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Inscrevendo a sexualidade, de maneira responsável, em nosso corpo

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Compreender que o corpo não aprende somente conteúdos, atitudes e habilidades de todas as áreas de conhecimento, mas que em interação com outros corpos aprendem manifestações da sexualidade.
  2. Reconhecer que as concepções e o entendimento de sexualidade inscrevem marcas em nosso corpo.
  3. Refletir que a sexualidade é importante no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, e, dessa forma a sua potencialidade será garantida por meio do cuidado e da responsabilidade com o nosso corpo.
  4. Identificar que por meio da sexualidade, os seres humanos se comunicam, estabelecem laços, dão e recebem afeto e prazer, experimentando sensações com todo o corpo.
Duração das atividades
De 2 a 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

Aula interativa.

Socialização das produções dos/as alunos/as.

Uso da sala de vídeo.   

Para início de uma conversa...  

 Professor/a, estamos partindo do pressuposto que a sexualidade no espaço escolar não aparece apenas nas inscrições em portas de banheiros, muros e paredes. Ela invade a escola por meio das atitudes dos/as alunos/as em sala de aula e fora dela. Além disso, o corpo está sempre presente na escola. Não apenas o corpo que aprende conteúdos, atitudes e habilidades de todas as áreas de conhecimento, mas um corpo que interage com outros, que manifesta a sexualidade. A sexualidade se expressa em uma base material que é exatamente o corpo humano. Não estamos falando apenas de células, pois entendemos o corpo de forma ampla, isto é, tanto na esfera biológica, como psíquica, comportamental, histórica e social. Desse modo, o papel da escola não se reduz ao trabalho com conteúdos curriculares de Ciências ou Biologia. A abordagem da sexualidade e, em particular, do corpo, supõe sim informações científicas, mas vai além, uma vez que objetiva os comportamentos.

Disponível em: http://www.educarede.org.br/

ATIVIDADE 1: Entendendo nosso corpo: diversidade de expressões   

Esta atividade tem como objetivo tomar consciência das diversas manifestações do corpo, sendo assim os/as alunos/as observarão a diversidade de expressões que surgem no grupo, apontando para as diferentes possibilidades e linguagens corporais existentes entre as pessoas.

O/a professor/a convida os/as alunos/as a fazerem experiências: “Já que vamos falar de corpo, vamos mexer com ele, movimentá-lo?”. Em roda, solicitar que façam expressões corporais e, em outro momento, expressões faciais de medo, tristeza, susto, vergonha, raiva, alegria, dor, decepção, frio e calor. Outra possibilidade para facilitar a execução de tal atividade é sugerir situações como:

  1. “O momento em que você reencontra alguém querido que não vê há muito tempo”,
  2. “A hora em que você tem de ter uma conversa difícil com alguém”,
  3. “o jeito que você fica quando vai fazer uma prova e sabe que não estudou o suficiente”.
  4. “O momento que irá fazer uma viagem esperada de férias”.
  5. “Ao passar em uma rua de encontrar um cachorro, e, ele começa correr atrás de você”.
  6. “O dia está muito frio”.
  7. “O dia está muito quente”.

O/a educador/a explica que durante a atividade não se pode utilizar linguagem verbal. Caso os/as alunos/as tenham dificuldades de entrar nessas atividades, pode-se recorrer a outras formas de relaxamento, como caminhar, fazer movimento de espreguiçar-se etc. Ao finalizar a atividade, sugerimos alguns pontos para discussão com a turma:   

  1. Quais os diferentes tipos de linguagens corporais apresentadas pelo grupo?
  2. De que forma as linguagens corporais expressam nossos sentimentos de medo, tristeza, susto, vergonha e etc?
  3. As expressões corporais representam algum tipo de linguagem? Essas expressões permitem nossa comunicação com o próximo?
  4. Quais dos sentimentos foram mais difíceis de expressar facialmente? E os mais fáceis?
  5. As expressões faciais de medo foram representadas pela mesma forma por todos os/as alunos/as do grupo? E o de alegria?
  6. Como podemos associar as diversidades de expressões faciais com as nossas linguagens corporais? Nosso corpo consegue expressar algo?   

Professor/a, deixar claro para os/as alunos/as que os corpos possuem diferentes formas de comunicação e estas vão sendo significadas culturalmente.  

ATIVIDADE 2: A VISITA DO ET – Técnica extraída do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: http://www.promundo.org.br/

Professor/a, essa atividade tem como objetivo refletir sobre a dificuldade que temos em falar sobre a sexualidade, e, como a concepção, desta, influencia e exerce marcas em nossos corpos.   

Material necessário: 

Cartolinas; pincéis e fita crepe.

