19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Aula 1
Professor, comente as notícias sobre drogas veiculadas na TV todos os dias e quais as conseqüências do vício para a família e sociedade (resposta: a violência)
Discutir:
Apesar de tantas campanhas o que leva as pessoas a usarem drogas?
COMBINANDO CARTÕES INFORMATIVOS
O objetivo desta atividade é tornar conhecidas informações básicas sobre o uso indevido de drogas e medidas preventivas em relação ao seu uso.
Cartões com perguntas e cartões com respostas são distribuídos aleatoriamente para todos os alunos (sempre combinando o número de perguntas e respostas com o número total de alunos da turma).
Durante alguns minutos os alunos deverão circular pela sala lendo os cartões uns dos outros, tentando combinar as perguntas com as respostas de maneira correta.
Dica – No momento em que os alunos estiverem andando pela sala poderá ser tocada uma música instrumental, para descontrair e dar tempo para lerem os cartões.
Após o término da música, ou quando todos combinarem os cartões, o professor orienta para que cada dupla apresente a pergunta e resposta para verificar se elas combinam. Caso contrário, troca-se com quem estiver com a resposta correta e o professor complementa as informações.
Dica – Acima é apresentado um modelo para os cartões. Procure produzi-los com cores diferentes para facilitar a combinação entre eles.
SUGESTÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PARA OS CARTÕES
1 - O que são drogas?
Resposta - São substâncias utilizadas pelo homem para produzir alteração do seu humor, da sua mente e das suas sensações.
2 – O que faz com que as alterações psicológicas provocadas pelas drogas sejam mais ou menos intensas?
Resposta - As alterações psicológicas variam de acordo com o tipo e a quantidade de droga e as características de quem as utiliza.
3 – Quais os tipos de drogas?
Resposta - Há dois tipos de drogas: as lícitas (álcool, tabaco e alguns medicamentos) e as ilícitas (maconha, cocaína, LSD, crack, anfetamias, etc.).
4 - Quais os três grupos em que podem ser classificadas as drogas?
Resposta - Estimulantes, Depressoras e Perturbadoras (alucinógenas).
5 – O que é dependência química?
Resposta – É quando a pessoa apresenta uma série de sintomas e perda do controle do uso de uma determinada substância psicoativa.
6 – Como pode ser identificada uma possível situação de uso de drogas?
Resposta – Quando são observadas alterações no cotidiano pessoal; queda do rendimento no trabalho, estudo, higiene pessoal; desinteresse por convívio social; mudanças de comportamento; ocorrência de pequenos delitos como furtos de objetos.
7 – Que características individuais podem dificultar o envolvimento com drogas?
Resposta – Habilidades em resolver problemas, vínculos positivos com pessoas, auto-estima desenvolvida, pais presentes que estabelecem limites, bom desempenho na escola, respeito às leis, informações corretas sobre as drogas.
8 – Que situações são desencadeadas pelo uso de drogas?
Resposta – Furto, roubo, seqüestro, violência doméstica.
9 – Por que as pessoas ainda consomem drogas se há tanta divulgação de que fazem mal?
Resposta – Há vários motivos, dependendo da pessoa: curiosidade, para esquecer problemas, frustrações ou insatisfação, insegurança e busca de prazer. O uso pode comprometer gravemente a vida da pessoa.
10 – Que fatores levam ao risco de uso ou abuso de drogas?
Resposta – A falta de informação, uma saúde deficiente, insatisfação com a própria vida, personalidade vulnerável e acesso fácil às drogas.
11 – O que significa Prevenção às Drogas?
Resposta – Define-se como prevenção às drogas: medidas que informam as pessoas sobre as questões relacionadas com o seu uso; ações que impeça o seu uso e recuperação de usuários com reintegração ao meio social.
12 – Que atitude o jovem pode ter para prevenir-se do uso indevido de drogas?
Resposta – Resposta pessoal
13 – Que atitude o jovem pode ter para prevenir-se do uso indevido de drogas?
Resposta – Resposta pessoal
15 – Que ...
Dica – Caso a turma seja formada por mais de 24 alunos (dois para cada pergunta e resposta) poderão ser produzidos mais cartões com a pergunta número 12 repetidamente.
Para finalizar a atividade, possibilite que todos os alunos respondam a ÚLTIMA PERGUNTA, registrando no quadro os tópicos principais apresentados.
