Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A entrevista oral: bate papo direcionado

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Antônio dos Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, pretendemos que os alunos observem o uso da linguagem em entrevistas orais, levando-os a aprimorar a sua habilidade de uso da língua em situações mais ou menos formais de oralidade.

Duração das atividades
Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria importante que os alunos pudessem retomar seus conhecimentos prévios sobre entrevistas, relembrando programas de televisão, de rádio ou podcasts diversos que fazem uso dessa modalidade de conversação.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para iniciar esta aula, o professor deve estimular os alunos a recuperarem os seus conhecimentos prévios sobre o gênero entrevista, por meio de questionamentos como:

Onde as entrevistas podem ser veiculadas?

Observação: Esperamos que os alunos respondam a esta questão apontando jornais, revistas, internet, programas de TV e de rádio. Antes de prosseguir com os questionamentos, o professor deve esclarecer que, nesta aula, eles vão tratar de entrevistas transmitidas oralmente e, por isso, eles devem se concentrar nas entrevistas em rádio e TV.

Você conhece programas de TV e rádio em que são feitas entrevistas? Caracterize o tipo de entrevista apresentada nesses programas: mais formais, mais informais, em geral tratam de qual aspecto relativo ao entrevistado (vida pessoal, assunto de que o entrevistado é especialista, fatos recentes)? Qual é o perfil das pessoas que, geralmente, são entrevistadas nos programas que você conhece? Qual critério você acredita ser utilizado para se escolher uma pessoa a ser entrevistada? Como o entrevistador deve se preparar antes de fazer uma entrevista?

A partir das respostas dos alunos, o professor deve fazer um quadro esquemático na lousa (quadro). Dessa forma, ficarão mais claras para os alunos as variáveis que estão envolvidas na composição de uma entrevista. Vejamos:

ENTREVISTA

Veículo

Tipo de programa de rádio ou TV

Foco da entrevista

Perfil do entrevistado

O que motiva a escolha de um entrevistado?

Como o entrevistador deve se preparar para a entrevista?

 Atividade 2

No segundo momento da aula, o professor dever apresentar aos alunos as duas entrevistas 1 e 2 e pedir que eles prestem atenção nas variáveis que foram discutidas na atividade anterior.

Entrevista 1:  http://www.youtube.com/watch?v=D-frfEGq96g&feature=related, acessado em 3 de junho de 2010. 

Entrevista 2: http://www.youtube.com/watch?v=7mA2DVMTitU, acessado em 3 de junho de 2010.  

Observação: Caso a escola não disponha de recursos, sugerimos que o professor passe os links aos alunos e solicite que eles vejam as entrevistas antes da aula.

Depois que os alunos tiverem visto as entrevistas uma vez, o professor deve propor-lhes as questões a seguir, dando a eles a oportunidade de vê-las mais uma vez.

Questões:

Sobre a Entrevista 1:

a) Em geral, uma entrevista é anunciada com a apresentação de um perfil do entrevistado, mostrando ao espectador quem é esse entrevistado em um cenário de conhecimento público. Tal apresentação, porém, foi dispensada na entrevista de Dunga. Por quê?

b) Ao anunciar a entrevista de Dunga, a apresentadora faz referência às nuances da personalidade do entrevistado. Quais seriam essas nuances e que elementos ela toma como indicadores dessas nuances?

c) Nós podemos dividir a entrevista de Dunga em cinco partes: perspectivas na profissão, jardinagem, jogadores da seleção, adversários na Copa e expectativa de resultado na Copa do mundo. Faça um resumo do pensamento de Dunga a respeito de cada um desses aspectos.

d) O repórter refere-se à entrevista como uma "conversa". O que isso nos mostra a respeito do grau de formalidade da entrevista? Aponte outros elementos da entrevista que confirmem a sua resposta.

Sobre a Entrevista 2:

e) Como é a apresentação desta entrevista? Quem é o entrevistado?

f) Podemos dividir esta entrevista em quatro partes: definição de tristeza e depressão, sintomas da depressão, quem pode ficar deprimido e o que fazer em um quadro de depressão. Resuma brevemente o que diz o psiquiatra a respeito dessas questões.

g) Há momentos em que a entrevistadora traz perguntas já preparadas e outros em que ela parece interagir com o entrevistado, procurando deixar mais claro o que ele acabou de dizer. Retome um momento em que ela parece intervir, pedindo um esclarecimento.

h) O entrevistado parece tentar ser didático. Por que ele se expressa dessa maneira?

