06/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Luiz Antônio dos Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Esta aula destina-se a fazer com que os alunos produzam, a partir de poesias, textos em prosa de gêneros diversos, como diálogo, notícia, conto ou carta. Dessa forma, pretendemos levá-los a compreender as diferenças de organização textual e da função comunicativa que se destacam entre poesia e prosa.
Uma vez que o objetivo desta aula é focalizar apropriadamente a transposição de tipos textuais, e não os gêneros textuais em si que darão forma à poesia e à prosa, seria importante que os alunos já tivessem trabalhado com poesias e com diferentes gêneros em prosa.
Atividade 1
Para iniciar esta aula, o professor deve apresentar aos alunos o poema a seguir, de Vinícius de Moraes, solicitar que façam uma leitura silenciosa e, posteriormente, procurem no dicionário o significado da palavra DIALÉTICA.
Dialética
É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste...
Fonte (poema): http://www.pensador.info/poemas_vinicius_de_moraes/, acessado em 26 de maio de 2010.
Fonte (imagem): http://marialuizanrodrigues.blogspot.com/2010/09/dialetica-vinicius-de-moraes.html, acessado em 3 de dezembro de 2010.
O professor deve anotar na lousa (quadro), de forma esquemática, os conceitos mais relevantes apontados pelos alunos para a definição de "dialética", como mostramos a seguir.
Dialética: s.f. 1. Arte de argumentar ou discutir. 2. Maneira de filosofar que procura a verdade por meio de oposição e conciliação de contradições (lógicas ou históricas). 3. Arte de raciocinar com método. 4. Lógica.
Fontes: (1 e 2) http://www.dicio.com.br/dialetica/, (3 e 4) http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=dial%C3%A9ctica, acessados em 26 de maio de 2010. |
O professor deve promover uma breve discussão visando à interpretação do poema de Vinícius de Moraes, seguindo as questões em "a", "b" e "c".
Questões:
a) O eu-lírico apresenta algumas considerações como evidentes. Qual é a expressão que nos indica essa perspectiva de evidência?
b) Qual é a consideração que se mostra como contraditória dentro do poema? Como ele explica essa contradição?
c) A partir dos conceitos de "dialética" discutidos anteriormente e da leitura feita do poema, explique o seu título.
Depois que os alunos tiverem respondido às questões, o professor deve fazer uma correção, solicitando que alguns deles exponham as suas respostas.
Para finalizar esta atividade, os alunos devem se reunir em duplas e fazer o exercício a seguir:
Observação: O professor deve chamar a atenção dos alunos para a mudança de registro, ou seja, como se trata de um diálogo entre amigos, o texto deve versar sobre o mesmo assunto tratado pelo poema, mas em uma linguagem menos poética. O professor pode fazer isso perguntando aos alunos, por exemplo, como eles diriam em uma conversa entre amigos o conteúdo da seguinte frase: "E a alegria, a única indizível emoção".
Sugerimos, ainda, que, depois que os alunos tenham concluído o diálogo, o professor apresente a eles o conceito de FUNÇÕES DE LINGUAGEM, pedindo que reconheçam qual é a função de linguagem que se sobressai no poema e qual é a função de linguagem que se sobressai no diálogo que acabaram de fazer.
Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação. Um texto pode apresentar mais de uma função enfatizada. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem, acessado em 28 de maio de 2010.
Essas funções não são exploradas isoladamente, de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.
CABRAL, Marina. Equipe Brasil Escola. In: http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm, acessado em 28 de maio de 2010. |
Ao final, algumas duplas devem encenar para a turma o diálogo que fizeram.
Atividade 2
Na segunda parte da aula, o professor deve mostrar aos alunos um trecho da música "Construção", composta e interpretada por Chico Buarque.
Observação: Se houver recursos, sugerimos que o professor escute com os alunos a canção, que pode ser encontrada em <http://www.radio.uol.com.br/#/busca/musica/constru%C3%A7%C3%A3>, acessado em 27 de maio de 2010.
Construção
Chico Buarque
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado
[...]
Fonte: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45124/, acessado em 27 de maio de 2010.
