Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando com agrupamento de 10, para introduzir a dezena

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva, Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Formar grupos de 10 com diferentes materiais.

2- Identificar grupos formados e elementos soltos.

 3-Trocar grupo de 10 peças por 1 peça equivalente.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter o conceito de número relacionado à quantidade  

 - É interessante que os alunos já tenham trabalhado anteriormente outros agrupamentos com diversos materiais.

   Como sugestão, veja aula no Portal do Professor MEC: ”Trabalhando com agrupamentos diferentes de 10”, do mesmo autor.

Estratégias e recursos da aula

 - pacote(s) de balas (22 a 24 unidades por dupla de alunos)

 - 2 sacos pequenos de celofane transparente para cada dupla

 - fitilho

 - moedas de 1 e 10 centavos de papel ou plástico

 - notas de 1 e 10 reais de papel

 - palitos (tipo de picolé) e palitões (do mesmo tipo em tamanho maior)

 - elástico ou barbante

- caderno meia-pauta ou folha  

   Atividade 1: Trabalhando com balas . . .  

 Traga para turma pacotes de balas com grandes quantidades, tipo os que são vendidos para festa.

 Proponha aos alunos realizarem esta atividade em dupla. Então, distribua para cada dupla 22 ou 24 balas, 2 sacos de celofane transparente e 2 pedaços de fitilho.

 A tarefa de cada dupla será formar sacos de 10 balas e amarrar com fitilho.

 No final, devem registrar através de um pequeno texto coletivo como a atividade se desenvolveu e desenhar um quadro determinando o número de sacos formados e balas soltas.

SACOS/BALAS SOLTAS

 Permitir depois que os alunos levem para casa as balas e dividam as que sobraram.                                 

  Procure realizar a atividade mais vezes, utilizando outros materiais de contagem como botões,fichas, tampas, entre outros para fazer agrupamentos de 10.

 Poderá propor a formação dos grupos  de 10 unidades em sacos, caixas, potinhos ou copos e em seguida, registrar no quadro o número de grupos formados e unidades soltas.  

 Atividade 2: Trabalhando com dinheiro . . .  

 Converse com a turma sobre as moedas do Sistema Monetário Brasileiro que conhecem.

 Traga algumas moedas (1, 5, 10, 25, 50 centavos e 1 real) para mostrar e circular entre os alunos.

 Aproveite para comparar características como tamanho, desenho e material que são feitas.

 Comente que há poucas moedas de 1 centavo em circulação, apesar dos preços das mercadorias ainda incluí-los.

 Normalmente as lojas costumam arredondar o valor. Por exemplo, o que custa R$ 1,99, acaba saindo por 2 reais. O troco de 1 centavo hoje em dia, virou uma raridade.

 Procure desenvolver o senso crítico quanto à atitudes desta natureza, vale a exploração do sentido ético dos preços.

 Pode também explorar o conhecimento que têm sobre as moedas estrangeiras.  Trazer algumas também para observarem como o peso argentino, e os”cents” americanos.

 Fale sobre o dinheiro que circula em outros países. Enquanto no Brasil temos o real, por exemplo, nos EUA há o dólar e na França, o euro. Pergunte se eles conhecem outras moedas de outros países.

 Após a conversa, apresente a proposta da atividade. Distribua para os alunos moedas de 1 centavo feitas de papel ou plástico em quantidade que permita agrupar 10 moedas de 1 centavo e trocar por uma de 10 centavos.

 Os alunos poderão trabalhar em dupla ou individualmente. Peça para que façam montinhos de 10 moedas de 1 centavo. Cada montinho formado deve ser trocado por uma moeda de 10 centavos.

 Um aluno da turma ou o próprio professor poderá ser o caixa e realizar as tocas.

 Outra possibilidade para atividade, seria trabalhar com notas de 1 real e notas de 10 reais e proceder da mesma forma. Agrupar 10 notas de 1 real e trocar por uma de 10 reais.

