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Convivendo e Respeitando a diversidade

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilitar ao aluno adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas.                   

Compreender e identificar a estrutura e as características de uma notícia.                   

Proporcionar ao aluno, através da leitura, a reflexão sobre as potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais.                   

Promover uma discussão oral sobre crianças portadoras de necessidades especiais.                  

Trabalhar a interpretação de uma notícia e seus elementos ( o quê - quem - onde - quando - porquê - como) 

Duração das atividades
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com notícias em diferentes meios de comunicação e conhecimento sobre algumas das necessidades especiais das quais crianças são portadoras.

Estratégias e recursos da aula

 1 - Iniciar uma conversa informal sobre crianças com necessidades especiais, dentre elas, a síndrome de Down, tecendo comentários.

Informação ao professor: Síndrome de Down ou trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente. A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento (esta informação deverá ser adaptada à idade dos alunos).

 2 - Apresentar aos alunos a seguinte notícia, relacionada à conversa realizada:

Aventura no mundo das letras

Crianças que têm síndrome de Down descobrem o bê-á-bá

Maria Rita Teixeira

Colaboração para a folha

          Foi sensacional quando você começou a entender que as letrinhas que via no computador, nos filmes ou nos livros formavam palavras que, juntas, viravam histórias, não foi?

         Aprender a ler é sempre um motivo de felicidade, e com Samuel Adiron Ribeiro, 7, também foi legal. Ele nasceu com síndrome de Down e sempre gostou de brincar com as letras.

         Samuel foi o primeiro aluno de sua turma a aprender a ler. Sua sala é formada por outras 15 crianças, que não têm essa ou outras síndromes.

         Fernanda Fava, 12,  que também tem síndrome de Down, é outro exemplo. Ela está na quarta-série e nunca repetiu. A menina adora ir à escola, na qual está há seis anos e onde aprendeu a ler, a escrever e a fazer contas. "Jogo no time do colégio, e a gente treina toda semana. Já competimos com outras escola", diz.

         A professora da USP Edna Mattos, 58, explica que a discriminação ainda é comum. "Mas as pessoas com síndrome de Down não são as únicas que sofrem preconceitos". Ela defende a inclusão. Ou seja, que crianças com ou sem deficiências estudem juntas.

                                                                                                                                       Folha de São Paulo, São Paulo, 30 set. 2006. Suplemento Folhinha.

2. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa do texto.

3. Comentar com os alunos que o termo "deficiência", presente no texto, é atualmente questionada e vem sendo substituída pela nomenclatura "portadores de necessidades especiais".

Professor: Esclareça a sigla USP (Universidade de São Paulo)

4. Após a leitura silenciosa, feita pelos alunos, ler a notícia para os alunos e pedir para que acompanhem a leitura.

5. Oralmente, realizar as seguintes perguntas:

a) Onde esse texto foi publicado?

b) Textos como esse podem ser encontrados em que publicações?

c) Que texto é esse que acabamos de ler? (ouvir opiniões)

* Caso algum aluno responda que é uma notícia, perguntar:

d) Por que você acha que é uma notícia?

Professor: Explicar aos alunos que textos como esse, notícia, podem ser encontrados em jornais, revistas. Comente que, as notícias, também podem ser transmitidas pelo rádio, televisão e pela Internet.

6. A seguir, esclarecer aos alunos as características do gênero Notícia.

* Sugestão:

a) Escrever no quadro as características e as partes que compõem uma notícia:

* linguagem clara e objetiva;

* pode conter fotos.

b) O que deve conter numa notícia:

* o título da notícia é muito importante, porque pode dar uma "dica" do que se trata.

* apresenta o "olho", um resumo das ideias principais da notícia.

Sugestão: Os alunos poderão copiar ou grifar com lápis de cores diferentes no próprio texto.

"O quê" - o fato ocorrido - crianças com síndrome de Down aprendem a ler.

"Quem" - o personagem envolvido -  Samuel Ribeiro e Fernanda Fava.

"Onde" - o local do fato -  na escola das crianças.

"Quando" - o momento do fato - durante as aulas.

"Porquê" - a causa do fato - frequentam a escola e estavam em idade para serem alfabetizados.

"Como" - o modo como o fato ocorreu - através da alfabetização.

7. Realizar a discussão oral sobre as potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais.  

Professor: Seria interessante, se for possível, que os alunos tivessem contato com outras notícias sobre crianças portadoras de necessidades especiais que obtiveram êxito em: estudos, esportes, artes.

Salientar que, muitas vezes, o preconceito dificulta a inserção dessas crianças em alguns setores da sociedade.

8. Realizar as seguintes atividades no caderno.

a) Toda notícia apresenta um título. Esse título pode vir acompanhado de um "olho", que é um pequeno trecho que apresenta o resumo das principais ideias do texto. Leia o "olho" da notícia e responda: Qual é o assunto do texto?

b) Ao iniciar a notícia, a jornalista faz uma pergunta. A quem a pergunta é dirigida?

c) O segundo e o terceiro parágrafos trazem informações sobre uma criança. Releia-os e escreva os seguintes dados da criança:

* Nome: Samuel Adiron Ribeiro

* Idade: 7 anos

*  Como é descrita: Tem síndrome de Down e sempre gostou de brincar com as letras.

*  O que fez: Foi o primeiro aluno da sua turma a aprender a ler.

d) O 4º parágrafo traz informações sobre outra criança:

* Qual o nome da criança?

* Qual é a sua idade?

* O que ela faz na escola além de estudar?

e) A professora Edna Mattos afirmou, na matéria, que "as pessoas com síndrome de Down não são as únicas que sofrem preconceitos". Você concorda com essa afirmação? Se concordar, conte outros casos de preconceito que você conhece ou já ouviu falar.

Professor: Os alunos poderão citar preconceitos em relação às pessoas pobres, negras, de outra etnia, portadores de necessidades especiais, muito baixas, muito altas, muito gordas, muito magras, ec.

Registre as respostas dos alunos no quadro e aproveite para ampliar a discussão a respeito.

Recursos Complementares

Para enriquecer as suas aulas:

O Pequeno Rei Arthur - Convivendo com a Síndrome de Down

Autor: Cyreno, Lúcia; Paterno, Semiramis Editora: Paulinas Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura P/ Crianças 8-11 A

Esta é a história de Arthur, um menino com nome de rei, mas que, como seus amigos, adora aprender coisas novas e fazer travessuras. Ele tem um jeitinho meio diferente, porque nasceu com síndrome de Down, mas isso não quer dizer que ele não seja como outra criança qualquer!

Avaliação

Ao final das atividades propostas o professor avaliará se os alunos:

- adotaram atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas;                  

- compreenderam e identificaram a estrutura e as características de uma notícia;                   

- refletiram sobre as potencialidades de crianças portadoras de necessidades especiais;                   

- discutiram sobre crianças portadoras de necessidades especiais;                   

- trabalharam a interpretação de uma notícia e seus elementos (título, personagem, fato local, modo, motivo e objetivo).

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