02/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Não há necessidade de conhecimentos para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo e/ou de informática.
ATIVIDADE 1: Dinâmica para falar sobre o corpo como matriz da sexualidade
Professor/a essa atividade tem como objetivo refletir sobre as diferentes concepções de sexualidade, as quais variam de acordo com gênero, cultura, geração, camada social, que marcam os corpos femininos e masculinos.
Materiais necessários:
Sala com cadeiras em círculo, um para cada participante.
Procedimento:
Estas são apenas sugestões a respeito de questões ligadas ao corpo como matriz da sexualidade. O/a professor/a poderá citar outras opiniões e/ou mudar a linguagem das questões abaixo, para melhor se adaptar à linguagem do grupo.
OPINIÕES PARA POSIÇÕES
Perguntas para discussão:
Como finalização, sugerimos que o/a professor/a deixe bem claro que o corpo, como sede do ser, é uma fonte inesgotável de questões e debates, que vão muito além do que é habitual incluir nos estudos da sua anatomia e fisiologia. Além disso, o nosso corpo como matriz da sexualidade está sujeito a significações sociais, econômicas, políticas, culturais e históricas. Dessa forma, deixe bem claro para os/as alunos/as que o nosso corpo também pode estar sujeito a exploração e a violência sexual, temáticas que serão abordadas respectivamente nas atividades a seguir.
ATIVIDADE 2: “Profissão repórter” – exploração sexual
Professor/a, como continuidade das aulas sugerimos que apresente um vídeo (Figura 1) com duração de nove minutos e quarenta e quatro segundos, da série Profissão Repórter – temática Prostituição. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=L50rUqEMnAI
Figura 1: Imagem do vídeo Profissão Repórter
Após assistir ao vídeo, o/a professor/a perguntará aos/as alunos/as o que sabem sobre a prostituição, e, posteriormente indagá-los/as sobre o que acharam do vídeo. Após os relatos dos/as alunos/as, sugerimos que o/a professor/a faça algumas perguntas:
O/a professor/a poderá elaborar outras questões conforme encontrar pertinência. Os/as alunos/as podem responder oralmente as perguntas. A finalidade delas é fomentar a reflexão, a criticidade, bem como o diálogo entre eles a respeito da temática. Além disso, como finalização da atividade, sugerimos que o/a professor/a solicite para a turma formular perguntas que fariam para os grupos apresentados no vídeo. Tais perguntas são muito importantes e podem revelar preconceitos e estereótipos que devem ser trabalhados/discutidos no momento de reflexão da atividade.
Lembre-se:
O/a professor/a poderá abordar outras expressões e/ou trechos do vídeo à medida que achar pertinente.
ATIVIDADE 3: Violências e explorações sexuais: é ou não é? – Dinâmica adaptada do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos.
Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Professor/a, essa atividade terá como objetivo discutir o que é violência e exploração sexual, quais as condições que as fomentam e como podemos reduzi-las ou preveni-las.
O que irá precisar:
Sala ampla e confortável que permita a formação de grupos, folhas de papel-sulfite e folhas com as histórias descritas.
O que você deverá fazer:
Exemplos de casos
Caso 1
Amélia é uma jovem de 16 anos que trabalha em uma boate, fazendo programas com estrangeiros. Ela não sabe ler, mas com seu trabalho tem conseguido comprar todas as coisas que precisa, inclusive ajudar seus irmãos.
Caso 2
Marina tem 13 anos e é muito pobre. Às vezes, falta comida em sua casa. Para “ajudar” a família, João, que tem 45 anos propôs dar uma boa quantia em dinheiro, se Marina fizer um programa com ele.
Caso 3
Pablo e Marina estão casados há dois anos. Ás vezes, Pablo chega em casa tarde e Marina já esta dormindo. E a ele acorda para transarem. Ás vezes, ela não concorda, mesmo assim Pablo força a barra.
Caso 4
Sônia tem 21 anos de idade e mora em uma cidade do interior. Ela arrumou um namorado mais velho. Foi o primeiro amor da vida dela e ela queria passar todo seu tempo livre com ele. Com ao passar do tempo ele a pressionou para trabalhar com ofertas diárias de prostituição.
Depois que todos os casos apresentados e as opiniões discutidas, facilite a discussão com as questões a seguir:
O/a professor/a precisa deixar bem claro que os direitos humanos constituem o marco de reconhecimento dos direitos e liberdade básicas inerentes à base humana, sem qualquer espécie de discriminação. São os direitos que consagram o respeito à dignidade humana, que visam resguardar a integridade física e psicológica das pessoas perante seus semelhantes e perante o Estado em geral. Exemplos desses direitos e liberdades reconhecidos como direitos humanos incluem os direitos civis e políticos, o direito à vida e à liberdade, liberdade de expressão e igualdade perante a lei, direitos sociais, culturais e econômicos, o direito à saúde, ao trabalho e à educação. O/a professor/a poderá utilizar o link abaixo como consulta e indicá-lo como fonte de consulta para os/as alunos/as:
Declaração Universal dos Direitos Humanos – Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
Além disso, o/a professor/a poderá pedir para que os/as alunos/as façam uma consulta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como forma de verificar o que diz tal legislação a respeito da violência e exploração sexual contra crianças. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
As pesquisas poderão ser realizadas na sala de informática, biblioteca, ou mesmo em sala de aula, desde que se tenham os documentos necessários para a pesquisa.
Sugestões de aulas, portal do professor, que ajudam na abordagem dessas temáticas:
Manual para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para.
Disponível em: http://www.promundo.org.br/
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:
Dica:
O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
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