Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As profissões e os jargões do mundo do trabalho

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Professor, com essas aulas, os alunos poderão aprender a:

  • Reconhecer palavras que são diretamente ligadas ao desempenho de determinadas profissões.
  • Pesquisar sobre os usos linguísticos que podem ser considerados marcos de determinadas profissões.
  • Observar a dinamicidade da produção lexical (as mesmas palavras podem assumir significados diferentes em profissões também distintas) na sua relação com usos em situações de interação.
  • Retomar os processos de formação de palavras e a sua relação com a dinamicidade da linguagem no mundo do trabalho.
  • Desenvolver a oralidade.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é importante que os alunos saibam o que significa fazer uma "mesa redonda" para o desenvolvimento dessa proposta, para que não corra o risco de que eles pensem em um marceneiro cortando a madeira e esculpindo-a. Explique-lhes que a mesa redonda é um formato de apresentação em que convidados respondem à perguntas e acontece um debate entre todos os presentes acerca de algum tema.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Para iniciar essa proposta de aula, a sugestão é que você, professor, distribua a turma em grupos e que a eles sejam entregues diferentes textos em que haja o uso de alguns jargões, cada um deles se referindo a uma profissão diferente. Os alunos podem observar quais palavras, mesmo não sendo consideradas como exclusivas de determinada profissão, são comumente utilizadas por determinados profissionais. Ofereça, por exemplo, textos de profissionais de Educação, de Medicina, de Arquitetura e de Direito. Em Recursos Complementares você encontrará alguns textos de apoio para desenvolver essa atividade.

Os alunos deverão ler cada texto, compará-los, para descobrir o que há de diferente e inusitado no que diz respeito ao uso de determinadas expressões e palavras. Eles podem, ainda, verificar o que há de comum no uso desses termos e observar se um leigo compreenderia com exatidão o que está escrito, sem um mínimo de conhecimento ou uma boa pesquisa sobre essas expressões.

Após a análise feita por cada equipe, é interessante que as impressões de cada uma sejam socializadas para toda a classe. Promova uma discussão para troca de experiências entre os grupos.

Esse exercício será importante para introduzir a noção de que as palavras ligadas às profissões ganham um novo sentido, pois o seu emprego foge de um contexto comum, ideia essa que será reforçada no decorrer das demais aulas dessa proposta.

2ª AULA

 Professor, comece essa aula propondo aos alunos uma consulta ao dicionário. Eles deverão buscar o significado do termo jargão. Deixe que leiam em voz alta o significado do termo, que simboliza uma palavra ou expressão comum a um determinado grupo de profissionais.

Em seguida, mostre a eles o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=PMeYx0hfbG8 – acessado em 18/05/2010. Ele mostra uma fala interessante sobre o uso típico dos jargões e as confusões que os ouvintes leigos fazem ao ouvirem termos tão técnicos. 

Agora, para que eles tenham contato com alguns jargões, ofereça a lista dessas expressões que se encontra no link: http://www.jorwiki.usp.br/gdnot07/index.php/Exemplos_de_jarg%C3%B5es – acesso em 18/05/2010. 

Após lê-los junto com os alunos, converse com eles: será que uma mesma palavra pode ter significado diferente de acordo com a profissão que ela representa?

Pensem, por exemplo, na palavra “aposta”. Se pensarmos, ao ouvir esse termo pensamos logo em uma pessoa que aposta num jogo, nos cavalos de um jóquei, mas esse é também um termo técnico que os profissionais do mercado financeiro usam para se referirem à compra de ações.

Com isso, é importante que os alunos percebam que o significado das palavras ligadas às profissões geralmente fogem do seu contexto comum e ganham um novo sentido.  

Para a próxima aula: Peça aos alunos que possuírem aparelhos celulares com câmera, câmeras fotográficas, gravadores ou filmadoras, que as levem para a escola na aula seguinte.   

3ª AULA

Professor, essa será uma aula de coleta de dados, feita pelos próprios alunos. Leve-os em excursão ao centro da cidade, ou a algum outro ponto comercial movimentado, para que, munidos das câmeras e gravadores, entrevistem os passantes e perguntem primeiro se eles sabem o significado de algum jargão que os alunos deverão mencionar, e, em seguida, os entrevistadores deverão pedir que o entrevistado sugira algum jargão que conheça.

4ª AULA

De volta à escola, os alunos deverão montar um grande vídeo com os melhores momentos de todas as entrevistas coletadas.  Para isso, é importante que eles tenham o auxílio de um professor de informática.

Então, conte a eles o que terão que preparar para a aula seguinte. Explique que você convidará  um grupo de profissionais de diferentes áreas para participarem de uma mesa redonda com a turma. Fale que toda a organização do espaço, a divisão do tempo e a programação ficarão a cargo deles e que você será apenas um ponto de apoio.

Também é importante que os alunos participem da criação de um texto em convite aos entrevistados e à comunidade em geral. Ajude-os nesse processo. Lembre-os a importância de se mencionar o tema, lugar e a hora da realização do evento.

Dedique essa aula para essa organização e a fim de ter melhores resultados, aconselha-se que a classe seja dividida em equipes, de forma que cada um tenha uma responsabilidade.   

5ª AULA

Essa última aula se dedica à realização da mesa-redonda. Os alunos deverão coordenar todo o processo, desde a organização do espaço, até a recepção e condução da entrevista com os convidados.

Num primeiro momento, é importante que seja exibido a todos o vídeo que foi produzido pelos alunos. Em seguida, os convidados poderão se apresentar, falar um pouco de suas profissões e das expressões e palavras que são comumente usadas por eles e seguem-se as perguntas que podem ser feitas pelos alunos e demais espectadores.

Em uma proposta de 6ª aula, os alunos poderiam escrever um registro da sua experiência para que seja postado no blog da escola ou publicado no jornal da mesma. Isso é muito importante, para que essa proposta tenha ainda mais visibilidade.

Recursos Complementares

http://publica.corretorunibancoaig.com.br/arq/revista/edicoes/e56/images/sem01.jpg - Charge sobre jagões - acesso em 18/05/2010. 

http://ultimainstancia.uol.com.br/artigos_ver.php?idConteudo=63568 – Texto sobre Direito – acesso em 18/05/2010.  

http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/issue/view/21 - Textos sobre Educação – acesso em 18/05/2010.  

http://www.arquitetura.ufmg.br/ia/ - Textos sobre Arquitetura – acesso em 18/05/2010  

http://rmmg.medicina.ufmg.br/index.php/rmmg/issue/current/showToc - Texto sobre Medicina – acesso em 18/05/2010. 

Avaliação

Professor, avalie a compreensão dos alunos sobre a proposta de aulas, notando o nível de qualidade e complexidade das perguntas feitas por eles tanto nas entrevistas de rua, quanto durante a mesa redonda.

Você pode também analisar se eles foram organizados, se se prepararam bem para a proposta, se houve interesse em tirar dúvidas sobre pontos importantes ensinados.

Entregue a eles ainda um questionário contendo perguntas relacionadas ao conteúdo trabalhado e à percepção deles sobre como esse conteúdo foi aplicado, se acharam positiva ou negativa essa forma de aplicação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.