Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Partidos Políticos, Sindicatos e Movimentos Sociais no Brasil: 1945-1964

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Floresta
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco, Leide Divina Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá compreender a atuação de diferentes partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais no período abordado e suas relações com os chamados governos populistas.

Duração das atividades
03 aulas - 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- A conjuntura política, econômica e social no Brasil entre 1945-64;

- O período inicial da chamada “Guerra Fria”;

- Os conceitos de Populismo, Trabalhismo, Desenvolvimentismo, Partidos Políticos;

- Os principais fatos que marcaram o governo Dutra:  “Redemocratização”, realização do Congresso Constituinte; Imperialismo, aproximação com a política norte-americana, fechamento do PCB em 1947.

Estratégias e recursos da aula

Atividades Propostas:
1- Realização de Pesquisa sobre partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais no período abordado:

Esta atividade pretende introduzir a temática de forma dinâmica, envolvendo os alunos no levantamento de informações sobre o período e na produção e apresentação de entrevistas. A turma será dividida em grupos de até 4 alunos para a realização da pesquisa e coleta de depoimentos, sendo um grupo responsável pelo tema dos Partidos Políticos, um pelo tema Sindicatos, e outro pelos Movimentos Sociais.

Recursos da aula:

Poderão ser consultados os sites:

pt.wikipedia.org/wiki/Eurico_Gaspar_Dutra 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Getúlio Vargas-

http://www.mundoeducacao.com.br/.../governo-dutra.htm

cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2 ...  

 

 E os livros:

RIBEIRO, Marcus Venício, ALENCAR, Chico e CECCON, Claudius. Brasil Vivo 2: A República. 7ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

REZENDE, Antônio Paulo e DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História: nossos tempos – O Brasil e o mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 1996.

MORAES, José Geraldo Vinci. História Geral e Brasil. São Paulo: Atual, 2003.

PRIORE, Mary del e outros. Documentos de História do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997.

Sugestão de roteiro para a análise do material pesquisado ( Internet e livros)

- Identifique autor, ano e local de publicação.

- Qual(is) a(s) visão (ões) dos autores em torno dos temas pesquisados? Quais sujeitos são mais expressivos para os autores ?

- Qual a concepção dos autores em torno dos temas: Populismo, Nacionalismo, Imperialismo e Guerra Fria ?.

- Como os autores se posicionam em relação à atuação dos partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais no período abordado ?

2- Apresentação dos resultados da Pesquisa e debate:

Após a realização das pesquisas, cada grupo apresentará os seus resultados, na forma de exposição oral, montagem de painéis ou  utilização de Data-Show. Em seguida, na forma de círculo, a sala poderá discutir os pontos mais polêmicos e as divergências entre os autores e fontes consultados, bem como a sua importância para a resposta à indagação final da aula: “ 1945-64: um período de “redemocratização” ?

3- Simulação de campanha eleitoral  e eleições para o Congresso Constituinte de 1946:

3.1Após a realização da pesquisa em livros didáticos, paradidáticos e Internet, os alunos serão divididos em grupos por livre escolha ou por sorteio, caso não haja acordo nesta distribuição. Em grupos de 4 participantes, cada grupo irá elaborar discursos e materiais de campanha para convencer os eleitores, tanto na disputa aos cargos de deputados e senadores, quanto nas propostas a serem defendidas na Assembléia Constituinte, centralizando as temáticas do trabalho, da reforma agrária e defesa da economia  nacional (incluindo a bandeira "O Petróleo é nosso")

3.2-Os grupos poderão escolher entre os seguintes partidos: PSD, UDN, PTB, PCB. Será necessário um levantamento tanto sobre os candidatos destes partidos, das propostas principais, das propostas aprovadas pela Assembléia e sobre o texto final da nova Constituição de 1946. É importante, nesse sentido, realizar-se uma comparação com as demais constituições anteriores da República, de 1891 e 1934, a fim de verificarem-se os avanços, as novas leis aprovadas e sua real aplicação.

3.3- Os grupos, após a definição de cada partido a ser representado, escolherão um candidato entre os participantes para o seu apoio e divulgação da campanha,  podendo confeccionar cartazes, banners, jingles (anúncios cantados e musicados) de campanha, gravações em vídeos e comícios na sala de aula e na escola.

3.4- Finalizado o período da campanha simulada, os alunos realizarão a eleição, com cédulas fictícias, para aferimento do resultado final. Todo o processo da campanha e das eleições será organizado e preparado por uma comissão eleitoral eleita entre os próprios alunos, para acompanhar e regulamentar a propaganda eleitoral, recolher os votos e realizar a contagem dos votos.

 

POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS

Nesta  aula os alunos entrarão em contato com os principais acontecimentos que marcaram o período entre o fim da Ditadura de Vargas (1945) e a instalação de um novo governo eleito liderado por  Gaspar Dutra, a eleição de governos populistas e desenvolvimentistas ( Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart)Destacam-se neste contexto o retorno do PCB – Partido Comunista Brasileiro  à legalidade ( apenas até 1947), a criação de novos partidos ligados à política varguista – PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PSD (Partido Social Democrático) e à oposição – UDN ( União Democrática Nacional); o golpe político impulsionado por militares e pela oposição à Vargas em 1945 e a vitória de Eurico Gaspar Dutra, do PSD, o segundo governo de Getúlio Vargas e seu perfil nacionalista (1950-54), a ascensão do desenvolvimentismo com o governo JK, a renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. Nas eleições para a Assembléia Constituinte de 1946, foram debatidas diversas propostas e projetos nacionais, com a participação de partidos, movimentos sociais, sindicatos, entre outros, com ideologias diversas, cujo cenário político e ideológico já apontava os principais embates sociais e contradições que envolveram os governos populistas até 1964. Os alunos poderão reconhecer estas divergências ideológicas e práticas populistas, por meio de discursos e simulação de campanha eleitoral para um congresso constituinte, compreendendo as principais disputas e conflitos sociais e políticos no período estudado.

Recursos Complementares

Filmes e Documentários Documentários:

A Era Vargas. Secretaria de Educação à Distância do MEC e TV Escola. Duração: 20 min.,disponível em  http://www.documentarios.org/video/detalhar/1022/a_era_vargas/ 

Os anos JK, de Sílvio Tendler, sobre a trajetória de JK, retratando o quadro político brasileiro entre 1945-64. (1980). Disponível em:

http://www.interfilmes.com/filme_18954_Os.Anos.JK.Uma.Trajetoria.Politica-(Os.Anos.JK.Uma.Trajetoria.Politica).html 

Avaliação

Os alunos serão avaliados pela capacidade desenvolvida de argumentação oral, debate de idéias e posicionamentos políticos. Ao final das atividades,  os aluno apresentarão os seus conhecimentos sobre o assunto e os resultados das atividades propostas, incluindo a resposta à indagação: "1945-64: um período de “Redemocratização”? O professor poderá ainda avaliar a participação coletiva dos alunos na montagem e apresentação da simulação das eleições constituintes.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.