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Música – Expressividade – Contraste (parte 1)

 

03/07/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANO CINTRA SILVEIRA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula faz parte da coleção  Música – Expressividade que tem como objetivo conduzir a escuta apreciativa e analítica dos alunos a um foco previamente proposto. Dessa forma, pretende-se desenvolver conceitos sobre forma, contrastes, repetições e variações, e estabelecer uma relação desses elementos com níveis diversos de expressividades.

Nesta aula, o aluno deverá escutar e analisar um exemplo musical para aprender a identificar as variações de dinâmica nas diferentes partes da forma musical. O aspecto gráfico será explorado também com objetivo de desenvolver a habilidade de criar e interpretar representações gráficas para o material sonoro.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário  que o aluno tenha elaborada a noção de tempo e pulso, a habilidade de escuta atenciosa e de compreensão de grafias alternativas. A noção de ‘forte’ e ‘fraco’ (intensidade) também já deve estar construída. Essa aula é uma continuação da aula Música – Expressividade – Forma onde foi construída a figura que servirá como nosso ponto de partida.

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula, retomaremos o exemplo da aula ‘Música – Expressividade – Forma’, e a escuta agora deve ser direcionada para as variações de intensidade, sons ‘fortes’ e ‘fracos’. Os alunos, na primeira audição devem comentar livremente em forma de brainstorm em que momentos a música fica mais forte, em que momentos fica mais fraca. Se necessário execute novamente, na íntegra ou nos trechos específicos onde houver mais dúvidas ou divergências. Deixe que as opiniões se oponham até que se chegue a um consenso. Agora, peça que eles assinalem na letra da música os trechos que são fortes, os trechos que são fracos, usando chaves e anotações a lápis. Se possível, use dois níveis intermediários (meio forte e meio fraco) e o nível central, o neutro. Em seguida, retome a figura construída anteriormente:

Atividade 1

Os alunos devem agora anotar sob os retângulos quais os níveis correspondentes, conforme sua percepção. Eles agora devem recortar as figuras e dispô-las conforme seu entendimento quanto às variações de dinâmica. Não devem colar as figuras porque elas serão movimentadas até o final da aula. Um pedaço de fita é o bastante para fixar o retângulo na folha. Utilizando linhas guias auxiliares, teríamos, por exemplo, a seguinte possibilidade (1):

Atividade 2

Observe que a parte inferior dos retângulos deve estar alinhada na linha correspondente ao nível de intensidade percebido pelo aluno. Nesse momento, ainda não nos interessa distinguir variações de dinâmica na mesma parte; o aluno deve optar por um dos níveis para a parte inteira. Quando todos tiverem terminado suas montagens, peça que cada um mostre a sua montagem e explique suas escolhas. Interaja com os alunos, discutindo cada decisão, recorrendo à gravação sempre que for necessário. No segundo momento, peça que eles marquem na letra da música as variações de dinâmica que acontecem em cada parte, se houver. Eles devem marcar os pontos de mudança de dinâmica e, se possível, fazer uma contagem a fim de determinar a proporção exata da parte que deve ser deslocada pelas linhas – guias (quantos tempos em cada nível). Voltando às figuras, os alunos agora devem recortar os retângulos – quando necessário – de forma sempre proporcional, e fazer nova montagem. A Figura 3 mostra uma possibilidade para que se entenda a proposta da divisão de uma parte:

Atividade 3

A construção do desenho esquemático deve ser monitorada a todo momento pelo professor para que as proporcionalidades sejam respeitadas. Observe que, em nosso exemplo, usamos divisão por dois e por três, a título de exemplo. A distribuição ao longo das linhas fica a critério da percepção de cada aluno, e é muito proveitoso promover a discussão comparativa dos esquemas ao final da aula.

Observação

Nessa aula o exemplo usado foi a canção "Conversa de Botequim", de Noel Rosa e Vadico, em uma gravação feita para o Livro "História da Música Popular Brasileira para Crianças"(2), com arranjo de Roberto Gnattali. Nesse arranjo, há uma introdução de 3 compassos, um solo de flauta de 4 compassos, um solo de clarineta de 4 compassos e uma coda de 4 compassos, construindo, então, a seguinte forma (3):

- Intro...............................................................3 compassos

- 1ª estrofe (de 'Seu garçom... até ..."futebol")......8 compassos

- 2ª estrofe (de 'Se você'...até...'cinzeiro').............8 compassos

- Solos..............................................................8 compassos

- 3ª estrofe (de 'Telefone'....até...'em frente')........8 compassos

- Repetição da 1ª estrofe cantada em coro.............8 compassos

- Coda...............................................................4 compassos

Alguns links para a canção "Conversa de Botequim":

http://www.youtube.com/watch?v=uM4WP5eGPBw   

http://www.youtube.com/watch?v=R16SBEdaaEg    

http://www.youtube.com/watch?v=z34T8MEagy0&feature=related  

(1) A variação de dinâmica ilustrada nessa aula é hipotética e não corresponde ao que ocorre no arranjo analisado. Optamos por fazer dessa forma a fim de tornar clara a proposta do modelo, as combinações possíveis, os alinhamentos e as proporcionalidades.

(2)  CIT, Simone et al. História da Música Popular Brasileira para Crianças. [s.l.]: [s.d].

(3) Consideramos a música "Conversa de Botequim" em compasso quaternário, a despeito do que usualmente se usa para transcrição do samba (compasso binário), por entendermos que, por questões fraseológicas, a música se estrutura em compassos quaternários. Ainda não existe um consenso sobre o samba, de maneira geral, ser binário ou quaternário, e nós nos alinhamos com a proposta de entendimento que aponta para uma estrutura quaternária, pelo motivo exposto.

Recursos Complementares

O professor deverá usar um cd gravado com a música escolhida, cópias da letra da música e um aparelho de som para audição.

As fichas montadas e coloridas na aula Música – Expressividade – Forma serão recortadas e remontadas sobre outra folha.

Avaliação

Durante todo o processo, observe as colocações dos alunos e considere todos os problemas levantados, explicando ou mesmo demonstrando o porquê da escolha certa. A representação das variações de dinâmica e sua distribuição junto às linhas guias servirão como avaliação da coerência das proporcionalidades com a gravação (o aluno deve entregar ao final da aula).

1) O aluno percebeu os contrastes de dinâmica associando-os às diferentes partes da música?

2) O aluno construiu o processo notacional coerentemente com o material sonoro?

3) Houve proporcionalidade no desenho de acordo com o que acontece na música?

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