Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DROGAS! A praga do século XXI / PREVENÇÃO ÀS DROGAS

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer os diferentes tipos de drogas. Conhecer meios de prevenir-se do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

 

Aula 1

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/problematizacao.gif

Professor, comente as notícias sobre drogas veiculadas na TV todos os dias e quais as conseqüências do vício para a família e sociedade (resposta: a violência)

Discutir:

Apesar de tantas campanhas o que leva as pessoas a usarem drogas?

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/dinamica.jpg

COMBINANDO CARTÕES INFORMATIVOS

O objetivo desta atividade é tornar conhecidas informações básicas sobre o uso indevido de drogas e medidas preventivas em relação ao seu uso.
Cartões com perguntas e cartões com respostas são distribuídos aleatoriamente para todos os alunos (sempre combinando o número de perguntas e respostas com o número total de alunos da turma).
Durante alguns minutos os alunos deverão circular pela sala lendo os cartões uns dos outros, tentando combinar as perguntas com as respostas de maneira correta.

Dica – No momento em que os alunos estiverem andando pela sala poderá ser tocada uma música instrumental, para descontrair e dar tempo para lerem os cartões.

Após o término da música, ou quando todos combinarem os cartões, o professor orienta para que cada dupla apresente a pergunta e resposta para verificar se elas combinam. Caso contrário, troca-se com quem estiver com a resposta correta e o professor complementa as informações.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/cartoes_drogas.jpg

Dica – Acima é apresentado um modelo para os cartões. Procure produzi-los com cores diferentes para facilitar a combinação entre eles.

SUGESTÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA OS CARTÕES

1 - O que são drogas?
Resposta - São substâncias utilizadas pelo homem para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.

2 – O que faz com que as alterações psicológicas provocadas pelas drogas sejam mais ou menos intensas?
Resposta - As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga e as características de quem as utiliza.

3 – Quais os tipos de drogas?
Resposta - Há dois tipos de drogas: as lícitas (álcool, tabaco e alguns medicamentos) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, crack, anfetamias, etc.).

4 - Quais os três grupos em que podem ser classificadas as drogas?
Resposta - Estimulantes, Depressoras e Perturbadoras (alucinógenas).

5 – O que é dependência química?
Resposta – É quando a pessoa apresenta uma série de sintomas e perda do controle do uso de uma determinada substância psicoativa.

6 – Como pode ser identificada uma possível situação de uso de drogas?
Resposta – Quando são observadas alterações no cotidiano pessoal; queda do rendimento no trabalho, estudo, higiene pessoal; desinteresse por convívio social; mudanças de comportamento; ocorrência de pequenos delitos como furtos de objetos.

7 – Que características individuais podem dificultar o envolvimento com drogas?
Resposta – Habilidades em resolver problemas, vínculos positivos com pessoas, auto-estima desenvolvida, pais presentes que estabelecem limites, bom desempenho na escola, respeito às leis, informações corretas sobre as drogas.

8 – Que situações são desencadeadas pelo uso de drogas?
Resposta – Furto, roubo, seqüestro, violência doméstica.

9 – Por que as pessoas ainda consomem drogas se há tanta divulgação de que fazem mal?
Resposta – Há vários motivos, dependendo da pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. O uso pode comprometer gravemente a vida da pessoa.

10 – Que fatores levam ao risco de uso ou abuso de drogas?
Resposta – A falta de informação, uma saúde deficiente, insatisfação com a própria vida, personalidade vulnerável e acesso fácil às drogas.

11 – O que significa Prevenção às Drogas?
Resposta – Define-se como prevenção às drogas: medidas que informam as pessoas sobre as questões relacionadas com o seu uso; ações que impeça o seu uso e recuperação de usuários com reintegração ao meio social.

12 – Que atitude o jovem pode ter para prevenir-se do uso indevido de drogas?
Resposta – Resposta pessoal

13 – Que atitude o jovem pode ter para prevenir-se do uso indevido de drogas?
Resposta – Resposta pessoal

15 – Que ...

Dica – Caso a turma seja formada por mais de 24 alunos (dois para cada pergunta e resposta) poderão ser produzidos mais cartões com a pergunta número 12 repetidamente.

Para finalizar a atividade, possibilite que todos os alunos respondam a ÚLTIMA PERGUNTA, registrando no quadro os tópicos principais apresentados.


Aula 2

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/atividade.gif

Pesquisa: Como funciona o vício?
Solicite que os alunos realizem uma pesquisa sobre o que leva ao desenvolvimento do vício pelo organismo humano. Recomende que leiam o texto apresentado no sítio:
http://saude.hsw.uol.com.br/vicio3.htm

Os alunos deverão responder em seus cadernos as seguintes questões:
• Que exemplos de drogas são utilizados mais frequentemente pelas pessoas?
• Além do vício em drogas que outro tipo de vício pode ser desenvolvido?
• O que ocorre no cérebro durante o vício?
• O que caracteriza um vício?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/atividade.png

ATIVIDADES DE ÁUDIO

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/som.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/som.jpg

Professor, apresente agora dois recursos de áudios disponíveis no portal do professor, intitulados “Construindo o Futuro” e “Educação na Prisão”.

