31/08/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Reconhecer os direitos e os respectivos deveres na convivência com o outro, através de discussão oral.
Desenvolver a leitura de um texto que apresente algumas dicas para se viver bem com os outros.
Trabalhar a interpretação do texto lido.
Elaborar um cartaz listando os direitos e respectivos deveres dos alunos na escola.
É importante que os alunos tenham algum conhecimento sobre os seus direitos e deveres na escola.
1. Entregar aos alunos o seguinte texto:
O campeão
Carmen Lúcia Campos
Danilo adora bola. Só que ele não consegue jogar futebol. Suas pernas são fracas e seus pés são virados para dentro. Suas mãos longas e sem muita força gostam de se encontrar na frente do corpo.
Mesmo assim, Danilo não é uma criança triste. O carinho do pai e da mãe faz sua vida feliz.
Marina, sua irmã, sempre inventa uma brincadeira divertida para eles dois.
No começo do ano, uma mudança. Danilo vai estudar numa escola nova, com crianças diferentes dele.
No primeiro dia de aula, ele fica assustado com tanta gente desconhecida.
Percebe que ninguém tem as pernas e os pés como os dele. "Será que vão gostar de mim?" - pensa Danilo, com tristeza.
Na hora do recreio, Pedro convida:
- Vamos brincar de pega-pega? É legal!
A professora Alice olha para Danilo e vai sugerir outra brincadeira, quando tem uma surpresa. Lá vai Danilo atrás da turma! Às vezes, parece que vai tropeçar nos próprios pés e cair, mas não desiste. E, finalmente, ele consegue tocar em uma garota de trancinhas.
Danilo fica todo feliz, mas, de repente, tem uma grande dúvida: "Será que ela deixou de propósito?"
No outro dia, Lucas faz um desafio:
- Professora, a gente pode apostar corrida? Eu ganho de todo mundo, quer ver?
Tatiana dá uma ideia:
- O Danilo não pode correr como a gente, mas a gente pode correr como ele!
Ninguém entende nada e a garota explica:
- É só todo mundo correr com as pernas juntas e os pés assim...
Aquilo parece meio maluco, mas as crianças começam a experimentar o novo jeito de correr.
A turma, então, se prepara para a largada e, quando a professora diz "Já", é a maior confusão. É criança para todo lado, andando devagarinho... e mesmo assim, tropeçando, dando trombada, errando o caminho.
Enquanto isso, alguém se aproxima da linha de chegada, para bater o seu próprio recorde.
É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro campeão.
2. Pedir aos alunos que leiam o texto silenciosamente. Depois, convidá-los a ler em voz alta.
3. Promover o reconto da história, de forma a relembrar os acontecimentos.
4. Realizar uma discussão oral sobre os direitos do Danilo na nova escola.
* Salientar que, apesar de Danilo ser um menino diferente fisicamente, os seus direitos como criança e como aluno são os mesmos de qualquer criança/aluno.
Perguntar: E você, quais os direitos que tem enquanto aluno? (ouvir opiniões)
E quais são os seus deveres? (ouvir opiniões)
* Escrever as opiniões no quadro, dividindo-o ao meio: escrever de um lado DIREITOS, de outro DEVERES.
5. Após a discussão oral, realizar a interpretação do texto O campeão.
a) Leia as frases e numere-as de acordo com a sequência dos fatos da história.
( ) Pedro convida Danilo para brincar de pega-pega.
( ) Danilo percebe que os colegas não têm as pernas e os pés como os dele.
( ) Danilo toca em uma garota de trancinhas.
( ) Alice sugere outra brincadeira.
( ) Danilo cruza a linha de chegada.
Agora, reescreva a história, seguindo a ordem dos fatos.
b) Leia o quadro abaixo e circule as características de Danilo.
triste |
corajoso |
animado |
feliz |
ciumento |
bravo |
c) Explique a frase abaixo de acordo com a história:
Às vezes, as coisas parecem... mas não são.
d) Responda de acordo com acontecimentos da história.
* No primeiro dia de aula, Danilo ficou triste, pensando se os colegas gostariam dele. Mas o que aconteceu?
* A professora Alice achava que Danilo não conseguiria brincar de pega-pega. Mas qual foi a surpresa de Alice?
* Lucas achava que venceria todos com facilidade na corrida, mas quem foi o campeão?
e) Releia o final da história:
"É Danilo, quem experimenta o gosto de ser um verdadeiro campeão."
Em sua opinião, o que a autora do texto quis dizer com a palavra destacada?
f) Agora, observe o cartaz.
* O que o cartaz quer dizer?
* Em que Danilo é diferente da menina do cartaz?
* E para você: o que é ser diferente?
6. Dividir a turma em pequenos grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá listar em uma folha os direitos e os deveres para viver bem com os outros.
Exemplo:
Direitos Deveres
Expressar as minhas opiniões Ouvir a opinião dos outros
Ter horas para brincar Ser esforçado nos estudos
Ser como sou sem prejudicar os outros Respeitar as diferenças dos outros
7. Após terminar a atividade, o professor deverá recolher as folhas para fazer a compilação das ideias dos alunos.
8. Cada grupo receberá uma cartolina, que será dividida em quatro partes, para que cada um dos componentes do grupo registre um direito com seu respectivo dever. A seguir, deverão ilustar o cartaz com desenhos.
Sugestão: O livro Eu e os outros - melhorando as relações, de Liliana e Michele Iacocca apresenta situações do dia a dia que nos leva a refletir sobre as nossas relações com o outro. É um ótimo livro para ser trabalhado em sala de aula.
Livro: Não tem dois iguais, de Carmen Lúcia Campos. Editora Escala Educacional.
Ao final da atividade o professor deverá avaliar se o aluno:
- reconheceu os direitos e os respectivos deveres na convivência com o outro, através de discussão oral;
- desenvolveu a leitura de um texto que apresenta algumas dicas para se viver bem com os outros;
- trabalhou a interpretação do texto lido;
- elaborou um cartaz listando os direitos e os respectivos deveres dos alunos na escola.
Cinco estrelas 2 classificações
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09/09/2014
Cinco estrelasÓtimo material para ser trabalhado com alunos do ensino fundamental. Excelente!
19/02/2014
Cinco estrelasExcelente sequência didática! Não apenas para trabalhar Língua Portuguesa, mas para discutir valores com os alunos e falar sobre o respeito que se deve ter com os alunos de inclusão presentes na escola regular.