Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O princípio da construção dos motores elétricos.

 

01/07/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria e José Marcelo Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrotécnica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Manutenção Automotiva
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Refrigeração e Climatização
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletromecânica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber como funcionam os motores elétricos.
  • Entender o funcionamento de um  motor de um carrinho de brinquedo.
  • Construir um motor elétrico caseiro e didático usando material simples.

Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Força magnética
  • Campo magnético

Estratégias e recursos da aula

A. A força magnética numa espira

Entendendo o princípio de funcionamento de um motor.

Inicie a aula mostrando o filme a seguir, que ilustra uma espira que ao ser atravessada por uma corrente elétrica sofre a ação de uma força magnética que a faz girar. Este é o princípio básico de funcionamento do motor. O site é:  http://www.youtube.com/watch?v=Xi7o8cMPI0E&feature=related 

B. Aplicações de motores:

O funcionamento de um motor de brinquedo pode ser estudado no site a seguir:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico1.htm 

Atividade 1

Peça aos alunos que, após assistirem o filme, formem grupos, discutam e apresentem oralmente as repostas para as seguintes questões:

  • O que causa a força nas espiras de um motor?
  • Porque a força não é contrária,  quando o lado da espira que estava em cima estiver passando por baixo?
  • O que faz a espira girar?
  • Se aumentarmos a corrente no motor o que acontecerá com a força magnética na espira?
  • O que mudará em seu giro?

Após a exposição de cada grupo, faça a interferência usando os seus conhecimentos, de força magnética numa espira e da lei de Faraday, para explicar o que não está claro sobre a força que agem nas espiras provocando o seu giro em um motor. Que é o princípio básico de funcionamento dos motores elétricos.

C. Como construir um motor simples

Atividade 2 . Construção do motor simples.

Assista o seguinte filme que mostra como é a construção de um motor simples da figura abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=Hwv4I0-Xx1M&feature=related 

Figura 1 . Motor elétrico simples e caseiro construído pelo autor, com material acessível (pilha , alfinete, fita adesiva, ímã e fio de cobre esmaltado).(By Daniel R Ventura). 

Após a exibição do filme, forneça aos alunos os materiais necessários e peça que construam o motor simples.Estes motores são simples de construirem, mas o professor deve construir um antecipadamente e estar atento as dificuldades que os alunos terão na construção. O da figura acima eu construi, baseado no filme anterior e funcionou muito bem. 

D. Como funcionam os motores de corrente alternada.

Atividade 3. Esta atividade pode ser realizada num laboratório de informática

Sugira aos alunos que investiguem pela internet, como é o  funcionamento dos motores de corrente alternada e qual a diferença básica na sua construção e no seu funcionamento quando  comparado ao de corrente contínua.

Figura 2. Digrama representando um motor, a bobina girando entre os pólos de ímã, figura obtida do site http://static.hsw.com.br/gif/motor.gif 

Siga os passos seguintes na pesquisa:

1o Passo: Como funcionam os motores elétricos: http://ciencia.hsw.uol.com.br/motor-eletrico1.htm 

2o Passo: Veja o fiuncionamento do motor de corrente alternada em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor_teoria1.asp 

Após a pesquisa, verifique os avanços obtidos pelos grupos, sugerindo uma exposição das idéias de cada grupo. Caso haja necessidade, interfira com o objetivo de esclarecer o funcionamento do motor de corrente alternada.


Recursos Complementares

Um motor interessante construido com um parafuso pode ser visto no seguinte site:
http://lauro.wordpress.com/2006/08/08/   uma explicação completa sobre o funcionamentos deste motor pode ser obtida no site:

Os motores hibridos de uma locomotiva representam algo de novo na propulsão dos enormes máquinas, veja a explicação no filme a seguir:
http://videos.hsw.uol.com.br/amtrak-video.htm 

Avaliação

Ao final desta aula o aluno deverá saber:

  • que o campo magnético exerce força numa espira passando corrente.
  • que num motor a espira é chamada de rotor e que gira devido a força causada pelo campo magnético.
  • que é possível construir um motor simples com material alternativo.
  • como funcionam os motores de corrente contínua.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Gisele, UFSJ , Minas Gerais - disse:
    gizelenogueira@yahoo.com.br

    15/07/2014

    Cinco estrelas

    Simples e eficiente, como uma boa aula deve ser. Parabens!


  • Antonio Domingos, Escola Tecnica de Brasília- ETB , Distrito Federal - disse:
    gvdomingos@gmail.com

    09/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente Aula, parabéns pela iniciativa e pela UFV, que é uma grande instituição respeitada pelos profissionais de todo Brasil e porque não dizer internacionalmente.


  • jozivam, SENAI , Tocantins - disse:
    jozivam1@hotmail.com

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    muito legal mesmo a experiencia


  • beatrix rocha dos santos, nem sei , São Paulo - disse:
    biarochax@hotmail.com

    11/05/2011

    Cinco estrelas

    caraaaaa eu adorei eu ñ passei vergonha na sala você explicou tudinho muito obrigado Daniel vc me salvou bjus!!!!!!!


  • Juliano Lemes da Silva, SESI Indústria do Conhecimento Catalão , Goiás - disse:
    j.lemess@hotmail.com

    05/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito dinâmico e interessante.


  • Elci Gabriela, Ifsc , Santa Catarina - disse:
    hbi_85@yahoo.com.br

    08/11/2010

    Cinco estrelas

    Show de bola ... era o que eu estava procurando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.