27/07/2010
Cláudia Regina M.G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
ATIVIDADE 1: Imagem corporal – Dinâmica extraída e adaptada do manual do multiplicador adolescente (BRASIL, 1997) – a referência nos recursos complementares.
Professor/a essa atividade, imagem corporal, ajudará os/as alunos/as a representar o seu corpo, sendo fundamental para a construção de parte das identidades. Esta irá fortalecer o sentido de atratividade, de aceitação social, a capacidade de dar e receber afeto, bem como a percepção a si mesmo e do outro sexo.
Dessa forma, tal atividade objetiva auxiliar o/a adolescente a tomar consciência da imagem que ele/a tem do seu próprio corpo e até que ponto essa imagem construída tem influências sociais e/ou culturais.
O que o/a professor/a precisará:
Sala ampla e confortável, folhas de papel sulfite e lápis, toca-fitas, música lenta.
O que o/a professor/a deverá fazer:
Inicialmente o/a professor/a dará algumas orientações gerais, tais como:
Observação: Os/as adolescentes não deverão tocar o corpo do/a outro/a colega.
2. Pedir a todos/as que parem onde estão, fechem os olhos, pensem na parte do seu corpo que acham mais bonita e atrativa, e guardem mentalmente essa imagem consigo.
Feito isso o/a professor/a passará algumas informações para o trabalho individual à saber:
Finalizando essa etapa, começara o trabalho em grupo:
Professor/a ao término da dinâmica deverá abrir um espaço para a socialização, ou seja, uma discussão com os/as alunos, dessa forma, será necessário levantar alguns questionamentos:
Esperamos que tal atividade consiga fazer com que os/as adolescentes tenham consciência que o nosso corpo é mais do que um conjunto de músculos, ossos, vísceras, reflexos e sensações,e, as intervenções que nele se operam, a imagem que dele se produz, as máquinas que nele se acoplam, os sentidos que nele se incorporam, os silêncios que por ele falam, dentre outros são construídos socialmente e dependentes de fatores culturais, políticos, econômicos e históricos.
ATIVIDADE 2: O corpo feminino produzido pela mídia – Atividade extraída e adaptada do manual: Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, Cidadania e Saúde.
Essa atividade tem como objetivo promover uma reflexão sobre a influência dos meios de comunicação na forma como as mulheres jovens percebem seu próprio corpo, contribuindo para que os/as alunos/as compreendam que o corpo é produzido na e pela cultura em que estamos inseridos.
Materiais necessários: Jornais, revistas, cola ou fitas, tesouras de ponta redonda e cartolinas ou papel pardo.
Tais materiais podem ser disponibilizado pelo/a professor/a ou peça que os/as alunos tragam de casa os matérias necessários.
Dica importante: Professor/a, revisar previamente o material necessário para esta atividade, incluindo revistas atuais de grande circulação sobre moda, beleza, programas de televisão em geral.
Procedimento:
5. Peça agora, que as/os participantes retornem para sua equipe e realizem uma colagem com imagens de mulheres interessantes que não cumpram os estereótipos de beleza esperados.
6. Novamente em plenária, pergunte se as participantes tiveram alguma dificuldade para encontrar mulheres interessantes alternativas à mídia.
7. Utilize as questões abaixo para facilitar a discussão.
Como finalização da atividade o/a professor/a estimulará que os/as alunos respondem o que aprenderam com esta atividade? E se aprenderam alguma coisa que poderia ser aplicada em sua própria vida ou relacionamentos?
Professor/a deixe bem claro que é importante ter em consideração que modelos de beleza são construções sociais que mudam através do tempo e entre as sociedades. Atualmente, por exemplo, existe uma obsessão pelo corpo magro em muitas sociedades. É importante questionar os modelos de beleza promovidos pela mídia, pela sociedade e também pelo mercado (redução dos manequins ou tamanhos das roupas, cirurgias plásticas). Praticar esportes ou outras atividades físicas pode ajudar a desenvolver uma imagem corporal mais positiva, permitindo-nos apreciar o que nossos corpos são capazes de fazer, além de sua aparência. Para isso sugerimos uma próxima atividade.
ATIVIDADE 3: Entre plásticas, dietas e emagrecimentos...
Professor/a como forma de fomentar ainda mais a nossa discussão do papel da mídia na construção dos corpos femininos, sugerimos a apresentação de um vídeo, com duração de quatro minutos e cinqüenta e oito segundos, intitulado “A mídia e a auto-estima feminina”, o qual está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_YZYSW2UKZ4&feature=related. As imagens (1 e 2) fazem parte de tal vídeo.
Imagem 1: A mídia e a auto-estima feminina
Imagem 2: A mídia e a auto-estima feminina
Após a exibição do vídeo, o/a professor/a deverá realizar uma discussão e reflexão com a turma. Os/as alunos/as deverão socializar as suas percepções. Algumas sugestões para discussão:
Professor/a para finalização da aula enfatize que a mídia aliena as mulheres fazendo-as acreditar que são um ser faltante, e que esta falta se preenche pelo consumo e pelo culto histérico à estética, valorizando a imagem feminina padronizada como o maior instrumento de uma mulher na inserção social e até profissional.
BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Manual do multiplicador: adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 1997.
Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Promundo; Salud e Gênero; ECOS; Instituto PAPAI; World Education – Rio de janeiro: Promundo, 2008. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Sugestão de aula do portal com a mesma temática:
Descobrir o corpo como uma construção biológica e cultural.
Em uma avaliação é sempre fundamental refletir previamente quais são os seus objetivos, bem como qual será sua utilidade para você professor/a.
Pensando nisso, seguem sugestões de alguns critérios que podem ser usados em sua avaliação:
• A contribuição individual e nas discussões coletivas.
• Envolvimento nas atividades necessárias.
• Auto-avaliação com seriedade no tratamento das questões abordadas.
• A habilidade de relacionar as discussões feitas em aula com as atividades propostas.
Lembre-se de que o resultado das avaliações lhe deve ser sempre de algum modo útil afim de que você possa traçar novas estratégias métodos e caminhos para que suas aulas alcancem sempre objetivos pretendidos.
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