24/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
O professor deverá providenciar um pedaço de algum metal, como ferro, alumínio e outros.
Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que será utilizado para o compartilhamento das informações coletadas ao longo da aula.
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Esse site permite criar um blog gratuitamente
Em seguida, mostre para os alunos o pedaço de ferro e pergunte se é possível transformar os átomos desse metal em átomos de outro metal, o ouro, por exemplo? Os alunos responderão que não. Informe que durante muito tempo os alquimistas tentaram transformar metais comuns, como o ferro, em ouro.
Peça para que os alunos pesquisem na internet o termo transmutação. Os alunos deverão colocar no blog as informações pesquisadas. Explique aos alunos que transmutação é o nome do processo de um átomo de um elemento químico em outro. A realização da transmutação de átomos só se tornou possível no século passado devido à descoberta do fenômeno da radioatividade.
Em seguida, os alunos deverão pesquisar o significado do termo: Fissão nuclear. Após a pesquisa peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Fissão nuclear - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10199
Após a simulação pergunte aos alunos qual o interesse de se partir um átomo? Caso os alunos não respondam corretamente, informe que a fissão nuclear libera uma grande quantidade de energia. No caso da fissão do urânio-235, são liberados 2 x 1010 kJ/mol. Praticamente um trilhão de vezes mais energia que a combustão do etanol, na qual são liberados 98 kJ/mol. Além disso, os nêutrons produzidos na reação são utilizados como reagentes em outras reações. Tal processo é denominado reação em cadeia.
Em seguida peça para que os alunos abram a simulação abaixo:
Fusão - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/hand le/mec/10200
Depois da simulação peça para que os alunos expliquem o que aconteceu com os dois prótons. Os alunos deverão colocar essas informações no blog.
Para finalizar a aula os alunos deverão fazer um relatório com as informações da aula e explicar o que é fusão nuclear e fissão nuclear.
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