Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA E ORIGEM DO BOI CALEMBA.

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a:

  • História e origem do Boi Calemba;
  • Identificar a dança do Boi Calemba entre outras danças folclóricas;
  • Cantar as músicas do Boi;
  • Apreciar a dança que ocorre no nordeste brasileiro;
  • Analisar criticamente esta manifestação cultural;
  • Elaborar coreografia e figurino do Boi;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Vivenciar o Boi Calemba para as demais danças da escola.
Duração das atividades
Seis aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "folclore";
  • Noção do conceito de "dança".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (uma vez que a dança permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, consideramos importante oportunizar às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o Boi Calemba.

1º Momento: O/a professor/a, dando início ao estudo, comunicará às crianças que irão assistir a um vídeo sobre uma dança do nordeste, por isso elas precisam prestar atenção a todos os detalhes do que irão apreciar.

http://www.youtube.com/watch?v=vRl8syUc9OI 

2º Momento: Após a exibição do vídeo, o/a professor/a fará questionamentos sobre o que acabaram de assistir:

  • Quem já tinha visto esta dança?  
  • Qual é o nome dessa dança?
  • Aparece algum animal nessa dança?
  •  Que animal é este?
  • É um animal de verdade, ou uma representação dele?
  • Como é a música?
  • Quem está cantando?
  • Quais os instrumentos musicais que utilizaram para tocar está música?

Obs.: Todas as falas devem ser registradas e colocadas no mural da sala, de preferência em letra de forma maiúscula.

Atividade 2 - Releitura de tela sobre o Boi Calemba

1º Momento - Apreciação: O/a professor/a apresentará para as crianças uma tela que retrate a dança do boi calemba e solicitará que elas observem e falem sobre o que apreciaram, o professor poderá indagar:

  •  O que vocês estão vendo?
  •  Onde será que eles estão?
  •  Quem são estas pessoas?
  •  O que elas estão fazendo?
  •  Quais as cores mais utilizadas pelo pintor?
  •  Quais as formas geométricas que aparecem na tela?
  •  Quais as figuras que estão mais próximas?
  •  Quais as figuras que estão mais distantes?

http://davincigallery.net/art/images/t15848s.jpg 

2º Momento - Contextualização: O/a professor/a deverá apresentar vida e obra do pintor da obra “Militão dos Santos”, de acordo com o site http://www.militaodossantos.com/biografia/biografia.html   Militão é um exemplo exato da valorização do sentido visual . Aos sete anos de idade contraiu meningite e perdeu 100% da audição. Para minimizar a deficiência, a família o transferiu para o Rio de Janeiro,em 1970, para que se matriculasse no Instituto Nacional de Educação de Surdos . No INES, ele não só aprendeu as linguagens labial e dos símbolos como pôde desenvolver a sua inclinação para a pintura em aulas com o artista plástico Rubens Fortes Bustamante Sá (já falecido), que lhe transmitiu a idéia de composição e cores . Sua participação no mercado iniciou-se no Rio de Janeiro, participando do grupo que expõe na feira de arte da praça General Ozório, em Ipanema, tendo sua produção adquirida semanalmente pelos turistas .    

Em 1982 passou uma temporada entre Uruguai, Argentina e Paraguai, retornando ao Brasil em 1986 .

Em 1990, volta para Recife, onde passa a residir . Pela sua demorada ausência, sentiu o impacto de ser nessa capital um mero desconhecido . Entretanto, sua vontade de vencer no meio artístico leva-o a pintar cada vez mais, aprimorando o seu trabalho, que resulta numa exposição individual que faz por conta própia no lobby do mar hotel " Eu sempre vendi tudo que pintava,por isso me acomodei e só agora irei fazer a minha primeira individual,”argumenta o artista . O fato é que Militão tem um mercado invejável para dar vazão a sua obra . Recentemente, por exemplo, fechou contrato de exclusividade com a joalharia H . Stern, uma das maiores do pais, em quase três anos foram fornecidos mais de 150 quadros.

Hoje, Militão tem seus trabalhos constando nas melhores galerias de arte, assim como adquiridos freqüentemente pelo mercado exterior . Galeria como Gottfried Murbach (Zurique/Suíça) e Arvene At (Miami/EUA), são constantes na aquisição dos seus trabalhos . (Caderno C do Jornal do Comercio) 

Obs.: A história deverá se contada para contextualizar o artista, bem como suas obras.

3º Momento - Fazer artístico: O/a professor/a deverá propor que as crianças façam uma releitura da obra, representando as figuras a partir das suas vivências, utilizando diferentes formas e cores de maneira que criem suas próprias obras.  O/a professor/a proporá uma releitura em tela, para isto se faz necessário prepará-la com os seguintes materiais: tecido de brim cru no formato retangular, pintado com tinta suvenil branca, tinta guache, giz de cera, lápis de cor e pincéis finos e grossos. Inicialmente o/a professor/a deverá solicitar que as crianças pintem a tela com a tinta suvenil, depois com as telas prontas, basta apenas providenciar as tintas para que os alunos comecem a trabalhar. Primeiramente, solicitará pintem o fundo da tela, pensando que cor terá o solo, e qual será a cor do céu. Depois que o fundo da tela estiver seco, as crianças menores poderão desenhar e pintar a tela com hidrocor colorido, giz de cera ou lápis de cor, já as crianças maiores poderão utilizar a tinta guache. 

4º Momento: Depois que as telas estiverem prontas, acontecerá a montagem da exposição. Cada criança fará uma moldura de cartolina para sua tela, escolhendo a cor que quiser. Com as telas devidamente emolduradas, os alunos irão colocar os quadros em local apropriado e visível a todos da escola, estando cada tela devidamente identificada pelo nome do pintor juntamente com o nome dado pelo mesmo a sua obra de arte. Além disso, o nome da exposição deverá ser escolhido democraticamente pela turma.

