08/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
Uso da sala de vídeo.
Para início de uma conversa...
Professor/a, estamos partindo do pressuposto que a sexualidade no espaço escolar não aparece apenas nas inscrições em portas de banheiros, muros e paredes. Ela invade a escola por meio das atitudes dos/as alunos/as em sala de aula e fora dela. Além disso, o corpo está sempre presente na escola. Não apenas o corpo que aprende conteúdos, atitudes e habilidades de todas as áreas de conhecimento, mas um corpo que interage com outros, que manifesta a sexualidade. A sexualidade se expressa em uma base material que é exatamente o corpo humano. Não estamos falando apenas de células, pois entendemos o corpo de forma ampla, isto é, tanto na esfera biológica, como psíquica, comportamental, histórica e social. Desse modo, o papel da escola não se reduz ao trabalho com conteúdos curriculares de Ciências ou Biologia. A abordagem da sexualidade e, em particular, do corpo, supõe sim informações científicas, mas vai além, uma vez que objetiva os comportamentos.
Disponível em: http://www.educarede.org.br/
ATIVIDADE 1: Entendendo nosso corpo: diversidade de expressões
Esta atividade tem como objetivo tomar consciência das diversas manifestações do corpo, sendo assim os/as alunos/as observarão a diversidade de expressões que surgem no grupo, apontando para as diferentes possibilidades e linguagens corporais existentes entre as pessoas.
O/a professor/a convida os/as alunos/as a fazerem experiências: “Já que vamos falar de corpo, vamos mexer com ele, movimentá-lo?”. Em roda, solicitar que façam expressões corporais e, em outro momento, expressões faciais de medo, tristeza, susto, vergonha, raiva, alegria, dor, decepção, frio e calor. Outra possibilidade para facilitar a execução de tal atividade é sugerir situações como:
O/a educador/a explica que durante a atividade não se pode utilizar linguagem verbal. Caso os/as alunos/as tenham dificuldades de entrar nessas atividades, pode-se recorrer a outras formas de relaxamento, como caminhar, fazer movimento de espreguiçar-se etc. Ao finalizar a atividade, sugerimos alguns pontos para discussão com a turma:
Professor/a, deixar claro para os/as alunos/as que os corpos possuem diferentes formas de comunicação e estas vão sendo significadas culturalmente.
ATIVIDADE 2: A VISITA DO ET – Técnica extraída do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Professor/a, essa atividade tem como objetivo refletir sobre a dificuldade que temos em falar sobre a sexualidade, e, como a concepção, desta, influencia e exerce marcas em nossos corpos.
Material necessário:
Cartolinas; pincéis e fita crepe.
Procedimento:
Perguntas para discussão:
Professor/a, tente deixar claro que o corpo sente prazer e dor, expressa alegria e tristeza, gosta e desgosta. Por isso, esse subtema da área da sexualidade é tão importante,e, não pode ser esquecido. Abordar a questão do corpo é fundamental para a discussão da sexualidade. Afinal, ela se expressa em uma base material que é exatamente o corpo humano.
ATIVIDADE 3: Sexualidade: responsabilidade e cuidado com o nosso corpo
Como finalização das aulas, sugerimos que o/ professor/a apresente o vídeo intitulado “Sexualidade” (Figura 1), disponível em: http://videos.sapo.pt/PntTiviJTtTBEZ1hBVO7
Figura 1: Sexualidade
Essa atividade tem como objetivo enfatizar que a sexualidade trata-se de um conjunto de descobertas, crenças, práticas, escolhas, fantasias e experiências, porém, deve-se exercê-la com respeito, cuidado e responsabilidade com o corpo.
Após a apresentação do vídeo o/a professor/a discutirá com os/as alunos/as a opinião destes/as quanto aos aspectos tratados no mesmo, tais como:
Após o término do debate, sugerimos que o/a professor/a solicite aos alunos/as preparem uma frase e/ou um texto que procure sensibilizar as pessoas a terem cuidado e responsabilidade com o seu corpo.
Fontes para consulta:
Fala Educadora! Fala Educador! - material didático realizado pelo Laboratório Organon, com o apoio do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; GTPOS e NEPAIDS. Pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto aos laboratórios Organon. Disponível em: http://blog.falaeducador.com/
Sexualidade, prazer em conhecer. Livro do professor. – material didático realizado pela Fundação Roberto Marinho, apoio Schering, Concepção do Projeto e Autoria ECOS. Este livro pode ser conseguido gratuitamente pelos professores junto à Fundação Roberto Marinho. Informações em: http://www.ecos.org.br/index2.asp
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a aprendizagem dos/as alunos/as, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados. O/a professor/a acompanhará a leitura das produções dos/as alunos/as, fazendo as intervenções necessárias, retomando os temas, conforme a necessidade.
Duas estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2011
Uma estrelaSexualidade dessa forma que está sendo apresentada, é perigoso. Eu entendo que a melhor forma de prevenção é esperar o tempo e a pessoa certa (casamento e fidelidade). Da forma que vcs expõe o assunto, estão incentivando os alunos a terem experiências precoces que no calor do momente na falta do preservativo acabam fazendo o ato sem mesmo, acarretando em DST, gravidez indesejada e porque não o aborto. Sexualidade é assunto de família e não de escola.
16/04/2011
Quatro estrelasMuito boa a aula adorei ,muitos recursos.