01/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: leitura de imagens |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Educação Profissional | Produção Cultural e Design | Técnico em Publicidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo.
ATIVIDADE 1: Trabalhando com texto: Os sentidos do corpo – Texto original: Yara Sayão e Silvio Duarte Bock.
Professor/a, objetivando contextualizar a temática e aproximá-la do universo dos/as alunos/as, entregará aos mesmos, divididos em duplas, um texto informativo sobre “Sentidos do Corpo”. Tal texto encontra-se apresentado e disponível no link abaixo:
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=6
Procedimentos:
Cada dupla terá como uma primeira atividade ler o texto e escrever um comentário geral sobre os sentidos atribuídos ao corpo. Quando todas as duplas finalizarem, o/a professor/a solicitará que leiam para a sala suas considerações. Cabe ao/a professor/a atuar como mediador da atividade, auxiliando os/as alunos/as na elaboração dos comentários, bem como na orientação para estabelecerem relações com as atitudes estereotipadas e discriminatórias socialmente. Além disso, compreendemos que nesta discussão é necessário:
ATIVIDADE 2: Espelho, espelho meu, haverá alguém mais feio e infeliz do que eu?
Está atividade tem como objetivo despertar a consciência dos/as alunos/as de que os padrões de beleza e estéticos mudam e que estar fora deles não significa necessariamente ser excluído pela sociedade, impossibilitando de amar ou ser feliz.
Inicialmente o/a professor contará para a turma uma história.
“Narcisa, 14 anos, no espelho, não estava deslumbrada com usa beleza. Pelo contrário, se achava magricela, desengonçada, bem diferentes das garotas da TV... (...) de que Narcisa tem uma coleção de recortes de jornal e pôsteres. A mãe de Narcisa, ao vê-la no espelho, pára e fica admirada: QUE MOÇA BONITA!!! Na presença da mãe, Narcisa disfarça o desconforto de sentir-se tão distante dos ideais de beleza. To pensando em entrar para uma academia de ginástica. O que você acha? Ótimo, vou até aproveitar e fazer umas aulas também, estou tão enferrujda...!”
Ao finalizar a leitura da história:
ATIVIDADE 3: Agência de publicidade – Os corpos femininos - Extraído do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Objetivo:
Incentivar a reflexão sobre o quanto as mensagens que são divulgadas pela mídia são criações de um grupo de pessoas, a partir de um olhar específico. No caso, dessa atividade abordaremos a construção social do corpo da mulher pelos meios midiáticos.
Materiais necessários:
Cartolinas, ou papel pardo para cartaz; lápis e canetas coloridas; tesouras; cola; revistas antigas e/ou jornais.
Procedimentos:
Após esse fechamento, pontos para discussão:
Encerramento:
Professor/a é importante que a partir das questões para discussão, o grupo perceba o quanto as mensagens transmitidas pelas propagandas não são imparciais, mas apresentam uma intencionalidade. As mensagens e/ou imagens direcionadas ou representativas dos corpos de homens e mulheres partem de uma imagem diferenciada de gêneros e contribuem para reforçar estereótipos. È importante discutir como ter uma visão crítica do que recebemos por meio da mídia.
Professor/a destacamos algumas sugestões abaixo como forma de trabalho interdisciplinar que envolve a temática “Corpo: matriz da sexualidade”. Adaptado do site “EducaRede” – http://www.educarede.org.br/
Como outros temas básicos à vida, o do corpo: matriz da sexualidade precisa fazer parte do projeto pedagógico da escola. Alguns aspectos ligados ao corpo precisam ser tratados pela equipe escolar, tais como:
Entendemos que os aspectos fundamentais do corpo como matriz da sexualidade podem e devem ser abordadas nas diferentes disciplinas.
Dica importante para o/a professor/a:
O conhecimento do corpo e de seu funcionamento propicia maior conscientização da importância da saúde e da necessidade de ações não só curativas, mas também preventivas. A escola deve, então, atuar de forma integrada com os serviços públicos de saúde da região, incentivando, por exemplo, os/as adolescentes a realizarem consultas regulares ao clínico geral, urologista ou ao ginecologista, para acompanhamento da condição da saúde e do desenvolvimento.
Professor/a como forma de auxiliar na execução e discussão das atividades propostas, sugerimos algumas leituras.
A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos/as alunos/as nos debates e na realização das atividades solicitadas. Dessa forma, o processo avaliativo ocorrerá a partir da participação e produção dos/as alunos/as.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/01/2012
Cinco estrelasClara e objetiva - Um aula bastante diversificada e criativa