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A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIRANDA.

 

18/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • História e a origem da Ciranda;
  • Cantar músicas da Ciranda;
  • Dançar essa dança típica da ilha de Marajó;
  • Analisar criticamente essa manifestação cultural;
  • Elaborar coreografias e figurinos para a Ciranda;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Vivenciar a Ciranda para as outras turmas da escola.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "folclore";
  • Noção do conceito de "dança".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (uma vez que a dança sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, consideramos importante oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre a Ciranda.

1º Momento: Para dar início ao estudo, as crianças assistirão ao seguinte vídeo:  

http://www.youtube.com/watch?v=7hrB9bU5E2o&feature=related  

2º Momento: Depois disso, o/a professor/a lançará perguntas às crianças sobre o vídeo que acabaram de ver:

  • Do que trata o vídeo?
  • O que as pessoas estão fazendo?
  • Onde elas se encontram?
  • Qual é o tipo de música que estão tocando?
  • Qual o instumento musical que estão utilizando?
  • Como eles estão vestidos?
  • Como eles estão dançando?
  • Qual o nome desta dança?
  • Qual sua origem?
  • Alguém aqui já dançou uma ciranda?

3º Momento: O/a professor/a deverá propor uma releitura do quadro "Ciranda de roda" da artista plástica Aracy, utilizando a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, a qual articula a contextualização, o fazer artístico e apreciação.

  1. APRECIAR - Primeiramente o/a professor mostrará o quadro solicitando que as crianças observem as proporções do desenho, tamanho das pessoas em relação as casas, os objetos que estão mais próximos e os mais distantes, as cores, as formas,  e as posições das pessoas em relação a paisagem.
  2.  CONTEXTUALIZAR - Depois, o/a professor deverá contextualizar o quadro, fazendo uma pesquisa juntamente com as crianças sobre a arte "Naif no Brasil", que de acordo com pesquisa no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_na%C3%AFf  a Arte naif  ou arte primitiva moderna é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem preparação académica na arte que executam (o que não implica que a qualidade das suas obras seja inferior). Caracteriza-se, em termos gerais, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área. (Veja também art brut, género artístico que tem algumas semelhanças.) O termo naïf presume a existência (por contraste) de uma forma académica de proceder nas artes - uma forma "educada" na criação artística, que os artistas desta corrente não seguirão. Na prática, com tudo, também existem "escolas" de artistas naïf. Ao longo do tempo, o estilo foi sendo cada vez mais aceito e valorizado. As principais características da arte naïf (por exemplo, na pintura) são a forma desajeitada como se relacionam determinadas qualidades formais; dificuldades no desenho e no uso da perspectiva que resultam numa beleza desequilibrada mas, por vezes, bastante sugestiva; uso frequente de padrões, uso de cores primárias, sem grandes nuances; simplicidade no lugar da subtileza, etc. Por se referir à uma tendência estética e não particularmente a uma corrente de pensamento é recorrente a errônea classificação "naif" de artistas na realidade conscientes de sua produção formal que optam por uma figuração sem compromisso fotográfico com a realidade (como exemplo o pintor Henri Rousseau, exímio colorista, considerado diversas vezes um "ingênuo"). Tornou-se um estilo tão popular e reconhecível que já existem obras que podemos classificar como pseudo-naive. Todo material trazido pelas crianças deverão ser lidos no momento da roda inicial e exposto no mural.
  3. O FAZER ARTÍSTICO - O/a professor/a deverá propor a técnica de recorte e colagem, para tanto deverá disponibilizar o material: tesouras, cartolinas coloridas ou revistas, papel peso 40 A4, coleção de hidrocor, tinta guache, pincel e cola branca. O trabalho pode ser realizado em pequenos grupos, primeiramente, as crianças deverão pintar o fundo da tela, as cores deverão ficar a critério de cada grupo. Assim que a tela secar, as crianças poderão recortar elementos da paisagem, como casas, árvores, montanhas. Depois, desenharão numa folha os personagens que irão representar a cena no quadro, por fim deverão efetuar a colagem desses elementos, observando os espaços. O/a professor/a deverá ficar circulando pela sala, mediando o trabalho das crianças, orientado-os sobre proporção das janelas, portas e árvores, sobre o cuidado com o manuseio da tesoura, da tinta e cola, respeitando os colegas e suas produções. Ao final, as crianças deverão assinar a obra para expor na escola.