 No final, registrar a atividade no caderno meia-pauta ou folha, através de texto coletivo e de quadro com o número de montinhos formados e moedas ou notas de 1 soltas, com que ficaram.                                                  

     MONTINHOS/ MOEDAS SOLTAS  OU  MONTINHOS/ NOTAS SOLTAS     

  Atividade 3: Trabalhando com palitos . . .

 Traga palitos (tipo de picolé) e palitões ( do mesmo tipo em tamanho maior) que são vendidos em sacos com 100 unidades nas papelarias.

 Distribua os palitos para os alunos que podem trabalhar individualmente ou em dupla, a critério do professor.

 A tarefa então será amarrar 10 palitos com elástico ou barbante fazendo grupos de 10. A cada grupo de 10 formado, poderão trocar pelo palitão que vale 10.

 As duplas ou os alunos individualmente poderão receber quantidades diferentes.

Depois no final da atividade, proponha uma apresentação para turma, quando os alunos ou duplas deverão dizer quantos palitos receberam no início da atividade, quantos grupos de 10 palitos conseguiram formar, por quantos palitões conseguiram trocar e com quantos palitos soltos terminaram.

Aproveite a situação para introduzir a dezena, mostrando que cada palito representa 1 unidade e o palitão vale 1 grupo de 10 palitos, representando 10 unidades ou 1 dezena.

Registrar também como encaminhado nas atividades anteriores, fazendo o quadro dos palitões e palitos, correspondendo ao de dezenas e unidades que terminaram.  

 PALITÕES/ PALITOS  E  DEZENAS/UNIDADES

 É importante ressaltar para os alunos que neste quadro devem anotar o  material que terminaram a atividade.

 Então neste caso, o número de palitões e palitos que ficaram por último. Reforçar a ideia da quantidade de grupos de 10 e unidades soltas.

 Trabalhar inicialmente, usando no quadro: unidades soltas para que possam entender que não são todas as unidades que receberam no início da atividade, mas as que sobraram, sem conseguir formar mais um grupo de 10.

 Este quadro representará o quadro valor de lugar (Q.V.L), quando serão empregadas as letras D (dezena ) e U (unidade) referindo-se esta última às unidades soltas que sobraram dos agrupamentos de 10.   

Recursos Complementares

-Veja o livro de atividades e jogos para a construção de dezena:  ". . . E eles queriam contar" de Luzia Faraco Ramos Faifi, Ed.Ática.

- Sugestão para leitura do professor, Livro: Matemática nas Séries Iniciais – Parte I : Números Naturais – Conteúdo e Forma. Mônica Cerbella Freire Mandarino, Elizabeth Belfort. MEC/ LIMC. RJ, 2006. 

- Artigo da Revista Nova Escola: " A base das operações matemáticas" - setembro 2009.

Avaliação

Observe durante as atividades como os alunos realizaram os agrupamentos de 10.

 Na Atividade 1, como cada dupla trabalhou formando os sacos de 10 balas e se foi capaz de registrar no quadro o número de sacos formados e balas soltas.

 Na Atividade 2, perceba o interesse e a participação dos alunos durante a conversa sobre as moedas brasileiras e estrangeiras.

 Acompanhe a construção de montinhos das moedas de 1 centavo ou notas de 1 real e as trocas que fizeram por valores equivalentes ( moeda de 10 centavos ou nota de 10 reais).

Verifique o registro em quadro do material que terminaram.

 Na Atividade 3, observe os grupos de palitos que conseguiram formar e as trocas efetuadas por palitões.

 Avalie no registro se alcançaram a noção de grupos formados e unidades soltas.

Por fim, se compreenderam o conceito de dezena como grupo de 10 unidades.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vanessa, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - dijo:
    vanessa_parker27@hotmail.com

    13/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito gostosa e divertida todas as aulas. Realizarei com certeza


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.