31/05/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Não há necessidade que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
ATIVIDADE 1: Dinâmica: Este é meu corpo – Extraído do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: www.promundo.org.br
Professor/a esta atividade tem como objetivo promover a discussão sobre a forma pela qual percebemos nosso corpo e o corpo do outro, e, até que ponto essa percepção é influenciada pelas imagens trasmitidas pela mídia.
Materiais necessários:
Papel, lápis ou caneta para colorir, revistas e jornais que tratem de beleza e corpo. Se houver a estrutura necessária pode-se também trabalhar com comerciais de TV.
Dicas para planejamento:
Para ajudar na discussão de fechamento da atividade, o/a professor/a pode juntar figuras de corpos masculinos e femininos, com diferentes cores, tamanhos, pesos, etc. Isto auxilia a percepção da diversidade humana e nos faz sentir melhor em nosso corpo.
Procedimento:
Pontos para discussão:
Fechamento: Professor/a estimule uma reflexão sobre como os padrões de beleza ou a forma como a mulher é tratada está relacionado com a exploração sexual das mulheres.
ATIVIDADE 2: Dinâmica: Cuidado com o meu corpo. Texto original de: Vera Lúcia Moreira. Disponível em: www.educarede.org.br
Algumas informações para o/a professor/a:
A puberdade traz novas necessidades de cuidado com o corpo e com a higiene. O/a professor/a, ao abordar a saúde do corpo humano, deve ter em mente que os conhecimentos e as informações referentes à higiene pessoal precisam ser trabalhados, porque na adolescência aparecem novos hormônios e funções que produzem odores e secreções (vaginal e peniana). A falta de higiene pode acentuar cheiros desagradáveis e causar inflamações no pênis pelo acúmulo de bactérias, caso não se faça a higienização no prepúcio, irritação vaginal durante a menstruação, quando a limpeza for insuficiente, e mau cheiro pelo excesso de suor nas axilas, pés e pele. A partir da puberdade, esses fatores podem interferir não só no aspecto físico como nas relações interpessoais do/a jovem. A higiene pessoal adequada favorece as ligações afetivo-sociais da idade, fortalecendo a confiança em si e no outro, e uma auto-estima positiva.
Sendo assim, esta atividade tem como objetivo promover a elaboração de uma propaganda por meio da confecção de outdoors que possa favorecer a abordagem desse assunto de forma participativa, reflexiva e integrada a outras áreas do conhecimento.
Material necessário:
Papel A4; canetas ou lápis; tesouras; revistas; folhetos; livros didáticos de Ciências e/ou paradidáticos; cartolinas; tesouras; cola.
Procedimento:
A atividade consiste em escrever em oito tiras de papel os temas abaixo relacionados, dividir a classe em oito grupos e solicitar a cada um deles que sorteie uma tira de papel. Dessa forma, cada tema será tratado por dois grupos.
Temas:
Para a pesquisa de conteúdos, coleta de informações e fatos, cada grupo receberá materiais previamente selecionados pelo/a professor/a, que podem ser revistas, folhetos, livros didáticos ou paradidáticos. Após a pesquisa orientada pelo/a professor/a, cada grupo desenvolve um outdoor para uma campanha publicitária, cujo objetivo é promover a boa higiene e a boa aparência como um meio de viver com saúde e prazer. O público-alvo da campanha é constituído pelos/as colegas de classe. Para confeccionar o outdoor, pode-se utilizar cartolina, canetas coloridas, revistas, tesoura, cola ou desenhos dos próprios alunos.
Dica:
O/a professor/a de Língua Portuguesa poderá participar da atividade, por meio de leitura e escrita de textos publicitários, comparando-os e estabelecendo, com os/as alunos/as, suas características. A propaganda deve enfatizar os seguintes pontos:
No fim, é interessante montar uma exposição dos outdoors confeccionados pelos/as alunos/as. O/a professor/a deve estimular uma discussão sobre o que sentiram no decorrer da atividade; se os/as alunos/as possuem preocupação com o seu corpo e de que maneira; quais são os hábitos de higiene adotados por eles/as e como finalização da atividade sugerir que os/as alunos/as façam uma síntese dos principais pontos que surgirem.
A avaliação dos resultados pode ser feita por meio do próprio conteúdo dos cartazes e do posicionamento da classe em relação aos trabalhos.
ATIVIDADE 3: Agência de publicidade na campanha “O amor com o próximo e com o seu próprio corpo”
Professor/a, nessa atividade deverá dividir os/as alunos/as em até 5 grupos. “Cada grupo representará uma agência de publicidade que estará disputando uma campanha de sensibilização na escola sobre o respeito e amor com o próximo e com o seu próprio corpo”.
Material:
Cartolina ou papel pardo para cartaz, lápis, canetas coloridas, tesoura de ponta redonda, cola e revistas velhas.
Procedimentos:
Observação:
Educador/a não deixe de orientá-los como forma de apoio e direcionamento para a construção do material da campanha, da seguinte maneira:
Professor/a o objetivo de tal atividade é favorecer a apropriação do próprio corpo pelos adolescentes, assim como contribuir para o fortalecimento da auto-estima e a conquista de maior autonomia, dada a importância do corpo na identidade pessoal.
Para saber mais:
Saúde Pública: http://www.saudepublica.bvs.br/ . Site do Ministério da Saúde com biblioteca virtual de pesquisa sobre corpo humano e sexualidade.
Adolesite: Site ligado à Coordenação Nacional de DST e AIDS, dirigido aos adolescentes com perguntas e respostas sobre sexualidade, drogas e prevenção de gravidez na adolescência e DSTs. Professor/a consultar no google. www.google.com.br
A avaliação deve ser orientada pelos objetivos da atividade. Nesse sentido, é importante nessa avaliação retomar os objetivos das atividades propostas. Nesse contexto, poderá ser feita em todos os momentos das atividades, sendo considerado a participação e o envolvimento dos/as alunos/as nos debates e na realização das atividades solicitadas. Dessa forma, o processo avaliativo ocorrerá a partir da participação e produção dos/as alunos/as.
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