                      Tela representando a Ciranda

http://pernambucobeat.files.wordpress.com/2009/03/ciranda.jpg  

Atividade 2 - Apreciando uma Ciranda

 1º Momento: O/a professor/a deverá combinar com os alunos para assistirem uma apresentação de uma banda que toca músicas de cirandas, para tanto o professor deverá antecipadamente entrar em contato com os músicos, agendando um horário, bem como o transporte. No dia da apreciação, as crianças poderão realizar uma entrevista com os integrantes da banda acerca dos instrumentos (bumbo, tarol, ganzá, maracá), bem como dançar a ciranda.

Sugestão: Caso a escola não tenha acesso aos músicos, o/a professor/a deverá providenciar CD's com músicas de cirandas.

2º Momento: O/a professor/a convidará a turma para realizarem uma apresentação de ciranda, que contará com a participação dos pais, para tanto, terão que escolher uma música, discutirem sobre o figurino bem como os passos a serem utilizados. Para que as crianças escolham uma música,  o/a professor/a deverá apresentar um CD com algumas músicas para que as crianças votem. Cada aluno deverá votar na música que mais lhe agradou, e o/a professor/a deverá registrar o voto no quadro, informando a importância do respeito aos desejos do grupo, uma vez que nem todos terão seus desejos atendidos.

Obs.: É interessante que o/a professor/a consiga com a banda um CD com a gravação da música escolhida, porém caso isso não seja possível,  o/a professor/a deverá utilizar um CD que contenha pelo menos três cirandas para poder realizar tal atividade.

Atividade 3 - Produzindo uma apresentação de Ciranda.

1º Momento: Uma vez escolhida a música, a turma deverá decidir o figurino. Para isso, o/a professor/a deverá apresentar um casal de bonecos confeccionados em cartolina, e propor que cada criança desenhe uma roupa para eles, pensando no figurino da "Ciranda". Durante a produção, o/a professor/a deverá instigar as crianças a criarem um figurinho próprio para dança: Será que a menina pode usar calça comprida? E os meninos podem usar short? O vestido da menina pode ser justo? As roupas vão ser estampadas? E a camisa do menino pode ser estampada? . Quando as crianças terminarem os desenhos, o/a professor deverá propor uma votação para decidirem qual a roupa mais apropriada para dança, lembrando que eles poderão utilizar várias ideias (a camisa poderá ser de uma criança e a calça de outra, assim como na roupa da menina, a blusa com babados de uma criança e a saia rodada de outra). Depois da votação, o grupo deverá decidir sobre as cores de cada peça, e finalmente vestirão o casal de bonecos com o figurino apropriado para a ciranda.

Sugestão: O casal poderá ficar fixado no mural da sala, assim os pais saberão qual o figurino da ciranda.

2º Momento: Uma vez escolhida a música e o figurino, as crianças deverão propor os passos da dança. Como a ciranda é muito fácil de dançar, os passos devem ser discutidos e elaborados por elas, o/a professor/a deverá respeitar estas sugestões,  bem como possibilitar os diálogos, lembrando do respeito os acordos estipulados no grupo, ao ritmo corporal de cada criança, assim como a colaboração, o companheirismo e a amizade.

3º Momento: Por último, poderá ser montado um cenário praieiro para a apresentação. A própria sala, ou um salão mais amplo poderá ganhar ares de praia, por meio de trabalho artístico do/a professor/a com os alunos, recriando coqueiros, redes de pesca, o mar, animais marinhos, ou até mesmo pedir que as crianças tragam de casa conchas marinhas, ou deixar que elas sugiram outros cenários.

Atividade 4 - Dançando a Ciranda.

1º Momento: Antes da apresentação da turma para os pais, o/a professor/a fará uma pequena e clara explicação sobre o estudo realizado, colocando sobretudo a importância cultural das danças folclóricas.

           Pessoas dançando ciranda na praia

http://ideiafix.files.wordpress.com/2009/07/ciranda.jpg 

                       

2º Momento:  As crianças dançarão a ciranda convidando os pais a participarem. É importante que a apresentação  não se prolongue, para que as crianças não se sintam cansadas. Dançar é, antes de tudo, um ato de prazer e alegria.

3º Momento: Depois, o/a  professor/a proporá uma avaliação oral do estudo, na qual os alunos poderão colocar os pontos positivos e negativos do estudo realizado.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe;
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas;
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre a Ciranda;
  • Por sua expressão corporal.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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