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Jogos Paraolímpicos: A Verdadeira Inclusão

 

03/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
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TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreeder que todos são capazes e aprender a respeitar os limites de cada um, inclusive os nossos.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio necessário.

Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Inclusão é algo a mais do que inserir. Inclusão é a participação integrada, não podemos pensar em inclusão sem antes pensarmos na integração total dos indivíduos.

As escolas são construídas para promover educação para todos. Todas as crianças têm direito a uma educação de qualidade onde todas as suas necessidades individuais sejam atendidas e aonde possam desenvolver-se em um ambiente que estimule seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

PROBLEMATIZAÇÃO

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UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/tramse/tridi/uploaded_images/viva-704144.jpg acessada em25/09/2009.

O que devemos fazer para incluir verdadeiramente?

Vamos perguntar a nossos alunos se sabem o que significa a palavra inclusão?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

- O que é inclusão?

- Como e por que incluir?

- Onde estrá o limite de cada um?

O esporte, o lazer e a educação é um direito de todos.

Para mostrarmos aos nossos alunos o que é inclusão vamos usar como exemplo os jogos paraolímpicos, só assim teremos oportunidade de observar como correm,  jogam e nadam.

Nos Jogos Paraolímpicos encontramos a verdadeira inclusão - todos superando limites!

O esporte faz com que todas as pessoas sejam admiradas e deixem de merecer apenas a nossa piedade.

Apresente aos alunos as imagens a seguir:

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STATIC.HSW.COM.BR Disponível em: http://static.hsw.com.br/gif/jogos-paraolimpicos-5.jpg acessada em 20/10/2009.

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JOGOS PARAOLÍMPICOS 2008. Disponível em: http://ww w.china2008.inf.br/wp- conten t/gallery/trei name nto/voleisentado-mauri ciopinheiro-5786.jpg acessada em: 20/10/2009.

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LH4.GGPHT.COM Disponível em: http://lh4.ggpht.com/geraldodorta/SMRvGoYJhUI/AAAAAAAAAlg/O8X7WkqEO6o/image_thumb1.png?imgmax=800 acessada em 20/10/2009.

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UOL.COM.BR Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/esporte/images/08261144.jpg acessada em 20/10/2009.

- Como podemos medir a capacidade das pessoas?

- Será que apenas as pessoas das imagens acima apresentam algum tipo de limitação em realizar certas atividades?

- O que venha ser limitação?

Todos nós independente de nossas capacidades apresentamos certas limitações, pois todos  temos um limite máximo em realizar certas atividades, o que existe de diferente entre as pessoas é a capacidade de realizar  o que desej a e a força de vontade consegue superar qualquer limite imposto a nós.

ATIVIDADE

1. Vamos levar nossos alunos ao  laboratório de informática para que em grupo de 5 alunos realizem pesquisa sobre a história dos jogos olímpicos e as  modalidades que fazem parte dos Jogos.

2. Pedir para que os alunos realizem registro no caderno sobre a divisão das modalidades, quem pode praticar as modalidades.

2. Vamos realizar uma atividade recreativa, o professor deverá ter em mãos uma bola com guizo, vendar os olhos dos alunos que irão participar de uma partida de futebol, primeiramente com ajuda de um guia depois sozinhos, sempre tomando cuidado para não haver colisões.

3. Em seguida realizar um debate sobre a atividade proposta, cada um deverá expor qual a sensação de jogar com os olhos vendados.

CATARSE

Somos todos iguais e na verdade as diferenças estão no modo como cada um consegue realizar suas atividades diárias, na prática de esportes todos apresentamos certas limitações mas nada nos impede de praticar esportes como uma forma de melhorar nossa aptidão física.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

BARCO COOPERATIVO

  • Para realizar esta atividade iremos precisar de canetas coloridas, papéis, vendas e algo para imobilizar os membros superiores dos alunos.
  • Inicialmente divida sua turma em grupos de 5 alunos, que deverão posicionar-se sentados no chão. Caso alguém fique sem grupo deverá auxiliar o professor.
  • A tarefa é simples: desenhar um barco num tempo de 5 minutos.
  • Cada aluno fará uma ação de cada vez, passando em seguida o desenho para outro colega e assim por diante.
    • Regras 1: Cada um, na sua vez, poderá fazer apenas um traço no papel, até que o desenho esteja concluído ou o tempo tenha acabado. Simples, não é?
    • Regras 2: Além de poder fazer um traço por vez, os participantes também deverão ter as seguintes características individuais:
      • o aluno 1 é cego e só tem o braço direito;
      • o aluno 2 é cego e só tem o braço esquerdo;
      • o aluno 3 é cego e surdo;
      • o aluno 4 é cego e mudo
      • o participante 5 não tem braços.
  • Atenção!

    1. Para desempenhar estes papéis, o professor pede que os grupos escolham quem será 1, 2, 3, 4 e 5, entregando as vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços de quem for escolhido como número 5.

    2. Quando os grupos estiverem prontos, o professor iniciará a contagem do tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção, permanec endo em silêncio até que o tempo acabe.

    3. Todas as dúvidas que surgirem devem ser esclarecidas pelo próprio grupo e poderão ser retomadas posteriormente em discussão com o grande grupo.

    4. Após o jogo, cada grupo deverá apontar quais foram as dificuldades encontradas, o desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

    DICA: Inicialmente, podemos fazer a atividade sem que ninguém represente os papéis propostos com as necessidades especiais apresentadas. Depois de se familiarizar com atividade, num segundo momento, daí sim seria interessante distribuir os papéis que cada um deverá desempenhar. (Ana Paula Perón. Revista dos Jogos Cooperativos, ed.3/2003, p.21).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte como fator de inclusão [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
- No desenvolver das atividades práticas, através do desenpenho individual e coletico, atrvés de debate realizado com alunos após a realização das atividades.
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