01/07/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Manutenção Automotiva |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Refrigeração e Climatização |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Inicie a aula mostrando o filme a seguir, que ilustra uma espira que ao ser atravessada por uma corrente elétrica sofre a ação de uma força magnética que a faz girar. Este é o princípio básico de funcionamento do motor. O site é: http://www.youtube.com/watch?v=Xi7o8cMPI0E&feature=related
O funcionamento de um motor de brinquedo pode ser estudado no site a seguir:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico1.htm
Após a exposição de cada grupo, faça a interferência usando os seus conhecimentos, de força magnética numa espira e da lei de Faraday, para explicar o que não está claro sobre a força que agem nas espiras provocando o seu giro em um motor. Que é o princípio básico de funcionamento dos motores elétricos.
Assista o seguinte filme que mostra como é a construção de um motor simples da figura abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Hwv4I0-Xx1M&feature=related
Figura 1 . Motor elétrico simples e caseiro construído pelo autor, com material acessível (pilha , alfinete, fita adesiva, ímã e fio de cobre esmaltado).(By Daniel R Ventura).
Após a exibição do filme, forneça aos alunos os materiais necessários e peça que construam o motor simples.Estes motores são simples de construirem, mas o professor deve construir um antecipadamente e estar atento as dificuldades que os alunos terão na construção. O da figura acima eu construi, baseado no filme anterior e funcionou muito bem.
Sugira aos alunos que investiguem pela internet, como é o funcionamento dos motores de corrente alternada e qual a diferença básica na sua construção e no seu funcionamento quando comparado ao de corrente contínua.
Figura 2. Digrama representando um motor, a bobina girando entre os pólos de ímã, figura obtida do site http://static.hsw.com.br/gif/motor.gif
Siga os passos seguintes na pesquisa:
1o Passo: Como funcionam os motores elétricos: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico1.htm
2o Passo: Veja o fiuncionamento do motor de corrente alternada em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor_teoria1.asp
Após a pesquisa, verifique os avanços obtidos pelos grupos, sugerindo uma exposição das idéias de cada grupo. Caso haja necessidade, interfira com o objetivo de esclarecer o funcionamento do motor de corrente alternada.
Um motor interessante construido com um parafuso pode ser visto no seguinte site:
http://lauro.wordpress.com/2006/08/08/ uma explicação completa sobre o funcionamentos deste motor pode ser obtida no site:
Os motores hibridos de uma locomotiva representam algo de novo na propulsão dos enormes máquinas, veja a explicação no filme a seguir:
http://videos.hsw.uol.com.br/amtrak-video.htm
Ao final desta aula o aluno deverá saber:
Cinco estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2014
Cinco estrelasSimples e eficiente, como uma boa aula deve ser. Parabens!
09/04/2013
Cinco estrelasExcelente Aula, parabéns pela iniciativa e pela UFV, que é uma grande instituição respeitada pelos profissionais de todo Brasil e porque não dizer internacionalmente.
06/10/2011
Cinco estrelasmuito legal mesmo a experiencia
11/05/2011
Cinco estrelascaraaaaa eu adorei eu ñ passei vergonha na sala você explicou tudinho muito obrigado Daniel vc me salvou bjus!!!!!!!
05/01/2011
Cinco estrelasMuito dinâmico e interessante.
08/11/2010
Cinco estrelasShow de bola ... era o que eu estava procurando.