Depois que os alunos tiverem respondido às questões, o professor deve corrigí-las com a turma. Em seguida, o professor deve solicitar que os alunos retomem o quadro feito na Atividade 1 e caracterizem as entrevistas 1 e 2, segundo as variáveis levantadas nesse quadro, ou seja, quanto a: veículo de transmissão, tipo de programa, foco da entrevista, perfil do entrevistado, o que motivou a escolha do entrevistado e, por fim, como o entrevistador deve ter se preparado para tal entrevista.

Para finalizar esta atividade, o professor deve promover uma discussão com os alunos sobre a classificação das entrevistas, procurando levá-los a refletir sobre as seguintes questões:

i) Qual seria o público alvo destas entrevistas? Explique.

j) Qual parece ser o objetivo de cada uma das entrevistas?

k) Qual entrevista é mais informal? Por quê?

Atividade 3

Nesta atividade, os alunos, reunidos em grupos de 5, devem preparar uma entrevista. Vejamos a descrição do exercício:

  • Imaginem que vocês estejam participando de um programa para jovens, transmitido por um canal aberto de TV em rede nacional. Vocês devem preparar uma entrevista, com um profissional de qualquer área, que vai ao programa esclarecer as dúvidas de jovens espectadores sobre a profissão que exerce, como foi o processo de escolha, o que o influenciou, se é uma profissão que exige estudos, como foi entrar no mercado de trabalho, como é o dia-a-dia, como é o trabalho, onde se pode trabalhar sendo um profissional dessa área, etc. Um de vocês será o apresentador, ou seja, o responsável por apresentar o entrevistado, os entrevistadores e conduzir a entrevista, e os demais serão entrevistadores, jovens que irão direcionar perguntas ao entrevistado.

1º passo: Escolham uma profissão. Tentem escolher uma profissão cujo profissional vocês conheçam, assim ficará mais fácil desenvolver o trabalho, pois o entrevistado deve comparecer à escola em um dia determinado.

2º passo: Pesquisem tudo que puderem sobre a profissão escolhida.

3º passo: Elaborem as questões a serem feitas. Sugerimos que os alunos dirijam entre 7 e 10 perguntas ao entrevistado, a depender da objetividade dessas perguntas. Caso sejam propostas mais de três perguntas cuja resposta seja muito direta, como "sim", "não", "uma data", "um lugar", etc, os alunos devem fazer mais perguntas para compensar, senão há risco de a entrevista ser muito curta.

4º passo: Definam os papéis: quem será o entrevistado, o apresentador e os entrevistadores.

5º passo:  A exemplo do que fez a apresentadora do MGTV, elaborem uma introdução para a entrevista.

6º passo: Ensaiem a entrevista, procurando ter uma boa dicção e clareza nas formulações.

7º passo: A entrevista! Disponham-se, confortavelmente, na frente da sala, apresentem o entrevistado, o tema da entrevista e façam as perguntas.

Observação: Sugerimos que o professor, preferencialmente, reserve um sábado letivo para a realização das entrevistas, assim os alunos terão menos problemas para levar o profissional a ser entrevistado até a escola.

Recursos Complementares

Recomendamos ao professor o sítio http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comunicacao-oral-entrevista-contexto-estudo-vida-obra-artista-local-539366.shtml (acessado em 02 de junho de 2010), no qual ele pode encontrar uma sequência didática que também propõe um trabalho sobre "entrevista". Além disso, nesse mesmo sítio, o professor terá acesso a outros links que o conduzem a reportagens da Revista Nova Escola sobre o tema "comunicação oral".

Avaliação

A compreensão das propostas pelos alunos será avaliada a partir do esclarecimento (correção) em sala de aula de cada uma das atividades.

Sugerimos que o professor se detenha mais na avaliação da atividade de elaboração da entrevista, desde a pesquisa, passando pela elaboração das perguntas e da introdução, até a realização da entrevista propriamente dia - organização, boa dicção e clareza.

Para avaliar toda a elaboração da entrevista, sugerimos que a pesquisa, a instrução e as perguntas feitas pelos alunos sejam recolhidas por escrito, assim o professor poderá os auxiliar nos aprimoramentos que forem necessários. Além disso, se houver disponibilidade de recursos, o professor pode filmar as entrevistas, a fim de ter o material para mostrar aos alunos e fazer comentários.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jaqueline Gomes Alves, CE BALDOMERO BARBARA , Rio de Janeiro - disse:
    jaqueline.alves08@hotmail.com

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente sua proposta. Criativa e muito bem elaborada. Despertou-me um olhar diferenciado sobre o que eu pretendia executar. Agradeço. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.