Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e especificidades musculares. Poderá conhecer algumas medidas como o IMC, o VO2 máximo como medidas importantes para a área da saúde. Experimentando algumas brincadeiras de diferentes tipos (mais ou menos vigorosas) poderão perceber o quanto os seus corpos trabalham e como se sentem cansados com elas e o que isso significa no organismo, como alguns de seus benefícios.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Para a realização desta aula, espera-se ocupar espaços onde os alunos poderão brincar de pega-pega e pique-alturinha. Pode ser no pátio da escola, nas quadras ou no parquinho ou ainda, em todos os espaços simultaneamente, dependendo do tipo de atividade que se queira (mais ou menos vigorosa).

Materiais. Não há nenhum em especial.

Atividade 1. Conhecendo o que é o sedentarismo, suas causas e prevenções (30min. aprox.)

Em roda, o professor irá questionar o que os alunos sabem sobre este tema e com a ajuda deles, sugere-se formar um conceito do que seja o sedentarismo, citando e explicando algumas medidas importantes para a área da saúde e como utilizá-las, como o IMC (Índice de Massa Corporal) ou o VO2 máximo e para que eles servem. Assim,  podemos elencar algumas doenças a ele associadas. De posse dessas informações, poderemos pensar em como se proteger dos males associados ao sedentarismo, propondo algumas brincadeiras que trabalhem a condição aeróbica (coração) e anaeróbica (força e flexibilidade), para que eles sintam esta experiência e saibam diferenciá-las.

Atividade 2. Pega-pega (30min. aprox.)

A fim de experimentar os efeitos da atividade física de diferentes intensidades, propõe brincar de pega-pega delimitando diferentes espaços na escola. Primeiro, a quadra inteira, depois metade da quadra e assim por diante. Antes de mudar a dimensão espacial da brincadeira, os alunos serão incentivados a dizer se estão pouco ou muito cansados.

Atividade 3. Pique-alturinha (30min. aprox.)

Para esta brincadeira, os alunos serão incentivados à brincar de pega-pega, com a variação de, o pique ser um lugar fora da superfície padrão, ou seja, de altura diferente à maior parte do piso onde eles se encontram. Pode ser nos degraus da arquibancada, pendurado na trave, pendurado nos brinquedos do parquinho, abraço na árvore (sem os pés no chão) ou qualquer outro lugar onde os pés estejam acima do nível dos demais. Assim, eles poderão perceber que esta brincadeira requer bastante força nos braços ou nas pernas e o professor deverá problematizar isso: por que o aluno cansa, por que o músculo treme e o que esta atividade, quando orientada, pode representar um benefício para a musculatura e para os ossos, principalmente dos idosos.

Recursos Complementares

Não há.

Avaliação

O professor deverá retomar os conceitos trabalhados na aula, sua importância, sua utilidade: sedentarismo, IMC, VO2 máximo, atividade aeróbica, atividade anaeróbica. Saber dos alunos como eles se sentiram, se pouco ou muito cansados e em qual situação de brincadeira. O que aconteceu com o seu corpo em cada situação.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.