02/06/2010
Amanda Fonseca Soares
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Fazer os alunos compreenderem sobre a construção cultural dos gêneros, das diferentes formas de ser homem e ser mulher, dos seus hábitos, comportamentos de diferentes culturas no espaço e no tempo, incluindo exemplos de modalidades esportivas.
Não há.
Espaços. Sala de vídeo ou laboratório de informática para exibição de imagens e vídeos de diversas modalidades esportivas praticadas por homens e mulheres de diferentes culturas no mundo. Quadra poliesportiva ou pátio escolar para vivenciar algumas modalidades e jogos.
Materiais. Imagens e vídeos de homens e mulheres praticando diversas modalidades em países diferentes. Câmera fotográfica digital para produção de pequenos vídeos e/ou imagens dos alunos e alunas praticando estas mesmas modalidades de acordo com o seu contexto.
Atividade 1. Quantos esportes e jogos de meninas e meninos conhecemos? (30min. aprox.)
Enumerar com a ajuda dos alunos, todos os esportes e jogos que eles conhecem que são destinados aos meninos e meninas. Questionar por que tais modalidades são de meninos e meninas. Mostrar a eles (por meio de imagens e vídeos de jogos e esportes de outros países) que estes mesmos esportes e/ou outras modalidades esportivas e de jogos são vivenciadas de diferentes maneiras em outros países, fazendo-os entender que é uma construção. E como toda construção, nada impede que todos nós sejamos produtores de novas formas de brincar e de jogar, deixando tudo mais divertido.
Algumas imagens interessantes:
http://3.bp.blogspot.com/_1ChbbyizByw/SwAi2WK7LjI/AAAAAAAAAP0/Cuikdx_cn-w/s400/burca.jpg
http://veja.abril.com.br/imagem/dia-burca-no-mar-afp-interna.jpg
http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,17546725-EX,00.jpg
http://www.agentes3.blogger.com.br/burka_nike_01.jpg
http://www.arteref.com.br/artref/app/webroot/img/noticia/foto/thumb.bestfit.ballet_jpg.jpg
http://i.olhares.com/data/big/73/730051.jpg
http://blogdorazec.files.wordpress.com/2009/12/marta1.jpg
http://ima.dada.net/image/1010122.jpg
http://i.olhares.com/data/big/72/726079.jpg
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/imagens/ronkra.jpg
http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/images/29vanderley.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_om-_80cy4Qs/Sbf1ASU8YZI/AAAAAAAAADY/Q0P1XpeJCgw/s320/300_46350.jpg
Atividade 2. Brincando de troca-troca (30min. aprox.)
A partir da enumeração de esportes e jogos feita pelos alunos e pelo professor, propor um troca-troca geral. As meninas vão brincar de brincadeiras e esportes “de meninos” e os meninos vão brincar e jogar as modalidades “de meninas”. Mostrar a eles que nós também podemos contribuir para a diversidade e iremos fazê-lo contando essa história por meio de fotografias e vídeos. Os alunos, em duplas, serão incentivados a fotografar e/ou filmar as brincadeiras de troca-troca para, a seguir, visualizarmos esta experiência e conversamos sobre ela.
Atividade 3. Eu brinco, eles brincam, nós brincamos (30min. aprox.)
De posse do material registrado pelos alunos, podemos visualizá-lo no computador e escolher aquelas mais bonitas para fazer um mural bem legal na escola, sobre a diversidade cultural das práticas e modalidades esportivas e de jogos, colocando lado a lado, e definindo o contexto sócio-histórico, destas diferentes experiências.
Não há.
Mostrar aos alunos que podemos desconstruir na escola e mostrar às pessoas que podemos brincar de todos os jogos e esportes, sem distinção e que o preconceito não tem fundamento. Evidenciar que as diferenças culturais ou físicas não podem representar desigualdades no acesso e práticas destas modalidades. Todos temos direito de brincar e jogar, da maneira como somos. Perguntar a eles se já tinham visto algumas das imagens exibidas nas atividades e o que eles pensam a respeito. Explicar aos alunos que cada país tem sua cultura expressa nos modos de vestir, hábitos alimentares, práticas esportivas e jogos. Perguntar a eles se conhecem outros nomes para as mesmas brincadeiras e contextualizar isso. Perguntar o que eles aprenderam, o que foi legal e o que eles não gostaram e por quê. Afirmar a importância deste trabalho e elogiar o trabalho feito por eles.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!