18/06/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo
Perceber a sucessão do tempo.
Atividade 1 – Expressar as ideias iniciais sobre o relógio como instrumento de medida de tempo.
1º momento - O professor toma como referência a aula 2 intitulada “TEMPO SUCESSIVO: DELIMITAÇÃO DE ATIVIDADES NO PERÍODO DE UM DIA”. Inicia mostrando um relógio de ponteiros e pergunta como esse instrumento pode medir as atividades durante um dia e discute com as crianças a sua utilidade. As crianças manipulam o relógio, analisam os ponteiros, os números e fazem as suas suposições: Explicam para que serve o ponteiro maior e o ponteiro menor; para que servem os números.
2º momento – O professor pede às crianças para imaginar como eram os relógios no tempo em que não existiam objetos de metais, de plásticos e de vidro. Elas se organizam em grupo para levantar hipóteses sobre a questão. Em seguida na grande roda expressam o que pensaram.
3º momento – As crianças fazem um levantamento sobre a história dos relógios: como surgiram; qual a finalidade; quais os tipos de relógios mais conhecidos. No final fazem uma conferência, com ilustrações para apoiar a argumentação.
Atividade 2- Observar a sucessão das atividades no tempo.
Obs. O procedimento é o seguinte: as crianças ao iniciar a atividade marcam a hora, a qual é lida pelo professor, que controla no relógio a hora e os minutos e as crianças observam quanto tempo levaram para fazer a atividade.
1º momento – O professor solicita ajuda aos pais para o empréstimo de diferentes relógios de ponteiros e digitais. Os alunos se organizam em grupos e cada grupo utiliza um relógio para montar uma tabela com as atividades escolares na sucessão do tempo. Como no exemplo abaixo:
Obs. A tabela é montada em vários momentos.
Atividade |
Início |
Final |
Conversa na roda sobre a evolução do relógio no tempo |
7 horas e 30 minutos |
8 hora e 30 minutos. |
Estudo do relógio como instrumento de medida de tempo, analise do relógio de ponteiro e verificar em quantas partes iguais é dividido.
|
8 horas e 30 minutos |
9 horas |
Leitura da hora em um relógio de ponteiros |
9 horas |
9 horas e 15 minutos
|
leitura da hora em relógio digital |
9 horas |
9 horas e 15 minutos
|
Lavar mãos |
9 horas e 15 minutos |
9 horas e 30 minutos
|
Lanche |
9 horas e 30 minutos |
9 horas e 50 minutos
|
Intervalo |
9 horas e 50 minutos |
10 horas e 20 minutos
|
O professor convida um relojoeiro da cidade para ser entrevistado pelos alunos e na sala ele desmonta um relógio para mostrar as partes que o compõe .
o convidado explica às crianças como é o funcionamento do relógio de ponteiro e do relógio digital.
O professor ajuda as crianças a fazer comparações e d entre os dois o relógio digital e o relogio de ponteiro.
Relógio digital, aparece dois números separados por dois pontos. Por exemplo: 12:32. Os números que estão a esquerda indicam as horas e a direita os minutos.
Relógio de ponteiro tem um mostrador que em geral é dividido em 12 partes iguais, numeradas com algarismo arábicos ou romanos. Possui também duas flexas, chamadas ponteiros, fixadas no centro do mostrador e que giram para a direita. O ponteiro maior marca os minutos e o menor as horas. |
10 horas e 25 minutos |
11 horas e 25 minutos |
Relógio de ponteiro .
http://www.nazarefm.com/nfm/images/stories/noticiasimg/relogio1.jpg
Atividade 3 - Analisar a sucessão e a simultaneidade das atividades no tempo.
1º momento - O professor e os alunos analisam a tabela e apontam as atividades que ocorreram em tempo simultâneo e na sucessão do tempo. Em seguida fazem um estudo sobre o significado das palavras sucessão e simultâneo.
Observar se as crianças entenderam que o relógio é um intrumento de medida de tempo, que marca a hora e os minutos; se desenvolveram a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!