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Descobrindo quem somos através de entrevistas

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender e identificar a estrutura e as características de uma entrevista.                    

Realizar uma entrevista com o colega para proporcionar o conhecimento de um sobre o outro.                  

Registrar as informações obtidas através da entrevista oral.                    

Confeccionar um painel a partir das informações que a classe coletou dos colegas.                    

Realizar uma exposição dos painéis nos corredores da escola.

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno tenha conhecimento, mesmo que básico, do que é uma entrevista.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar aos alunos o seguinte texto para ser lido silenciosamente.

                                                                                                                 O Baixinho

        Marcelo tinha uma raiva danada de ser o menor da turma. O menor e o mais novo. A idade, às vezes ele conseguia aumentar. Dizia que tinha oito anos e ninguém protestava.  

        O tamanho é que ele não conseguia aumentar mesmo. Era o baixinho da turma.

        _ Que chato! Eu sou sempre o menor da turma! Será que eu não vou crescer nunca, mãe?

        _ Vai sim, filho. Você já está muito grande para a sua idade. Tenha paciência. Olhe, você vai crescer, crescer, e um dia dia vai ficar da altura do seu pai.

MORRONE, Ivonilde. O Baixinho. Belo Horizonte, Dimensão, 1994. (Adaptação)

2. Após a leitura silenciosa, solicitar a um aluno que leia o texto oralmente.

3. Realizar uma discussão oral sobre o texto, fazendo as seguintes perguntas.

a) Por que Marcelo se sentia diferente dos colegas de sala?

b) Qual de vocês já se sentiu como o Marcelo, o diferente da turma?

c) Em que você se sentiu diferente? Por quê?

d) Que atitude você teve para não se sentir tão diferente dos seus colegas?

4. Conversar com os alunos sobre as diferenças de cada um. Salientar que as nossas diferenças é que nos fazem ser únicos. Explicar que as nossas características, tanto físicas como de comportamento nos fazem ser diferentes dos outros, mas nem por isso menos importante.

5. Explicar que, uma das maneiras que temos para obter informações sobre outra pessoa e a conhecermos melhor é através da entrevista.

* Professor: Salientar que, entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) aonde perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informações do entrevistado. Antes de iniciar a entrevista deveremos definir: quem vamos entrevistar (o entrevistado) o que queremos saber ( o assunto); elaboração das perguntas (as perguntas devem ser claras para que o entrevistado responda o que realmente queremos saber).

6. A seguir, propor aos alunos, fazer uma entrevista com algum colega para o conhecer melhor.

7. O professor deverá exemplificar seguindo os passos de uma entrevista.

Exemplo: Desejo conhecer melhor o aluno Caio e por isso vou entrevistá-lo. Primeiro devo pensar o que gostaria de saber sobre o Caio. Após, vou elaborar as perguntas que possam me dar essas respostas. A seguir, vou combinar com o Caio um momento para entrevistá-lo.

Modelo: (As respostas poderão ser registradas no quadro)

* Qual é o seu nome?

* Quantos anos você tem?

* Qual transporte você usa para vir para a escola?

* Qual é o seu esporte favorito?

* Para que time você torce?

Professor: Explicar aos alunos que as respostas deverão ser registradas em uma folha ou caderno.

8. Após, explicar aos alunos os passos para se fazer uma entrevista e exemplificá-la. O professor deverá dividir a turma em grupos de três alunos.

9. Cada grupo deverá pensar em três perguntas para descobrirem informações sobre os colegas de outro grupo.

Professor: As perguntas podem ser sobre o esporte que praticam, a idade de cada um, o local onde moram, o que fazem além de estudar... enfim, informações que permitam um conhecimento melhor de todos.

10. O professor deverá fazer uma revisão nas perguntas formuladas e, logo a seguir, determinar os grupos que se entrevistarão.

11. Depois que o grupo decidir o que irá perguntar, deverá registrar as perguntas em uma folha à parte deixando um espaço em branco para as respostas de seus colegas.

Exemplo:

I. Qual é a sua sobremesa favorita?

a) Resposta de Clara.

b) Resposta de Lucas.

c) Resposta de Letícia.

12. Lembrar aos alunos que, antes de entrevistar os colegas, deverão:

* verificar se as perguntas estão claras e bem escritas;

* observar a pontuação adequada ao final de cada pergunta;

* escolher quem do grupo fará as perguntas para os colegas do outro grupo;

* determinar quem registrará as respostas e, depois de tudo pronto, sentar com o outro grupo e fazer a entrevista.

13. Ao final das entrevistas, montar com os alunos um painel coletivo. Cada aluno deverá trazer uma foto para colar no painel.

Modelo:

a) Acima da foto, escrever o nome do aluno e sua idade.

b) Ao lado ou abaixo da foto, registrar todas as informações que os colegas descobriram a respeito do aluno.                                                                        Modelo                                                                     

Carolina - 9 anos

Fonte: flickr.com  

* Gosta de andar de patins e de bicicleta.                                                                                                                                                                             

* Vai à escola de van.

* Tem um cachorro poodle.

* Coleciona figurinhas da Barbie.

14. Após a confecção do painel, colocá-lo no corredor da escola para a apreciação de todos alunos, professores, funcionários e pais.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:

- compreenderam e identificaram a estrutura e as características de uma entrevista;                  

- realizaram uma entrevista com o colega para proporcionar o conhecimento de um sobre o outro;                   

- registraram as informações obtidas através da entrevista oral;                    

- confeccionaram um painel a partir das informações que a classe coletou dos colegas;                   

- realizaram uma exposição dos painéis nos corredores da escola.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • MARILDA HIRANO, Professora de LP e LI , Paraná - disse:
    marildahirano@msn.com

    26/10/2012

    Quatro estrelas

    A atividade sobre entrevista foi muito interessante. Gostei muito da situação inicial do trabalho. O artigo da VEJA sobre entrevistas ajudou muito no entendimento do gênero.


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