29/08/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Sistemas de Transmissão |
Educação Profissional | Infra-estrutura | Técnico em Manutenção de Aeronaves |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Manutenção Automotiva |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecânica |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Professor, inicie a aula mostrando o que é um solenóide. Use a figura 1, a seguir, para lhes apresentar o solenóide e orientá-los no levantamento das hipóteses abaixo.
Figura 1. Solenóide, conjunto de espiras paralelas ou bobina. Imagem obtida do site:
http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica_/elecmagnet/campo_magnetico/espira/lineas_12.jpg
Para observar como é o campo de um solenóide, o professor deve providenciar um solenóide que atravessa uma placa de acrílico transparente, de forma que possa ser colocado sobre o retroprojetor, como o da figura 2(A). A imagem do solenóide, projetada na tela, permitirá visualizar como são orientadas as linhas de campo magnético (figura 2 B). Para obter a imagem apresentada na figura 2 (B), resultado da orientação das linhas de força provocada pelo campo do solenóide, o professor deve salpicar limalha de ferro, ou pó de esponja de aço, sobre a placa acrílica, enquanto o solenóide é atravessado por uma corrente elétrica.
(A)
(B)
Figura 2. (A) Solenóide indicando a corrente e orientação do campo magnético, obtida no site:
http://cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/eletricidade_magnetismo/basico/cap14/fig273.gif
(B) Imagem das linhas de campo do solenóide montado na placa de acrílico sobre um retroprojetor
http://wsfq.inete.net/contents/Fisica/IMfigs/fig11.gif
Preparação da atividade e realização.
Figura 3. Solenóide com bússola no seu interior, o ponteiro da bússola está inicialmente orientado pelo campo magnético da Terra. Imagem obtida do endereço: http://efisica.if.usp.br/apoio/img/DSCN0064.JPG
Os estudantes, com esta atividade, verão que o solenóide tem uma grande aplicabilidade em circuitos e instrumentos elétricos. Mostre a eles a figura 4, que ilustra uma campaínha elétrica, uma possível aplicação. Em seguida passe para a atividade 3.
Figura 4. Campaínha elétrica construída pelo autor da aula. Nela um fio em forma de solenóide, preenchido com um núcleo de material ferromagnético. O solenóide da campaínha ao conduzir corrente alternada, faz vibrar uma lâmina metálica, produzindo um som. (foto: Daniel R Ventura)
Questões sobre o solenóide, oriente os alunos para que em grupo discutam as questões abaixo. Faça um sorteio, de forma que cada grupo, mesmo tendo discutido entre si todas as questões, apresente a todos os colegas da turma, somente as que forem sorteadas para eles apresentarem:
Caso não seja possível sanar as questões, utilize os recursos complementares.
O campo de um solenóide pode ser formalizado pelos sites:
http://educacao.uol.com.br/fisica/campo-magnetico-espira-e-solenoide.jhtm
http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/campo-magnetico-no-interior-um-solenoide.htm
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24/01/2011
Quatro estrelasexcelente, prática simples; onde se pode visualizar os fenômenos,parabéns.