Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estudando a figura paterna através de poesias

 

18/08/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar uma poesia sobre os vários tipos de pais existentes.

Trabalhar rimas e interpretações orais através de atividades contendo trechos da poesia lida em sala.

Trabalhar sílabas e palavras com a letra P através de um ditado ilustrado.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora apresentará uma poesia sobre o tema "Pai" para as crianças e fará essa leitura com a turma. Uma cópia deve ser entregue para cada criança. Caso a turma já seja alfabetizada cada aluno poderá ler uma parte, do contrário, a professora lerá e as crianças tentarão acompanhar.

Pai de todo jeito...   

Tem pai que ama,

Tem pai que esquece do amor.

Tem pai que adota,

Tem pai que abandona,

Tem pai que não sabe que é pai,

Tem filho que não sabe do pai.

Tem pai ...

Tem pai que dá amor.

Tem pai que dá presente,

Tem pai por amor,

Tem pai por acaso,

Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,

Tem pai que não sabe dos problemas do filho...

Tem pai ...

Tem pai que ensina,

Tem pai que não tem tempo,

Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,

Tem pai que deixa o filho esquecido.

Tem pai de todo jeito

Tem pai que encaminha o filho,

Tem pai que o deixa no caminho,

Tem pai que assume,

Tem pai que rejeita,

Tem pai que acaricia,

Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.

Tem pai que afaga,

Tem pai que só pensa em negócios. Tem...

Tem pai de todo jeito.

E você???

Que tipo de pai você é?

Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor que tem para dividir...

Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!    

 (autor desconhecido)

Disponível em: http://www.templodapoesia.hpg.ig.com.br/datas_especiais/pai_de_todo_jeito.htm 

Momento 2

Ao término da leitura, a professora perguntará o que os alunos entenderam dessa poesia e pode ser feita uma interpretação oral. Perguntar se acharam na poesia algum trecho que se encaixe ou descreva o pai de cada um. A professora poderá abrir um espaço para conversas informais, caso as crianças sintam vontade e necessidade de se expressarem, contando um pouco do seu pai ou sobre a firgura paterna com quem convivem.

Momento 3

A professora deve entregar para cada criança uma cópia da folha abaixo (anteriormente xerocada).

   

A professora pode ler a poesia e perguntar o que as crianças percebem no final de alguns versos. Explicar que quando duas ou mais palavras terminam com o mesmo som, acontece uma rima. A professora lerá novamente o poema acima e pedirá que as crianças encontrem as rimas presentes. Pedirá que peguem o lápis de uma determinada cor para colorirem as letras das palavras que estão rimando:

Folha 1: PAIZÃO, BARRIGÃO, CHEGAR, ABRAÇAR

Folha 2: BOTÃO, CORAÇÃO - COMPRAR, DAR, FIZ, FELIZ

Pedir que encontrem a palavra PAPAI nas duas atividades e pintem de uma cor específica.

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_eIBAVA7AGQ0/SndHY6ltqUI/AAAAAAAAIaE/FGqIXwNUYG4/s1600-h/2.jpg 

Momento 4

Perguntar com que letra começa a palavra PAPAI. Explicar que farão um ditado ilustrado trabalhando os fonemas com a letra P. Cada imagem que a professora mostrar, a turma deverá escrever a palavra no caderno.

A crianças podem copiar do quadro negro:

  • Data (colocar a data do dia)
  • Ditado:
  • 1-
  • 2-
  • 3-
  • 4-
  • 5-
  • 6-
  • 7-

Ao final do ditado, a professora escreverá as palavras no quadro e as crianças farão uma auto-correção

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

  • 1- pato
  • 2- peixe
  • 3- pimenta
  • 4- porco
  • 5- pudim
  • 6- prato
  • 7- planta
  • 8- primavera 

pato: http://2.bp.blogspot.com/_uSlGZdvSYh0/SoBYLhIlULI/AAAAAAAAB1M/Z5sOC2g2vm4/s320/pato.jpg 

peixe: http://viniciusmatos.files.wordpress.com/2009/02/peixe.jpg 

pimenta: http://dilza.com.br/wp-content/uploads/2007/06/windowslivewriterdigameoquecomes-143d6pimenta5.jpg

porco:  http://cervejacomogros.files.wordpress.com/2009/11/porco2.jpg 

pudim: http://blig.ig.com.br/minnye/files/pudim-de-leite.jpg 

prato: http://www.arteporcelana.com.br/pratos/prato-259.jpg 

planta:  http://1.bp.blogspot.com/_lHMyRztvFrM/SiLo5lF6V7I/AAAAAAAADpI/ybIFg1H-poM/s400/%3D+plantas11.jpg 

primavera:  http://1.bp.blogspot.com/_ZhsLslzN4eQ/SNQ18JtmCCI/AAAAAAAAApM/HCTWiAE5snQ/s400/primavera01.jpg  

Recursos Complementares

Música contendo palavras com a letra P: http://www.youtube.com/watch?v=u4Ho96XzBhs&feature=related  

Avaliação

Analisar se os alunos identificaram a figura paterna na poesia trabalhada.

Observar se conseguiram identificar caracteríasticas de seu pai na primeira poesia trabalhada

Observar se entenderam o conceito de rima através da atividade do momento 3

Analisar o avanço ortográfico através do ditado realizado

Observar como está o desenvolvimento da leitura dos alunos

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.