Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforçar como deve ser um menino e como deve ser uma menina, de forma bastante dura a cada um deles. Desconstruir isso junto aos alunos e dar exemplos: dizer que menino também chora, menino também brinca de casinha, menina também joga bola e não há nenhum mal nisso. Dizer que há, apenas, após os 12 anos de idade, um aumento desigual nos hormônios masculinos e femininos que todos nós temos e que por isso, os meninos crescem mais e criam barba e nas meninas, desenvolvem-se as mamas e há a menarca. Explicitar como se dão esses diferentes momentos para meninos e meninas e o que isso pode representar na prática esportiva no que se refere ao rendimento, mas não à sua prática. Dar exemplos de filmes sobre a questão e incentivá-los a assistir, como Billy Elliot, Menina de Ouro ou Cartão Vermelho.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Espaços. Sala com vídeo (DVD) ou computador para exibição de vídeo. Quadras esportivas ou pátio para prática de algumas modalidades.

Materiais. Trechos de vídeos (capturados da TV ou pelo youtube) de partidas de futebol feminino e masculino e de dançarinos e dançarinas de balé; aparelho de som, cd’s diversos e bola de futebol.

Atividade 1. Os meninos e meninas do futebol e da dança (30min. aprox.)

Pede-se que o professor exiba trechos de partidas de futebol masculino e feminino, assim como de dançarinos e dançarinas de balé. E a seguir, peça aos alunos para traçarem algumas diferenças no que se refere ao corpo dos/das atletas e artistas. Conversar com eles que os homens desenvolvem mais força em função dos hormônios masculinos, que a mulher também possui, mas em menor grau, e que seu corpo possui mais hormônio feminino, dando um aspecto mais arredondado no corpo e que os homens também têm, mas em menor grau. Dizer que meninos e meninas podem e devem praticar estas e outras modalidades, pois isso fortalece o esporte e a dança no cenário mundial, aumentando a participação de meninos e meninas nos grandes eventos artísticos e esportivos.

Atividade 2.  Futebol de corrente (30min. aprox.)

A fim de aumentar a participação e a cooperação entre os alunos, o professor poderá realizar um futebol de corrente, de modo que, em duplas mistas, meninos e meninas possam experimentar o futebol de forma cooperativa. De mãos dadas, a dupla mista poderá revezar passes e chutes, de forma que cada um deles respeite o ritmo e a vez do outro no toque com a bola. Incentivá-los a jogarem juntos mais vezes, em duplas de meninos, duplas de meninas e duplas mistas.

Atividade 3. Dança do espelho com coelhinho sai da toca? (30min. aprox.)

O professor irá propor a dança do espelho, que consiste em imitar toda a coreografia do colega à frente, em duplas mistas, seguida de duplas de meninos e duplas de meninas, experimentando movimentos e gestos como se fosse o espelho do colega, sem se tocar. O desafio proposto é de inventar, criar as coreografias mais diferentes para cada música, experimentando estilos e ritmos diferentes. Os alunos irão escolher até dez músicas que queiram dançar, entre ritmos e estilos diferentes e, todos deverão, simultaneamente, fazer a dança do espelho. Ao toque (palmas) da professora, os alunos deverão compor novas duplas, rapidamente, onde um aluno sempre estará sem dupla e à procura de uma dupla. Dessa forma, um aluno ou aluna sempre ficará sem par e a brincadeira, em desafio, servirá para de incentivo às trocas para a dança do espelho.

Recursos Complementares

Não há.

Avaliação

O professor irá retomar as questões trabalhadas na aula, sobre os esportes e danças praticadas por meninos e meninas, dizendo aos alunos que todos podem e devem praticar, pois são modalidades que constituem nosso patrimônio cultural e que é de direito que eles conheçam e pratiquem, sem distinção de gênero, classe ou religião. Saber dos alunos quais foram as dificuldades encontradas e o que eles podem sugerir para melhorar na próxima aula. Dizer que o futebol que meninos e meninas jogam é o mesmo, assim como a dança e outras modalidades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mara, Unesp/Univest , São Paulo - disse:
    mara1301@hotmail.com

    07/10/2011

    Quatro estrelas

    Ótima visão e desmistificação do preconceito do que é coisa de homem e de mulher. Como professores fazemos a diferença quando oportunizamos aos nossos alunos questionar e refletir situações de seu dia a dia. Parabéns, força e renovo a cada manhã.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.