24/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
O professor deverá providenciar materiais necessários para produzir alguns cartazes.
Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que será utilizado para o compartilhamento das informações coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte título no blog: Radioatividade: benefícios ou malefícios?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Esse site permite criar um blog gratuitamente.
Após a criação do blog peça para os alunos pesquisarem na internet o que é radioatividade. Essa informação deverá ser colocada no blog por cada grupo. Após a pesquisa coloque a seguinte pergunta no blog: você já teve contato com algum material radioativo? Os alunos deverão responder a essa pergunta no blog. Em seguida peça para que os alunos pesquisem sobre algumas aplicações dos materiais radioativos na sociedade. Dentre as informações encontradas uma dela serão os raios X, que são emissões radioativas, utilizadas nas radiografias, exames utilizados para a visualização dos ossos. Pergunte aos alunos: como funciona esse exame? Para responder essa questão peça pra que os alunos abram a simulação a seguir:
Raio X
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17150/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_raiox.htm
Raio-X
Após a simulação peça para que os alunos respondam a questão a seguir no blog: O que são os raios X (a resposta a essa questão está na simulação). Informe aos alunos que além dos raios X a medicina se vale também de outros fenômenos da Química Nuclear – como os is ótopos – para diagnósticos, tratamentos e detecção de quantidades mínimas de drogas ou hormônios.
Professor, pergunte aos alunos quais foram as outras aplicações dos materiais radioativos que eles encontraram? Após ouvir as repostas dos alunos, divida a turma em quatro grupos, onde cada grupo deverá pesquisar sobre um dos temas a seguir: radioisótopos na agricultura, Irradiação de alimentos, aplicações na indústria e previsão do tempo. Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema proposto e criar um cartaz com ilustrações e informações que explique o tema proposto. Após a confecção dos cartazes cada grupo deverá apresentar o seu trabalho para o restante da turma. Além do cartaz cada grupo deverá colocar as informações pesquisadas no blog. O professor deverá expor os cartazes para todos os alunos da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Raio-X | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!