Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A figura paterna trabalhada a partir do gênero descritivo

 

17/10/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levar a criança a demonstrar sua gratidão à figura paterna, homenageando-a com respeito e ternura

Descrever, através de um pequeno texto e um desenho, características dessa figura paterna, assim como sua profissão e/ou local de trabalho.

Reconhecer (através de atividades propostas) as preferências da figura paterna: diversão, comida, etc.

Produzir uma lembrança para o pai ou algum outro membro da família que represente essa figura.

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve perguntar se os alunos sabem qual é o dia especial comemorado no mês de agosto. Se as crianças não souberem, falar quando é essa comemoração - segundo domingo do mês  - ir dando pistas até que acertem... É o dia de um homem muito especial... Ele cuida de nós... Geralmente trabalha... É uma pessoa que ama seus filhos...

Adivinhada a resposta, a professora confirma que, no segundo domingo de agosto, comemoramos o "Dia dos Pais"!

Com a turma em roda, pedir que cada um fale um pouquinho sobre o seu pai, o nome, as características físicas, o que gosta no pai. Deixar claro que pode ser o pai ou alguma figura paterna. Às vezes algumas crianças, por diversos motivos, não convivem com seus pais, porém, ela têm uma outra pessoa que cuida e lhe dá carinho, na ausência do pai. Essa figura paterna pode ser citada durante essa atividade, seja um avô, tio, ou a própria mãe.

Momento 2

Distribuir para cada criança uma cópia da atividade abaixo:

A professora deverá ir lendo cada característica e a criança marcará o que achar coerente ao seu pai ou figura paterna.

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_QetFbjeTwMw/Sm4941Bw3uI/AAAAAAAABmc/W8vtSCG4Qd0/s1600-h/ativ.+papai.bmp

Momento 3

No caderno de tarefa e com a ajuda do responsável, as crianças tentarão produzir em casa um texto descritivo sobre seu pai, contando seu nome, sua profissão e/ou local de trabalho, suas preferências e características. As crianças ao terminarem essa produção podem fazer um desenho do seu pai ilustrando o que foi contado.

Momento 4

A partir da correção da tarefa a professora fará com os alunos um "Bingo do Papai". Deve ler com as crianças os textos produzidos e depois escreverá no quadro, diversas dessas situações, bem como alimentos preferidos e diversões que foram apresentadas e são comuns a alguns pais. As crianças devem identificar o que agrada o seu pai e copiar em sua cartela algumas dessas preferências. A professora terá cada palavra escrita em um papel dobrado e sorteará uma por vez. A criança que tiver todas as preferências (escritas na cartela) sorteadas, vence o jogo.

OBS: As crianças podem dar sugestões à professora quanto às preferências escritas no quadro.

Ex: MEU PAI GOSTA DE:

  • SORVETE
  • NADAR
  • CHURRASCO
  • LER
  • SAIR
  • FICAR EM CASA
  • VIAJAR
  • DORMIR
  • ESTUDAR
  • CAMINHAR
  • BRINCAR, etc.

OBS: A professora poderá sortear todos os papéis para que todas as crianças ganhem. O bingo pode ser colado no caderno e o nome do aluno que ganhar em primeiro lugar pode ser escrito como vencedor.

Momento 5

É importante que as crianças reflitam com essa aula como é importante e bom ter alguém nos acompanhando, ensinando e cuidando de nós. Falar que os pais, sempre querem o melhor para seus filhos, por isso devemos sempre respeitá-los.

A professora deve fazer com os alunos uma lembrança para o pai. As crianças irão colorir o desenho abaixo e a professora, depois, com guache, marcará a digital de cada um no certificado! A professora poderá fazer um envelope do tamanho do certificado para guardá-lo. Na frente do envelope cada um escreverá:

De: (assinatura do aluno)

E no verso do envelope:

Para: Papai

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_uQxr5kibIR0/Sm-bsHVB8FI/AAAAAAAARVU/9Ri9wG8GYI4/s1600-h/Diploma+do+Papai+1.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

Analisar o progresso dos alunos quanto à aquisição do código da escrito.

Observar o envolvimento e motivação dos alunos durante as atividades propostas.

Analisar se foram capazes de reconhecer as preferências de seus pais (figura paterna)

Observar se foram capazes de entender as regras do bingo e acompanhar o jogo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.