Após os alunos terem lido (e escutado) a música, eles devem perceber que o fragmento apresentado pode ser dividido em três partes. O professor deve, então, provocar uma reflexão sobre a letra da canção a partir dos questionamentos de "a" a "e", a seguir:
Questões:
a) Podemos dividir o fragmento de "Construção" em três partes. O que cada uma destas partes nos apresenta?
b) O que se mantém constante no enredo apresentado por cada uma das partes?
c) Trace um perfil do personagem apresentado na canção e destaque, no texto, os elementos que lhe permitem constituir esse perfil.
d) Imagine que esta canção apresente o conteúdo de uma notícia. Proponha um título a esta notícia.
Depois que os alunos tiverem respondido às questões, elas devem ser discutidas. Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos a notícia a seguir e pedir que os alunos observem: a organização do texto, a distribuição das informações - como se introduz, como se desenvolve e como se conclui a notícia -, a linguagem (se é objetiva ou subjetiva), se o autor tece comentários sobre o fato noticiado, quais são as fontes consultadas para se construir a notícia.
Acidente interdita faixa da rodovia Ayrton Senna em Guarulhos (SP)
28/05/2010
Um acidente entre dois carros provocou a interdição de uma das faixas da rodovia Ayrton Senna na tarde desta sexta-feira no km 16, em Guarulhos (Grande São Paulo). Por volta das 15h, a faixa da esquerda permanecia bloqueada, mas não havia registro de congestionamento no local.
De acordo com a concessionária Ecopistas, responsável pela estrada, o acidente aconteceu no início da tarde, na pista sentido interior, e não deixou feridos. Por volta das 15h, ainda não havia previsão para a liberação da faixa interditada.
Além do problema na Ayrton Senna, a concessionária informou ainda que uma das faixas da rodovia Carvalho Pinto também estava interditada no horário em decorrência de uma queda de carga, de um caminhão quebrado, no km 127, sentido São Paulo.
O tráfego na estrada acontecia normalmente pelas faixas da direita e pelo acostamento e não havia registro de congestionamento. A concessionária não soube informar que tipo de carga estava no local ou quando o trecho será liberado.
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/folhaonline/cotidiano/2010/05/28/acidente-interdita-faixa-da-rodovia-ayrton-senna-em-guarulhos-sp.jhtm, acessado em 28 de maio de 2010.
Tendo observado a notícia "Acidente interdita faixa da rodovia Ayrton Senna em Guarulhos (SP)", os alunos devem tomá-la como exemplo para fazer o exercício a seguir, com o qual devem finalizar esta atividade:
Ao final desta atividade, os alunos devem responder a questão:
e) Qual é a função de linguagem predominante no texto que você acabou de produzir?Explique.
O professor deve, por fim, recrutar alguns alunos para lerem para a turma a notícia que fizeram.
Atividade 3
Para esta última atividade, o professor deve solicitar aos alunos que escolham livremente um poema ou uma música. Em sala de aula, os alunos devem colocar o poema ou música que escolheram em uma caixa, de modo a colocá-lo (la) à disposição de seus colegas. Posteriormente, dessa mesma caixa, cada aluno deve sortear o poema ou a música, com o(a) qual irá trabalhar.
A partir do poema ou da música que têm em mãos, os alunos devem redigir uma carta.
Antes que os alunos comecem esta atividade, o professor deve solicitar-lhes que definam os seguintes elementos de sua carta:
Depois que tiverem escrito a carta, os alunos devem enviá-la para algum colega de classe por meio dos serviços de correio.
Sugerimos ao professor a seguinte bibliografia, na qual ele pode encontrar contos feitos a partir de canções:
SCLIAR, M. et ali. Aquela canção: 12 contos para 12 músicas. São Paulo: Publifolha, 2005.
A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.
Sugerimos como atividade avaliativa que o professor solicite aos alunos o seguinte exercício:
Ao final, o professor deve recolher este exercício e fazer as devidas correções.
Cinco estrelas 2 classificações
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13/02/2012
Cinco estrelasOs conteudos abordados de lingua portuguesa sobre tipos de generos textuais esta muito gratificante. pois aprende mais um pouco sobre como classificar os textos quanto sua funçao sintatica. muito obrigado mesmo por essas dicas.
25/04/2011
Cinco estrelasAs sugestões de atividades são muito criativas.