Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Valor da Arte

 

30/07/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir o que qualifica um objeto como obra de arte, refletir sobre o valor da obra de arte, analisar o mercado de arte atual.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos cada dependendo do rendimento da turma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer a vida e obra dos pintores: Van Gogh, Pablo Picasso, Leonardo da Vince, Cézanne, Renoir, Munch, Tarsila, Di Cavalcanti, Portinari, Orlando Teruz e Lasar Segall.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Refletindo sobre a arte

Atenção professor! para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática da escola e verifique se todos os computadores têm acesso à internet. Caso não seja possível, Verifique em Recursos Complementares os sites com reportagens sobre roubo de obras de arte e disponibilize para a turma. Reserve também alguns livros com imagens das obras que já foram alvo de assaltantes e leve para sala de aula.

O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras para a turma:

undefined

Figura em azul - Tarsila do Amaral

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,20712039-EX,00.jpg

undefined

O lavrador de café - Cândido Portinari

Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/o-lavrador-de-cafe-candido-portinari-1939.jpg

Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso

Disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/20/20_MVG_sp_picasso.jpg

Agora o professor deverá questionar a turma sobre o que essas obras têm em comum, para complementar a discussão utilize os recursos:O vídeo São Paulo: parte 2 que retrata o Museu de Arte de São Paulo. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/626

São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]

Atenção Professor! Destaque para a turma a importância do MASP no circuito das artes no Brasil. (Museu de arte de São Paulo - http://masp.uol.com.br/)

Agora apresente o vídeo: Roubo no MASP - Picasso e Portinari Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=3-Av4Ydnh3w

Agora apresente os textos:

Após a analise do vídeo e a leitura dos textos questione os alunos sobre:

  • o valor das obras de arte
  • o que faz uma obra de arte ser tão valiosa
  • o que determina se um objeto é ou não uma obra de arte.

Agora os alunos deverão explorar o simulador: Isto é arte? Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/istoearte/perguntas.htmlhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2061/imagens/isto_e_arte.jpg

undefined

Atividade:

Após explorar o recurso os alunos deverão fazer uma redação sobre 3 questões que despertaram sua atenção durante a navegação no simulador.

Aula 02: Criando um jornal

O professor deverá relembrar os temas discutidos na aula anterior, a experiência no simulador, as reportagens, os vídeos, etc. Após a breve discussão o professor deverá propor à turma a criação de um jornal envolvendo a temática "O valor da arte".

A turma deverá ser dividida em pequenos grupos (mínimo 3 máximo 5 alunos por grupo) para elaborar a seguinte pesquisa:

  • fazer uma discussão sobre o ponto de vista de cada um sobre o tema;
  • pesquisar sobre os artistas locais e o mercado de arte local (museus importantes, exposições, galerias, críticos de arte, a participação de jovens artistas nos museus)
  • escrever um artigo de opinião;
  • publicar utilizando o recurso Publicar como página web disponível no Google Docs

Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta Google Docs sugerimos o tutorial: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR

Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:

  • todos os alunos deverão ter uma conta de email no Gmail;
  • o professor deverá ser o proprietário de todos os documentos, isto é, o responsável por criar cada documento e enviar os convites para que os alunos tenham acesso à edição do documento;
  • é importante que cada aluno utilize uma cor de fonte, para que possa haver uma identificação e organização das partes na elaboração do texto;
  • o professor deverá acessar os documentos com frequência e orientar os alunos com dificuldades;
  • o professor deverá definir uma data limite para edição dos textos;
  • para auxiliar na correção dos trabalhos o professor poderá utilizar a ferramenta Histórico de revisões onde fica registrado o histórico de ações de cada colaborador.

O professor deverá definir com a turma uma data limite para finalização dos textos. Sugerimos o prazo de duas aulas. Após essa data iniciará a diagramação do jornal.

Aula 03: Compilando as informações

Após a conclusão dos artigos a turma deverá se dividir novamente e cada grupo será responsável por uma atividade/função. Sugerimos algumas funções:

  • editor do jornal: responsável pela sistematização dos artigos e informações a serem publicadas no jornal;
  • diagramador: responsável pelo layout do jornal.
  • fotógrafo: responsável pelas imagens a serem inseridas no jornal (toda imagem deve conter sua fonte);
  • jornalistas: responsável por pesquisar e escrever matérias para o jornal.

Sugestões de pautas: Além dos artigos o jornal deverá contemplar um guia cultural da cidade, com exposições, peças de teatro, filmes em cartaz, shows musicais, lançamento de livros, etc. Os jornalistas deverão escolher um evento de cada categoria e fazer uma resenha para publicar no jornal.

Sugestão de software: Os alunos poderão optar em fazer um jornal impresso ou publicá-lo na internet. Ao escolher o jornal impresso poderão utilizar o software livre Scribus para diagramação. Maiores informações de como utilizar o software em: http://wiki.scribus.net/index.php/Entendendo_o_Scribus

Caso a escolha seja um jornal virtual podem continuar utilizando o Google Docs ou criar um blog. Sugerimos o Blogger do Google, o tutorial está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf

Aula 04: Apresentação dos resultados

Os alunos deverão apresentar para a turma e para comunidade escolar o resultado dos trabalhos. Para o jornal impresso é interessante que haja uma tiragem para que os interessados possam ler as matérias. No caso do jornal virtual o endereço pode ser divulgado nos murais da escola, na lista de e-mails das turmas e professores, no site da escola, etc. O professor deverá comentar o resultado dos trabalhos, indicar os pontos positivos e negativos e solicitar que os alunos apresentem sua opinião sobre a atividade: o que aprenderam, quais as dificuldades, o que foi mais importante, de que forma a atividade contribuiu para o seu aprendizado.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá analisar o processo de ensino aprendizagem do aluno, para isso sugerimos alguns critérios para avaliação:

  • participação nas discussões;
  • contribuição para as pesquisas;
  • domínio da norma culta;
  • articulação das ideias e conceitos;
  • coesão do texto;
  • apresentação (postura, oralidade, comportamento);
  • autoavaliação.

Entretanto, é necessário que o professor deixe claro para o aluno os critérios de avaliação antes de começar a atividade, para que o aluno esteja consciente de quais conceitos e habilidades ele terá que desenvolver. É importante que o aluno também participe do processo de avaliação, que ele reflita sobre seu aprendizado, seu envolvimento e contribuição para o grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ranazziela de Sousa Soares Loia, Escola Vila das Crianças. , Distrito Federal - disse:
    ranazziela@hotmail.com

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Fazer a criança compreender a relação da linguagem artistica e seus parametros, faz com que ela possa articular e saber realacionar arte vida e História é assim que a nossa escola também trabalha, com esta linguagem clara e de interação com o mundo. Parabéns professora!!!


  • charles albert nascimento, CIEP BRIZOLAO 223 OLYMPIO MARQUES DOS SANTOS , Rio de Janeiro - disse:
    charlesnasc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá cara Colega, excelente trabalho! Sempre fico um pouco apreensivo com o trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano com essa "galerinha", rs! Fiz um trabalho semelhante ano passado com ready-made de Duchamp . Fizemos em sala de aula um momento ready-made. Convidamos outras turmas para apreciar a exposição relâmpago e tudo. Foi bem interessante. Pudemos discutir por várias aulas a questão do ‘objeto de arte’ e o ‘apetrecho’. Parabéns e tudo de bom!


  • Nely Louzado Pimenta, COLEGIO ESTADUAL DEM DE 2º GRAU DR ROMULO ALMEIDA , Bahia - disse:
    nely_pimenta@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Precisamos de professores assim na área de Artes. Parabéns a equipe!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.