Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Obediência x desobediência: reconhecendo limites através do uso de regras

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Expressar-se oralmente, desenvolvendo a linguagem a partir da interpretação do filme assistido

Fazer com que a criança compreenda a importância da obediência aos adultos como forma de prevenir vários problemas e/ou acidentes

Trabalhar, através de imagens,causas e consequências da desobediência

Produzir um texto, mesmo que de forma não convencional, sobre a figura paterna

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 5o minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

Através de uma conversa informal, a professora deve perguntar aos alunos o que é obediência. Deve explorar o conceito que as crianças têm sobre essa palavra e pedir exemplos do que é ser obediente. Em contrapartida, deve pedir para conceituarem também a palavra desobediência, pedindo exemplos. Após ouvir as respostas a professora deve explicar que obediência é respeitar aquilo que o adulto fala, acatando sua orientação, já a desobediência é o contrário, quando a criança ou alguém ignora regras ou não escuta orientações dadas. Após essa discussão, a professora dirá à turma, que assistirão a um filme que trata um pouco desse assunto,e todos devem estar atentos para compreenderem a história.   

Momento 2   

A professora deve passar para as crianças o filme “Procurando Nemo”

OBS: O filme deve ser alugado e um aparelho áudio-visual deve ser anteriormente providenciado para a sala de aula.

Imagem disponível em: http://i30.tinypic.com/k53b60.jpg 

Momento 3   

Após a exibição do filme, a professora deve fazer uma interpretação oral com as crianças, tirar dúvidas e esclarecer fatos, garantindo assim uma boa compreensão da história. A professora pode perguntar:

  • Quais são os personagens que aparecem no filme?
  • Quem cuidava de Nemo?
  • O que aconteceu com esse personagem? (Nemo)
  • Por que vocês acham que isso aconteceu?
  • Ele foi obediente?
  • Como ficou o pai de Nemo depois que ele sumiu?
  • E como Nemo se sentiu?
  • Como o problema foi resolvido?
  • O que podemos aprender com essa história?

A professora deve conversar com os alunos frisando que obediência é um comportamento fundamental para garantir nossa educação e segurança. Deve explicar que a desobediência, muitas vezes, gera sérios problemas ou perigos, assim como aconteceu na história. Quando um adulto fala, seja ele pai, mãe, avô, tia, professora, essa pessoa sempre quer o nosso bem e por isso devemos escutá-la. Auxiliar na compreensão  da criança ressaltando que, quando ela desobedece ou age de forma contrária ao que foi pedido, pode se machucar, se perder e criar problemas sérios, para ela mesma ou até mesmo para seu responsável. Exemplificar que quando Nemo desobedeceu seu pai, isso trouxe para todos sérias consequências e, assim também acontece conosco. Falar com a turma que, geralmente a obediência traz boas consequências, todos ficam mais felizes e seguros, enquanto que, a desobediência pode trazer  consequências desagradáveis e gerar sérios problemas.   

Momento 4   

A professora deve pedir aos alunos para fazer uma reflexão das possíveis consequências geradas pela desobediência ou mau comportamento exemplificados nas imagens abaixo:

 

Disponível em: http://www.colmagno.com.br/TodoCuidado/em_casa/sequencia01.jpg e http://2.bp.blogspot.com/_zPuYqPAT3LQ/SmyxL4YMUzI/AAAAAAAAAf4/JmP-8oLPSmo/s1600-h/C%C3%B3pia+de+Digitalizar0002.jpg  

Momento 5   

Falar com as crianças que, da mesma forma que Nemo tinha um pai que o amava e cuidava dele, cada um também tem uma pessoa assim. A professora deve entregar uma folha de papel A4 para cada criança e pedir que escrevam pequenas frases (ainda que de forma não convencional), falando sobre algum momento que essa pessoa teve cuidados  para com ele. Ao término dessa atividade, a criança pode desenhar nessa folha seu pai (ou figura paterna) e ilustrará a situação que escreveu.

Recursos Complementares

O tema "obediência" também pode ser trabalhado através da história de "Chapeuzinho Vermelho", disponível em: http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html 

Avaliação

Observar o nível de interesse e concentração enquanto assistiam ao filme

Analisar o envolvimento e compreensão durante a atividade de interpretação oral do mesmo

Observar se foram capazes de perceber as consequências da desobediência através das imagens e reflexões orais feitas no momento 4

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • cristiane peralta, lar , Distrito Federal - dijo:
    cristianeperalta@gmail.com

    15/03/2015

    Cinco estrelas

    Sou mãe de 3 crianças - lindas crianças, mas que precisam aprender a obediência e as consequências no caso de desobedecerem. Muito obrigada pelas excelentes dicas. Nos ajudou bastante abs. Cristiane


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.