 horas e 50 minutos

Intervalo

9 horas e 50 minutos

10 horas e 20 minutos

O professor  convida um relojoeiro da cidade para ser entrevistado pelos alunos  e na sala ele  desmonta um relógio  para mostrar as partes que o compõe .

o convidado explica às crianças como é o funcionamento  do relógio de  ponteiro e do relógio digital.

O professor  ajuda as crianças a fazer comparações e d entre os dois o relógio digital e o relogio de ponteiro.

Relógio digital, aparece dois números separados por dois pontos. Por exemplo: 12:32. Os números que estão a esquerda indicam as horas e a direita os minutos.

Relógio de ponteiro tem um mostrador que em geral é dividido em 12 partes iguais, numeradas com algarismo arábicos ou romanos. Possui também duas flexas, chamadas ponteiros, fixadas no centro do mostrador e que giram para a direita. O ponteiro maior marca os minutos e o menor as horas.  

10 horas e 25 minutos

11 horas e 25 minutos

Relógio de ponteiro .

 

http://www.nazarefm.com/nfm/images/stories/noticiasimg/relogio1.jpg 

Atividade 3 - Analisar a sucessão  e a simultaneidade das atividades no tempo.

1º momento - O professor e os alunos analisam a tabela e apontam as atividades que ocorreram em tempo simultâneo e na sucessão do tempo. Em seguida fazem um estudo sobre o significado das palavras sucessão e simultâneo.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se as crianças entenderam que o  relógio  é um intrumento de medida de tempo, que marca a hora e os minutos; se desenvolveram a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.