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Adoçantes, mitos e verdades

 

31/07/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as propriedades químicas dos adoçantes;
  • Identificar os diferentes tipos de açucares;
  • Identificar moléculas a partir das fórmulas químicas.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fórmulas: ionica; eletrônica; estrutural e molecular.
Estratégias e recursos da aula

1ª Aula

Inicie a aula problematizando.

Apresente aos estudantes a imagem abaixo e faça perguntas sobre o uso diário de açucares e adoçantes, deixe que discutam, leve-os a refletir e a fazer interações com os colegas de sala. Você pode perguntar: O uso diário de adoçantes e açucares pode ser prejucial à saúde?

A ideia é que percebam o quanto estão ingerindo de calorias a partir do consumo das substâncias em estudo.

Após discutirem, reconhecerem e pesquisarem os tipos de adoçantes e açucares que ingerem ou não, deverão conjecturar o que é mito ou verdade sobre o uso dessas substâncias. Proponha que iniciem vendo um vídeo que pode ser o que estamos sugerindo logo abaixo: 

O recurso abaixo trata do uso diário de adoçantes ao mesmo tempo busca refletir se as substâncias em uso pode ou não ser prejucial à saúde.

Vídeo "Adoçante: uso diário pode ser prejudicial à saúde".

Disponível no link: tvuol.uol.com.br/#list/type=tags/tags=74292/ 

Para que possam construir os próprios conceitos sobre a temática seria conveniente apresente o vídeo abaixo como forma de proporcionar subsídios para que possam debater o assunto. 

Vídeo: "Mitos sobre o uso de adoçante circulam na Internet".

Link: http://tvuol.u ol.com.br/permalink/?view/id=adocante-uso-diario-pode-ser-prejucial-a-saude-04023860E4811346/user=157 5mnadmj5c/date=2009-05 -03&&list/type=tags/tags=74292/edFilter=all/

Organize a turma em duas equipes: uma com aqueles que concordam que o uso das substâncias é prejudicial a saúde de um lado e outra constituida por aqueles que são da opinião que tudo não passa de um mito. Apresente argumentação em forma de perguntas afirmativas e provoque um debate entre as equipes. 

2ª Aula

Laboratório de química

O objetivo desta aula é saber se todos produtos possuem os mesmos compostos e ou propriedades químicas.

Após as discussões proponha que tragam os objetos abaixo disponham sobre a bancada para que todos possam manipular, analisar, conhecer os ingredientes e seus diferentes tipos e elaborar o relatório informando o que observaram.
Lista de produtos: 1 adoçante que contenha aspartame, 1 adoçante que não contém asparta me, 1 chícara d e açúcar cristal, 1 xícara de açúcar refinado, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 xícara de açúcar demerara, 1 xícara de açúcar refinado am orfo, 1 xícara de açúcar de confeiteiro, 1 xícara de xarope invertido, 1 xícara de xarope simples ou açúcar líquido e 1 xícara de açúcar orgânico.

Oriente para que ao observarem as embalagens e os ingredientes façam anotações e produzam um relatório quanto a cor, textura, estado físico, cheiro, sabor e composição química. Por fim publiquem o relatório em um blog. Link: www.blogger.com/start

3ª Aula

Na sala de aula utilize a teve ou o retro projetor ou ainda no laboratório de informática para explicar aos estudantes como ocorre a reação química de seus elementos. Que na formação da molécula de sacarose, ocorre a condensação das moléculas de a-glicose e b-furanose, com perda de uma molécula de água, H2O formanda pelo hidrogênio do carbono 1 da a-glicose e o grupo -OH do carbono 2 da b-furanose (veja a reação)

http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_02.htm

 A glicose aparece na forma cíclica de a-glicose (a-p iranose)

http://portaldopr ofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2046/imagens/frutose.jpg


http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_02.htm

A frutose aparece também na forma cíclica de b-furanose (a reação de ciclização ocorre entre o grupo cetona e o grupo carboxila (-OH) do carbono 5).

http://www.ucs.br/ccet/defq/ naeq/material_didatico/textos_interativos_02.htm

Ligue a primeira coluna de acordo com a segunda:

(a) aspartame                                   interfere a pressão arterial.
(b) ciclamato        uma planta adoçante natural que adoça 300 vezes mais e não é contra indicada para diabéticos, ajuda no controle da glicose.
(c) stevia   penetra no cérebro faz com que neurônio as nossas células cerebrais fiquem muito agitadas e acabem morrendo.

A atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática e poderá ser utilizada para verificar a apropriação de novos conhecimentos. 

Solicite aos estudantes que pesquisem nos link´s abaixo os diferentes tipos de adoçantes, produzam um texto e publiquem no link: www.blogger.com/start

Link´s para pesquisar

http://gracieletombini.blogspot.com/2009/07/adocantes-mitos-e-verdades.html

http://www.tutomania.com.br/saiba-mais/tipos-de-adocantes-sem-calorias

http://www.abiad.org.br/artigos.htm

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, todavia é necessário que o professor construa junto com a turma o sistema de avaliação de forma que fique claro os critérios e quais habilidades devem ser desenvolvidas para que se obtenha sucesso ao finalizar as atividades. Sugerimos para esta aula que os alunos elaborem um relatório individual no qual indicarão que contéudos assimilaram, pontos positivos e negativos, as dificuldades encontradas ao desenvolver as atividades ainda como ocorreu as interações com os colegas de forma que ao concluir tenham relatado por meio da autoavaliação acerca do rendimento e participação nas atividades.

Por outro lado caberá ao educador relatar os avanços observados nos alunos incluindo a participação nas discussões, desempenho ao produzir as tarefas no blog, responsabilidade,organização e rendimento.

Após avaliar é importante que o professor reuna os estudantes, apresente os resultadas e discuta com eles sobre o tema.

Sugerimos a leitura do texto "Múltiplos instrumentos podem aperfeiçoar o processo de avaliação escolar" da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP que trata da avaliação e que está disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=272

Outro texto que pode contribuir na reflexão é "Avaliações diárias ajudam alunos a progredir" que está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=274

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