Atividade 3 - Montando uma apresentação de Boi Calemba..

1º Momento: O/a professor/a contará as crianças que convidou alguns pais para participarem da aula. (a integração da família ao processo de aprendizagem em momentos oportunos é sempre de grande valia) Antecipadamente, os pais receberam convites para participarem de uma reunião a fim de integrarem à apresentação de boi calemba que a turma irá preparar, na qual se dançará e apresentará a história do Boi Calemba. A história é a seguinte:

 Numa fazenda de gado, Pai Francisco mata um boi de estimação de seu senhor para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Mãe Catirina, que quer comer língua. Quando descobre o sumiço do animal, o senhor fica furioso e, após investigar entre seus escravos e índios, descobre o autor do crime e obriga Pai Francisco a trazer o boi de volta.Pajés e curandeiros são convocados para salvar o escravo e, quando o boi ressuscita urrando, todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre.

Na "aula reunião", crianças e pais deverão decidir juntos os rumos da montagem da apresentação. Para isso, o/a professor/a poderá lançar perguntas definidoras:

  • Vocês irão pesquisar algo mais sobre  a história do boi calemba?
  • Como será contada a história? Através de diálogos? Ou narrativa?
  • Todos irão ficar responsáveis por tudo, ou dividirão o trabalho por grupos?
  • Quem conhece alguma banda que possa acompanhar a apresentação/cortejo?
  • Quem tem  algum CD com músicas apropriadas para se dançar o boi calemba?
  • Como ficará a questão dos figurinos? Como serão confeccionados?
  • E o boi? Como será confeccionado, com que material?
  • Quem tem algum conhecimento artístico que possa dar dicas para a confecção das roupas e dos adereços?
  • Quando e como acontecerão os ensaios?

Obs.: Abaixo a descrição das principais personagens do boi calemba.

Amo: representa o papel do dono da fazenda, comanda o grupo com auxílio de um apito e um maracá (maracá do amo) canta as toadas principais;

Pai Chico ou Mateus: empregado da fazenda, ou forasteiro, dependendo do grupo, rouba ou mata o boi para atender o desejo de mãe Catirina. O papel desempenhado por esta personagem varia de grupo para grupo, mas na maioria das vezes desempenha um papel cômico;

Mãe Catirina ou Catirina : Catirina é uma negra, muito desinibida que em alguns bumbas é a mulher de Mateus. Mulher do pai Chico, que grávida deseja comer a língua do boi. Coloca enchimento na barriga para parecer que está gestante;

Boi : é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado. Prende-se à armação uma saia de tecido colorido. A pessoa que fica dentro e conduz o boi é chamado miolo do boi;

Vaqueiros: são também conhecidos por rajados. Nos bois de zabumba são chamados caboclos de fita. Em alguns bois existe o primeiro vaqueiro, a quem o fazendeiro delega a responsabilidade de encontrar pai Chico e o boi sumido, e seus ajudantes que também são chamados vaqueiros;

Índios, índias e caboclos: tem a missão de localizar e prender pai Chico. Na apresentação do boi proporcionam um belo efeito visual, devido à beleza de suas roupas e da coreografia que realizam. Alguns bois, principalmente os grupos de sotaque da ilha, possuem o caboclo real, ou caboclo de pena, que é a mais rica indumentária do boi;

Burrinha : aparece em alguns grupos de bumba -meu-boi, trata-se de um cavalinho ou burrinho pequeno, com um furo no centro por onde entra o brincante, a burrinha fica pendurada nos ombros do brincante por tiras similares à suspensório;

Cazumbá : Personagem divertido, as vezes assustador, que usa batas coloridas e máscaras de formatos e temática muito variada. Não são todos os grupos de bumba-meu-boi que possuem cazumbás.

                      Apresentação do Boi Calemba                 

http://nordestinospaulistanos.files.wordpress.com/2009/05/bumbameuboi.jpg  

2º Momento: Agora, com todo o trabalho previamente planejado, crianças e pais porão a mão na massa e confeccionarão, de fato, a apresentação. O texto será escrito, as roupas e o boi serão confeccionados, o canto e a dança ensaiados. Enfim, é como um maravilhoso e interessante mosaico, que ganhará forma, cor e beleza.

Obs.: Logicamente que o objetivo não é confeccionar roupas e adereços com alta qualidade artística, tão suntuosos e bem acabados quanto os oficiais, mas fazer uma nova leitura "possível" da parte estética do boi calemba, utilizando para isso materiais alternativos e baratos. Abaixo algumas fotos, do meu arquivo pessoal, com sugestões de para os figurinos:

Fotos - Professora Luzia Luzinete 

Atividade 4 - Do cortejo à apresentação.

1ºMomento:O/a professor/a, com antecedência, deverá pedir permissão à coordenação e aos demais educadores para que, no dia da apresentação, o cortejo saia pela escola convidando a todos a seguirem-no  para o local onde se dará a apresentação.

2º Momento: A apresentação se dará de maneira alegre e descontraída, contando de maneira clara e objetiva a história de morte e ressurreição do boi. Depois da encenação, o/a professor/a lerá um pequeno texto sobre a importância de se conhecer as manifestações folclóricas brasileiras e agradecendo a atenção de todo o público presente.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua dedicação na hora de fazer as atividades;
  • Por sua interação com os colegas de classe;  
  • Por sua capacidade de perceber a importância da dança na vida das pessoas; 
  • Por sua capacidade de entender as várias finalidades que a dança pode ter;
  • Por sua oralidade nos momentos de fazer perguntas, propor soluções e dar contribuições;
  • Pelo conhecimento angariado sobre o Boi Calemba;
  • Por sua expressão corporal.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.