18/08/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Trabalhar uma poesia sobre os vários tipos de pais existentes.
Trabalhar rimas e interpretações orais através de atividades contendo trechos da poesia lida em sala.
Trabalhar sílabas e palavras com a letra P através de um ditado ilustrado.
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Momento 1
A professora apresentará uma poesia sobre o tema "Pai" para as crianças e fará essa leitura com a turma. Uma cópia deve ser entregue para cada criança. Caso a turma já seja alfabetizada cada aluno poderá ler uma parte, do contrário, a professora lerá e as crianças tentarão acompanhar.
Disponível em: http://www.templodapoesia.hpg.ig.com.br/datas_especiais/pai_de_todo_jeito.htm
Momento 2
Ao término da leitura, a professora perguntará o que os alunos entenderam dessa poesia e pode ser feita uma interpretação oral. Perguntar se acharam na poesia algum trecho que se encaixe ou descreva o pai de cada um. A professora poderá abrir um espaço para conversas informais, caso as crianças sintam vontade e necessidade de se expressarem, contando um pouco do seu pai ou sobre a firgura paterna com quem convivem.
Momento 3
A professora deve entregar para cada criança uma cópia da folha abaixo (anteriormente xerocada).
A professora pode ler a poesia e perguntar o que as crianças percebem no final de alguns versos. Explicar que quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som, acontece uma rima. A professora lerá novamente o poema acima e pedirá que as crianças encontrem as rimas presentes. Pedirá que peguem o lápis de uma determinada cor para colorirem as letras das palavras que estão rimando:
Folha 1: PAIZÃO, BARRIGÃO, CHEGAR, ABRAÇAR
Folha 2: BOTÃO, CORAÇÃO - COMPRAR, DAR, FIZ, FELIZ
Pedir que encontrem a palavra PAPAI nas duas atividades e pintem de uma cor específica.
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SndHY6ltqUI/AAAAAAAAIaE/FGqIXwNUYG4/s1600-h/2.jpg
Momento 4
Perguntar com que letra começa a palavra PAPAI. Explicar que farão um ditado ilustrado trabalhando os fonemas com a letra P. Cada imagem que a professora mostrar, a turma deverá escrever a palavra no caderno.
A crianças podem copiar do quadro negro:
Ao final do ditado, a professora escreverá as palavras no quadro e as crianças farão uma auto-correção
pato: http://2.bp.blogspot.com/_uSlGZdvSYh0/SoBYLhIlULI/AAAAAAAAB1M/Z5sOC2g2vm4/s320/pato.jpg
peixe: http://viniciusmatos.files.wordpress.com/2009/02/peixe.jpg
pimenta: http://dilza.com.br/wp-content/uploads/2007/06/windowslivewriterdigameoquecomes-143d6pimenta5.jpg
porco: http://cervejacomogros.files.wordpress.com/2009/11/porco2.jpg
pudim: http://blig.ig.com.br/minnye/files/pudim-de-leite.jpg
prato: http://www.arteporcelana.com.br/pratos/prato-259.jpg
planta: http://1.bp.blogspot.com/_lHMyRztvFrM/SiLo5lF6V7I/AAAAAAAADpI/ybIFg1H-poM/s400/%3D+plantas11.jpg
primavera: http://1.bp.blogspot.com/_ZhsLslzN4eQ/SNQ18JtmCCI/AAAAAAAAApM/HCTWiAE5snQ/s400/primavera01.jpg
Música contendo palavras com a letra P: http://www.youtube.com/watch?v=u4Ho96XzBhs&feature=related
Analisar se os alunos identificaram a figura paterna na poesia trabalhada.
Observar se conseguiram identificar caracteríasticas de seu pai na primeira poesia trabalhada
Observar se entenderam o conceito de rima através da atividade do momento 3
Analisar o avanço ortográfico através do ditado realizado
Observar como está o desenvolvimento da leitura dos alunos
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/09/2013
Cinco estrelaseu achei criativo