Aula 2
Pesquisa: Como funciona o vício?
Solicite que os alunos realizem uma pesquisa sobre o que leva ao desenvolvimento do vício pelo organismo humano. Recomende que leiam o texto apresentado no sítio:
http://saude.hsw.uol.com.br/vicio3.htm
Os alunos deverão responder em seus cadernos as seguintes questões:
• Que exemplos de drogas são utilizados mais frequentemente pelas pessoas?
• Além do vício em drogas que outro tipo de vício pode ser desenvolvido?
• O que ocorre no cérebro durante o vício?
• O que caracteriza um vício?
ATIVIDADES DE ÁUDIO
Professor, apresente agora dois recursos de áudios disponíveis no portal do professor, intitulados “Construindo o Futuro” e “Educação na Prisão”.
O primeiro áudio, entre outros assuntos, apresenta projetos que visam tirar o jovem do tráfico de drogas no Rio de Janeiro.
O segundo áudio, entre outros assuntos, apresenta um curso oferecido pela Universidade de Brasília sobre a prevenção ao uso das drogas.
Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.
Os áudios recomendados estão nos endereços abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/601/futuro.mp3
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/338/dominio-efsf-cin-0056.mp3
Promova uma análise do que foi apresentado nos áudios. Apresente as questões a seguir para serem discutidas no grande grupo:
• Os projetos apresentados poderiam ser desenvolvidos em minha cidade?
• De quem é a responsabilidade para o seu desenvolvimento?
• Que outras ações podem ser desenvolvidas com a participação dos alunos e da escola no combate ao uso indevido de drogas?
Oriente para que os alunos pesquisem vídeos de campanhas contra o uso de drogas na internet. Cada dupla ou grupo poderá escolher um vídeo para apresentar à turma, realizando um comentário sobre o mesmo.
Dica! – Se possível os vídeos selecionados poderão ser copiados, convertidos e gravados em discos para serem reproduzidos em aparelhos de DVD. Para a realização de download, pode ser utilizado o sítio www.keepvid.com. Copie o endereço do vídeo escolhido (do Youtube, por exemplo) e cole no campo indicado no sítio. Em seguida faça o download escolhendo a pasta para gravação. Por último utilize um programa para converter o vídeo em um formato suportado pelo DVD ou TV com entrada USB para Pendrive. (como por exemplo o programa SUPER, disponível para download no endereço: http://www.download3k.com/Install-SUPER-2007.html )
Nome | Tipo |
---|---|
Construindo o futuro | Áudio |
Educação na prisão | Áudio |
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/11/2014
Cinco estrelasUma aula bastante interessante e lúdica. Bem conpleta do ponto de vista dos recursos auditivos e visuais. Convida o aluno a trabalhar sua própria realidade e permite que o professor tenha acesso ao aluno de maneira diferenciada e não invasiva. Trata tambem da questão da interdisciplinalidade envolvendo recursos de tecnologia, comunicação e atualidades. Parece envolver o aluno com a problemática, facilitando a assimilação dos conteúdos. Ótima iniciativa.
20/10/2014
Cinco estrelasAdorei a sua aula, muito criativa, sem tabus, sem estigmas muito boa. Parabéns que jesus te abençoe, para continuar nos dando formas ludicas de tratar de assuntos tão dificeis.
16/09/2014
Cinco estrelasGostei muito pois de forma simples e coesa mostrou o quanto as drogas podem fazer-nos mal, principalmente aos jovens que cada vez mais estão entrando neste mundo de usuários cedo o que realmente preocupa a sociedade de forma geral e também a saúde pública.
28/10/2013
Cinco estrelasadorei a nossa aula foi um máximo valeu!!!! e.e.antônio silva Brómelias
02/08/2013
Quatro estrelasótimas sugestões.
19/05/2013
Três estrelasOBRIGADO,FOI DE GRANDE VALIA O CONTEUDO E O PLANEJAMENTO DAS AULAS.
07/11/2012
Cinco estrelasobriganda me ajudou muito, nas minhas atividades. vc e um sucesso continue assim um professor bom pra caramba.
18/07/2012
Cinco estrelasisso sim é um professor ta de parabéns
26/04/2010
Cinco estrelasessa sugestão é ótima! nota 10! adorei!