18/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (uma vez que a dança sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, consideramos importante oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre a Ciranda.
1º Momento: Para dar início ao estudo, as crianças assistirão ao seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=7hrB9bU5E2o&feature=related
2º Momento: Depois disso, o/a professor/a lançará perguntas às crianças sobre o vídeo que acabaram de ver:
3º Momento: O/a professor/a deverá propor uma releitura do quadro "Ciranda de roda" da artista plástica Aracy, utilizando a Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa, a qual articula a contextualização, o fazer artístico e apreciação.
Tela representando a Ciranda
http://pernambucobeat.files.wordpress.com/2009/03/ciranda.jpg
Atividade 2 - Apreciando uma Ciranda
1º Momento: O/a professor/a deverá combinar com os alunos para assistirem uma apresentação de uma banda que toca músicas de cirandas, para tanto o professor deverá antecipadamente entrar em contato com os músicos, agendando um horário, bem como o transporte. No dia da apreciação, as crianças poderão realizar uma entrevista com os integrantes da banda acerca dos instrumentos (bumbo, tarol, ganzá, maracá), bem como dançar a ciranda.
Sugestão: Caso a escola não tenha acesso aos músicos, o/a professor/a deverá providenciar CD's com músicas de cirandas.
2º Momento: O/a professor/a convidará a turma para realizarem uma apresentação de ciranda, que contará com a participação dos pais, para tanto, terão que escolher uma música, discutirem sobre o figurino bem como os passos a serem utilizados. Para que as crianças escolham uma música, o/a professor/a deverá apresentar um CD com algumas músicas para que as crianças votem. Cada aluno deverá votar na música que mais lhe agradou, e o/a professor/a deverá registrar o voto no quadro, informando a importância do respeito aos desejos do grupo, uma vez que nem todos terão seus desejos atendidos.
Obs.: É interessante que o/a professor/a consiga com a banda um CD com a gravação da música escolhida, porém caso isso não seja possível, o/a professor/a deverá utilizar um CD que contenha pelo menos três cirandas para poder realizar tal atividade.
Atividade 3 - Produzindo uma apresentação de Ciranda.
1º Momento: Uma vez escolhida a música, a turma deverá decidir o figurino. Para isso, o/a professor/a deverá apresentar um casal de bonecos confeccionados em cartolina, e propor que cada criança desenhe uma roupa para eles, pensando no figurino da "Ciranda". Durante a produção, o/a professor/a deverá instigar as crianças a criarem um figurinho próprio para dança: Será que a menina pode usar calça comprida? E os meninos podem usar short? O vestido da menina pode ser justo? As roupas vão ser estampadas? E a camisa do menino pode ser estampada? . Quando as crianças terminarem os desenhos, o/a professor deverá propor uma votação para decidirem qual a roupa mais apropriada para dança, lembrando que eles poderão utilizar várias ideias (a camisa poderá ser de uma criança e a calça de outra, assim como na roupa da menina, a blusa com babados de uma criança e a saia rodada de outra). Depois da votação, o grupo deverá decidir sobre as cores de cada peça, e finalmente vestirão o casal de bonecos com o figurino apropriado para a ciranda.
Sugestão: O casal poderá ficar fixado no mural da sala, assim os pais saberão qual o figurino da ciranda.
2º Momento: Uma vez escolhida a música e o figurino, as crianças deverão propor os passos da dança. Como a ciranda é muito fácil de dançar, os passos devem ser discutidos e elaborados por elas, o/a professor/a deverá respeitar estas sugestões, bem como possibilitar os diálogos, lembrando do respeito os acordos estipulados no grupo, ao ritmo corporal de cada criança, assim como a colaboração, o companheirismo e a amizade.
3º Momento: Por último, poderá ser montado um cenário praieiro para a apresentação. A própria sala, ou um salão mais amplo poderá ganhar ares de praia, por meio de trabalho artístico do/a professor/a com os alunos, recriando coqueiros, redes de pesca, o mar, animais marinhos, ou até mesmo pedir que as crianças tragam de casa conchas marinhas, ou deixar que elas sugiram outros cenários.
Atividade 4 - Dançando a Ciranda.
1º Momento: Antes da apresentação da turma para os pais, o/a professor/a fará uma pequena e clara explicação sobre o estudo realizado, colocando sobretudo a importância cultural das danças folclóricas.
Pessoas dançando ciranda na praia
http://ideiafix.files.wordpress.com/2009/07/ciranda.jpg
2º Momento: As crianças dançarão a ciranda convidando os pais a participarem. É importante que a apresentação não se prolongue, para que as crianças não se sintam cansadas. Dançar é, antes de tudo, um ato de prazer e alegria.
3º Momento: Depois, o/a professor/a proporá uma avaliação oral do estudo, na qual os alunos poderão colocar os pontos positivos e negativos do estudo realizado.
Sites para pesqisar:
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 4 calificaciones
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30/07/2013
Cinco estrelasADOREI! mUITO INTERESSANTE.
18/10/2012
Cinco estrelastirei muito proveito das aulas,e ganhei conhecimentos parabéns a educação precisa de pessoas assim.
22/07/2012
Cinco estrelasexcelente aula., obrigado.
10/06/2012
Três estrelasboa