Procedimento:  

  1. Peça que todos caminhem pela sala.
  2. Avise que chegaram ETs na Terra e que gostariam muito de saber sobre a sexualidade dos humanos.
  3. Comente que apareceram 4 jornalistas (ou menos, dependendo do número de participantes) e coloquem crachás, feitos com as cartolinas, com a inscrição “imprensa” em 4 participantes.
  4. Peça que se forme 4 grupos de ETs com 1 jornalista em cada grupo.
  5. Os jornalistas devem registrar as perguntas que os ETs fizeram sobre a sexualidade dos terráqueos.
  6. Dê para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico para que o jornalista anote as partes mais interessantes das perguntas dos ETs e tente respondê-las.
  7. Antes de finalizar, pergunte se as expectativas dos ETs foram atendidas e peça aos jornalistas para afixarem a matéria da reportagem (as cartolinas) na parede.
  8. Leia as perguntas e estimule que o grupo responda. Diga também que é um “consultor enviado da escola” para ajudar os jornalistas a responderem as questões dos ETs e complemente as respostas com informações que sentir necessário.
  9. Estimule a discussão com as questões abaixo.   

Perguntas para discussão:   

  1. Como é falar sobre sexualidade? É fácil? Por que sim ou por que não?
  2. Quais são as principais dificuldades e facilidades?
  3. Existe diferença entre as pessoas, ou seja, falar sobre sexualidade é fácil para algumas pessoas, mas não para outras?
  4. Com quem os/as adolescentes sentem mais à vontade para falar sobre sexualidade?
  5. Como, em geral, os homens adolescentes aprendem sobre sexo e relacionamentos? E as mulheres?
  6. A maneira como aprendemos sobre sexualidade por ter alguma influência em nossos corpos?
  7. Como o nosso corpo responde ao falarmos de sexualidade?
  8. Por que quando nos referimos aos nossos órgãos sexuais ficamos com receio e/ou vergonha?
  9. Por que algumas pessoas consideram as questões ligadas à sexualidade como pecaminosas?
  10. Quando conhecemos melhor sobre nossa sexualidade, estamos também conhecendo maneiras de lidar com o nosso corpo?   

Professor/a, tente deixar claro que o corpo sente prazer e dor, expressa alegria e tristeza, gosta e desgosta. Por isso, esse subtema da área da sexualidade é tão importante,e, não pode ser esquecido. Abordar a questão do corpo é fundamental para a discussão da sexualidade. Afinal, ela se expressa em uma base material que é exatamente o corpo humano.

ATIVIDADE 3: Sexualidade: responsabilidade e cuidado com o nosso corpo

Como finalização das aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o vídeo intitulado “Sexualidade” (Figura 1), disponível em: http://videos.sapo.pt/PntTiviJTtTBEZ1hBVO7 

Figura 1: Sexualidade

Essa atividade tem como objetivo enfatizar que a sexualidade trata-se de um conjunto de descobertas, crenças, práticas, escolhas, fantasias e experiências, porém, deve-se exercê-la com respeito, cuidado e responsabilidade com o corpo.   

Após a apresentação do vídeo o/a professor/a discutirá com os/as alunos/as a opinião destes/as quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:

  1. Quais os cuidados e responsabilidades que devemos ter com o nosso corpo para a sexualidade ser exercida como forma de bem estar?
  2. Quais os desdobramentos consequentes da vivência da sexualidade de forma irresponsável e não cuidadosa?
  3. O que muda em termos de projeto de vida?

Após o término do debate, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas a terem cuidado e responsabilidade com o seu corpo.

Recursos Complementares

Fontes para consulta:

Fala Educadora! Fala Educador! - material didático realizado pelo Laboratório Organon, com o apoio do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; GTPOS e NEPAIDS. Pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto aos laboratórios Organon.  Disponível em: http://blog.falaeducador.com/ 

Sexualidade, prazer em conhecer. Livro do professor. – material didático realizado pela Fundação Roberto Marinho, apoio Schering, Concepção do Projeto e Autoria ECOS. Este livro pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto à Fundação Roberto Marinho. Informações em: http://www.ecos.org.br/index2.asp 

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos/as alunos/as, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados. O/a professor/a acompanhará a leitura das produções dos/as alunos/as, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.

Opinião de quem acessou

Duas estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • elias, Família , São Paulo - disse:
    preliasf@gmail.com

    18/05/2011

    Uma estrela

    Sexualidade dessa forma que está sendo apresentada, é perigoso. Eu entendo que a melhor forma de prevenção é esperar o tempo e a pessoa certa (casamento e fidelidade). Da forma que vcs expõe o assunto, estão incentivando os alunos a terem experiências precoces que no calor do momente na falta do preservativo acabam fazendo o ato sem mesmo, acarretando em DST, gravidez indesejada e porque não o aborto. Sexualidade é assunto de família e não de escola.


  • marines nery da silva miranda, faculdade das americas , São Paulo - disse:
    marinesnery@hotmail.com

    16/04/2011

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula adorei ,muitos recursos.


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