Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produzindo um texto escrito: regras de convivência

 

27/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados.

Incentivar os alunos a discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.                                        

Elaborar regras de convivência para a confecção de um mural na sala de aula.                                       

Confeccionar o mural da sala de aula com as regras de convivência elaboradas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham a consciência de que para convivermos bem com os outros, precisamos obedecer algumas regras.

Estratégias e recursos da aula

1. Sentados em círculo, o professor iniciará uma discusão oral e orientada sobre boa convivência.

a) Pedir aos alunos que relatem situações em que não tiveram uma boa convivência com colegas e amigos. (ouvir opiniões)

b) Pedir que relatem, que contem quais atitudes foram tomadas diante dessas situações e o porquê.

c) Explicar aos alunos que todos temos o direito de expressar as nossas ideias, de tomar algumas atitudes que achamos corretas, mas que também temos o dever de aceitar o outro como ele é, bem como a sua opinião.

d) Salientar que, em todos os lugares, temos regras a seguir e que isso facilita a nossa boa convivência com o outro.

e) Exemplificar, oralmente, alguns direitos que todos os alunos têm na sala de aula e seus respectivos deveres.

2. Dividir a turma em duplas e pedir para elaborarem três regras de convivência. Não esquecerem de que para cada direito, colocar um dever relacionado.

Antes de iniciar o trabalho, colocar alguns exemplos no quadro e pedir sugestões.

Exemplo: *  Tenho o direito de expressar minhas opiniões e o dever de ouvir a opinião dos outros.

              * Tenho o direito de brincar na hora do recreio de fazer as tarefas no horário da aula.

3. Recolher as regras elaboradas e registrá-las no quadro. As regras repetidas deverão ser registradas uma única vez.

4. Realizar uma discussão sobre as regras registradas e sugerir mais algumas, se for o caso.

5. Solicitar aos alunos que tragam de casa gravuras de jornais e revistas (ou podem desenhar) sobre as regras elaboradas pela classe para ilustrar o mural que deverá ser confeccionado pela turma.

                                                             

Fonte: borboletrar.blogspot.com  

6. Confeccionar um mural com as regras de convivência elaboradas e ilustrá-lo com as gravuras trazidas pelos alunos.

7. O mural deverá ficar afixado na sala de aula durante todo o período letivo e servirá para que todos se lembrem de como devem viver em harmonia na sala de aula e na escola.

                                                              

Fonte: eecriativa.com.br  

 

Livro sugerido para ser trabalhado:

Este livro poderá ser lido após a confecção do mural e servirá de enriquecimento ao tema trabalhado.

 

Fonte: emule.com.br   

Recursos Complementares

Eu e os outros - Melhorando as relações. Autores: Liliana Iacocca e Michele Iacocca. Coleção: Pé no Chão.

Avaliação

Após a elaboração do mural, o professor avaliará se os alunos:

- realizaram uma discussão, a partir de várias situações-problemas, sobre soluções para os conflitos apresentados;

- sentiram-se incentivados para discutirem sobre direitos e deveres na sala de aula.

- elaboraram regras de convivência para a confecção de um mural na sala de aula;                   

- confeccionaram o mural da sala de aula com as regras de convivência elaboradas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.