26/09/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Incentivar os alunos, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência.
Verificar os argumentos que os alunos usam para defender as suas ideias.
Registrar as dicas mais importantes para um bom convívio.
Promover uma exposição ilustrada de atitudes que demonstram boa convivência.
É necessário que os alunos tenham um conhecimento básico do que seja um debate.
1. Iniciar a aula perguntando aos alunos o que é preciso para termos uma boa convivência com os outros.
* O que é mais importante para conviver bem com os outros? (ouvir opiniões)
2. Apresentar o seguinte texto sobre convivência.
O dono da bola
Caloca morava na casa mais bonita da nossa rua. Os brinquedos que Caloca tinha, vocês não podem imaginar! Até um trem elétrico ele ganhou do avô.
E tinha bicicleta, com farol e buzina, e tinha tenda de índio, carrinhos de todos os tamanhos e uma bola de futebol, de verdade. Caloca só não tinha amigos. Porque ele brigava com todo mundo. Não deixava ninguém brincar com os brinquedos dele. Mas futebol ele tinha que jogar com a gente, porque futebol não se pode jogar sozinho.
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca. Mas toda vez que a gente ia jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. Era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
- Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
- Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...
- Espírito esportivo, nada! - berrava Caloca. - E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E, assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.
Ruth Rocha. Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias. Rio de Janeiro: Salamandra, 1981 (fragmentos)
3. Discussão oral:
* Vocês acham que existem muitos Calocas na vida, meninos e meninas que vivem estragando as brincadeiras por pensarem só em si mesmos? Dêem um exemplo.
* Se você fosse o dono da bola, como agiria?
* Você tem muitos amigos? O que faz para não perder a amizade deles?
4. Propor aos alunos um debate sobre como agiriam se estivessem no lugar dos amigos de Caloca.
Explicar aos alunos que, para se fazer um debate, deve-se:
* primeiro escolher o tema a ser debatido (as atitudes do Caloca);
* entender que o debate só é possível quando há oposições de pontos de vista sobre um determinado assunto;
* escutar com respeito os outros pontos de vista e apresentar os seus também de modo respeitoso, para não ofender o outro. A oposição é de ideias, não de pessoas.
a) dividir a turma em dois grandes grupos: os que concordam com as atitudes de Caloca e os que não concordam;
b) anotar no quadro as principais opiniões dos grupos;
c) iniciar o debate com os outros colegas de classe, onde cada grupo deverá dar sua opinião sobre o assunto;
d) a opinião sobre o assunto deve ser dada, assim como saber ouvir a opinião dos outros;
e) quem não concordar com alguma opinião, deverá aguardar sua vez de falar e expor seus argumentos.
5. Pedir aos alunos que, após o debate, apresentem dicas que considerem importantes para que haja uma boa convivência.
6. O professor deverá anotar no quadro todas as ideias sugeridas.
7. Em duplas, os alunos irão copiar uma ideia e ilustrá-la.
8. Confeccionar cartazes que ficarão afixados nos corredores da escola, para que todos se lembrem de como conviver em harmonia.
* Não esquecer de colocar o nome dos autores dos cartazes.
O livro Eu e os outros - melhorando as relações, de Liliana e Michele Iacocca apresenta situações do dia a dia que nos leva a refletir sobre as nossas relações com o outro. É um ótimo livro para ser trabalhado em sala de aula.
Ao final das atividades propostas o professor deverá avaliar se os alunos:
- sentiram-se incentivados, a partir de um texto, a discutir sobre o tema convivência;
- usaram argumentos para defender as suas ideias;
- registraram as dicas mais importantes para um bom convívio;
- promoveram uma exposição ilustrada de atitudes que demonstram boa convivência.
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