O primeiro áudio, entre outros assuntos, apresenta projetos que visam tirar o jovem do tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

O segundo áudio, entre outros assuntos, apresenta um curso oferecido pela Universidade de Brasília sobre a prevenção ao uso das drogas.

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

Os áudios recomendados estão nos endereços abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/601/futuro.mp3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/338/dominio-efsf-cin-0056.mp3

Educação na prisão
 

Promova uma análise do que foi apresentado nos áudios. Apresente as questões a seguir para serem discutidas no grande grupo:

• Os projetos apresentados poderiam ser desenvolvidos em minha cidade?
• De quem é a responsabilidade para o seu desenvolvimento?
• Que outras ações podem ser desenvolvidas com a participação dos alunos e da escola no combate ao uso indevido de drogas?


 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/atividadecomplementar.gif

Oriente para que os alunos pesquisem vídeos de campanhas contra o uso de drogas na internet. Cada dupla ou grupo poderá escolher um vídeo para apresentar à turma, realizando um comentário sobre o mesmo.

Dica! – Se possível os vídeos selecionados poderão ser copiados, convertidos e gravados em discos para serem reproduzidos em aparelhos de DVD. Para a realização de download, pode ser utilizado o sítio www.keepvid.com. Copie o endereço do vídeo escolhido (do Youtube, por exemplo) e cole no campo indicado no sítio. Em seguida faça o download escolhendo a pasta para gravação. Por último utilize um programa para converter o vídeo em um formato suportado pelo DVD ou TV com entrada USB para Pendrive. (como por exemplo o programa SUPER, disponível para download no endereço: http://www.download3k.com/Install-SUPER-2007.html )

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2055/imagens/KEEPVID.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Construindo o futuro Áudio
Educação na prisão Áudio
Recursos Complementares
Vários textos sobre relacionados ao tema DROGAS podem ser encontrados no sítio: Brasileiros Humanitários em Ação – BRAHA, disponível no endereço http://www.braha.org/pt/informacoes/para-os-educadores/47 (copie e cole o endereço em seu navegador). No sítio da ASSOCIAÇÃO PARCERIA CONTRA DROGAS podem ser assistidos vários vídeos da campanha contra o uso indevido de drogas. http://www.contradrogas.org.br/v3/paginas/campanha.aspx?cd_menu=1 (copie e cole o endereço em seu navegador).
Avaliação
A primeira atividade pode ser avaliada distribuindo-se novamente os cartões das perguntas, porém sem distribuir os cartões das respostas. Os alunos deverão trocar pelo menos três cartões e tentar responder individualmente. Depois disso verifica-se novamente a correção das respostas. Observando a formação de conceitos dos estudantes e analisando seus questionamentos e intervenções, através do diálogo, será possível perceber se houve apropriação dos conteúdos. As respostas para as questões propostas e a realização das atividades permitirá que o professor avalie o grau de compreensão sobre o tema estudado. Solicite a redação de uma resenha sobe o tema DROGAS E SEU USO INDEVIDO.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dalvanice, CREAS , Bahia - disse:
    dalvanicecnn@hotmail.com

    20/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula, muito criativa, sem tabus, sem estigmas muito boa. Parabéns que jesus te abençoe, para continuar nos dando formas ludicas de tratar de assuntos tão dificeis.


  • Juci , Colégio Estadual Dulce Almeida , Bahia - disse:
    maboliveira20@hotmail.com

    16/09/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito pois de forma simples e coesa mostrou o quanto as drogas podem fazer-nos mal, principalmente aos jovens que cada vez mais estão entrando neste mundo de usuários cedo o que realmente preocupa a sociedade de forma geral e também a saúde pública.


  • márcia, antonio silva , Minas Gerais - disse:
    marcia02@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    adorei a nossa aula foi um máximo valeu!!!! e.e.antônio silva Brómelias


  • MARTA, EAC , Rio Grande do Sul - disse:
    marta02miranda@hotmail.com

    02/08/2013

    Quatro estrelas

    ótimas sugestões.


  • KATYA MIRANDA, GUARDA MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    novaesbarbosa@hotmail.com.br

    19/05/2013

    Três estrelas

    OBRIGADO,FOI DE GRANDE VALIA O CONTEUDO E O PLANEJAMENTO DAS AULAS.


  • jane maciel, escola deuzuite calvacante , Amapá - disse:
    janedinamica2009@hotmail.com

    07/11/2012

    Cinco estrelas

    obriganda me ajudou muito, nas minhas atividades. vc e um sucesso continue assim um professor bom pra caramba.


  • felipe, felipe , São Paulo - disse:
    minhamae@hotmail.com

    18/07/2012

    Cinco estrelas

    isso sim é um professor ta de parabéns


  • Maria de Lourdes Santos de Avila, Secretaria Municipal de Educação de GARRUCHOS , Rio Grande do Sul - disse:
    lourdes_rsantos@yahoo.com.br

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    essa sugestão é ótima! nota 10! adorei!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.