26/07/2010
SUZANA MARIA DE BRITO; OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Perceber a charge como uma das imagens do texto jornalístico.
- Apreciar e interpretar algumas charges.
- Fazer a releitura de algumas charges.
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelos processos de produção e criação.
Para vivenciar esta aula, as crianças já devem ter participado de situações didáticas explorando a organização gráfica do jornal.
ATIVIDADE 1 - O professor inicia aula folheando um jornal para retomar com a turma as imagens contidas no jornal – tabela, fotos, gráficos, charges. Prossegue a aula apresentando algumas charges dos jornais que circulam na cidade. Durante esta conversa o professor conduz o grupo a realizar a leitura das charges através de questionamentos: Que imagem tem nessa charge? O chargista usou só desenho ou tem algum texto escrito? O que vocês acham que está escrito? A imagem que aparece na charge lembra alguém que vocês conhecem?
ATIVIDADE 2 - Após a conversa o professor solicita as crianças que identifiquem o tema tratado em cada charge - políticos, sociais ou econômicos - e em seguida, com a participação da turma, monta um painel como no exemplo abaixo:
ATIVIDADE 3 - O professor apresenta novas charges a turma e, após proporcionar outro momento de leitura das imagens, propõe as crianças que escolham uma das charges para realizar a releitura, como ilustra a situação abaixo:
Fonte das charges apresentadas nas aulas: <www.dnonline.com.br> Acesso em: abril de 2006
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Percebem a charge como uma das imagens do texto jornalístico.
Apreciaram e interpretaram algumas charges.
Fizeram a releitura de algumas charges.
Envolveram-se nos processos de produção e criação demonstrando gosto, cuidado e o respeito pelas suas produções e as dos colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!