03/12/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreeder que todos são capazes e aprender a respeitar os limites de cada um, inclusive os nossos.
Nenhum conhecimento prévio necessário.
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Inclusão é algo a mais do que inserir. Inclusão é a participação integrada, não podemos pensar em inclusão sem antes pensarmos na integração total dos indivíduos.
As escolas são construídas para promover educação para todos. Todas as crianças têm direito a uma educação de qualidade onde todas as suas necessidades individuais sejam atendidas e aonde possam desenvolver-se em um ambiente que estimule seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
PROBLEMATIZAÇÃO
UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/uploaded_images/viva-704144.jpg acessada em25/09/2009.
O que devemos fazer para incluir verdadeiramente?
Vamos perguntar a nossos alunos se sabem o que significa a palavra inclusão?
INSTRUMENTALIZAÇÃO
ROTEIRO DE DISCUSSÃO
- O que é inclusão?
- Como e por que incluir?
- Onde estrá o limite de cada um?
O esporte, o lazer e a educação é um direito de todos.
Para mostrarmos aos nossos alunos o que é inclusão vamos usar como exemplo os jogos paraolímpicos, só assim teremos oportunidade de observar como correm, jogam e nadam.
Nos Jogos Paraolímpicos encontramos a verdadeira inclusão - todos superando limites!
O esporte faz com que todas as pessoas sejam admiradas e deixem de merecer apenas a nossa piedade.
Apresente aos alunos as imagens a seguir:
STATIC.HSW.COM.BR Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/jogos-paraolimpicos-5.jpg acessada em 20/10/2009.
JOGOS PARAOLÍMPICOS 2008. Disponível em: http://ww w.china2008.inf.br/wp- conten t/gallery/trei name nto/voleisentado-mauri ciopinheiro-5786.jpg acessada em: 20/10/2009.
LH4.GGPHT.COM Disponível em: http://lh4.ggpht.com/geraldodorta/SMRvGoYJhUI/AAAAAAAAAlg/O8X7WkqEO6o/image_thumb1.png?imgmax=800 acessada em 20/10/2009.
UOL.COM.BR Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/08261144.jpg acessada em 20/10/2009.
- Como podemos medir a capacidade das pessoas?
- Será que apenas as pessoas das imagens acima apresentam algum tipo de limitação em realizar certas atividades?
- O que venha ser limitação?
Todos nós independente de nossas capacidades apresentamos certas limitações, pois todos temos um limite máximo em realizar certas atividades, o que existe de diferente entre as pessoas é a capacidade de realizar o que desej a e a força de vontade consegue superar qualquer limite imposto a nós.
ATIVIDADE
1. Vamos levar nossos alunos ao laboratório de informática para que em grupo de 5 alunos realizem pesquisa sobre a história dos jogos olímpicos e as modalidades que fazem parte dos Jogos.
2. Pedir para que os alunos realizem registro no caderno sobre a divisão das modalidades, quem pode praticar as modalidades.
2. Vamos realizar uma atividade recreativa, o professor deverá ter em mãos uma bola com guizo, vendar os olhos dos alunos que irão participar de uma partida de futebol, primeiramente com ajuda de um guia depois sozinhos, sempre tomando cuidado para não haver colisões.
3. Em seguida realizar um debate sobre a atividade proposta, cada um deverá expor qual a sensação de jogar com os olhos vendados.
CATARSE
Somos todos iguais e na verdade as diferenças estão no modo como cada um consegue realizar suas atividades diárias, na prática de esportes todos apresentamos certas limitações mas nada nos impede de praticar esportes como uma forma de melhorar nossa aptidão física.
PRÁTICA SOCIAL FINAL
BARCO COOPERATIVO
1. Para desempenhar estes papéis, o professor pede que os grupos escolham quem será 1, 2, 3, 4 e 5, entregando as vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços de quem for escolhido como número 5.
2. Quando os grupos estiverem prontos, o professor iniciará a contagem do tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção, permanec endo em silêncio até que o tempo acabe.
3. Todas as dúvidas que surgirem devem ser esclarecidas pelo próprio grupo e poderão ser retomadas posteriormente em discussão com o grande grupo.
4. Após o jogo, cada grupo deverá apontar quais foram as dificuldades encontradas, o desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.
DICA: Inicialmente, podemos fazer a atividade sem que ninguém represente os papéis propostos com as necessidades especiais apresentadas. Depois de se familiarizar com atividade, num segundo momento, daí sim seria interessante distribuir os papéis que cada um deverá desempenhar. (Ana Paula Perón. Revista dos Jogos Cooperativos, ed.3/2003, p.21).
Nome | Tipo |
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Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] | Vídeo |
WIKIPÉDIA.ORG http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2008 acessado em: 20/10/2009.
UOL.COM.BR http://esporte.hsw.uol.com.br/jogos-paraolimpicos.htm acessado em: 20/10/2009.
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