30/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Aula 01: Refletindo sobre a arte
Atenção professor! para realizar essa atividade reserve o laboratório de informática da escola e verifique se todos os computadores têm acesso à internet. Caso não seja possível, Verifique em Recursos Complementares os sites com reportagens sobre roubo de obras de arte e disponibilize para a turma. Reserve também alguns livros com imagens das obras que já foram alvo de assaltantes e leve para sala de aula.
O professor deverá iniciar a aula apresentando algumas obras para a turma:
Figura em azul - Tarsila do Amaral
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,20712039-EX,00.jpg
O lavrador de café - Cândido Portinari
Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/o-lavrador-de-cafe-candido-portinari-1939.jpg
Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso
Disponível em: http://oglobo.globo.com/fotos/2007/12/20/20_MVG_sp_picasso.jpg
Agora o professor deverá questionar a turma sobre o que essas obras têm em comum, para complementar a discussão utilize os recursos:O vídeo São Paulo: parte 2 que retrata o Museu de Arte de São Paulo. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/626
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil]
Atenção Professor! Destaque para a turma a importância do MASP no circuito das artes no Brasil. (Museu de arte de São Paulo - http://masp.uol.com.br/)
Agora apresente o vídeo: Roubo no MASP - Picasso e Portinari Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=3-Av4Ydnh3w
Agora apresente os textos:
Após a analise do vídeo e a leitura dos textos questione os alunos sobre:
Agora os alunos deverão explorar o simulador: Isto é arte? Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/istoearte/perguntas.htmlhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2061/imagens/isto_e_arte.jpg
Atividade:
Após explorar o recurso os alunos deverão fazer uma redação sobre 3 questões que despertaram sua atenção durante a navegação no simulador.
Aula 02: Criando um jornal
O professor deverá relembrar os temas discutidos na aula anterior, a experiência no simulador, as reportagens, os vídeos, etc. Após a breve discussão o professor deverá propor à turma a criação de um jornal envolvendo a temática "O valor da arte".
A turma deverá ser dividida em pequenos grupos (mínimo 3 máximo 5 alunos por grupo) para elaborar a seguinte pesquisa:
Em caso de dúvidas para utilizar a ferramenta Google Docs sugerimos o tutorial: http://docs.google.com/Doc?docid=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR
Atenção Professor! Para utilizar o Google Docs é necessário observar algumas dicas:
O professor deverá definir com a turma uma data limite para finalização dos textos. Sugerimos o prazo de duas aulas. Após essa data iniciará a diagramação do jornal.
Aula 03: Compilando as informações
Após a conclusão dos artigos a turma deverá se dividir novamente e cada grupo será responsável por uma atividade/função. Sugerimos algumas funções:
Sugestões de pautas: Além dos artigos o jornal deverá contemplar um guia cultural da cidade, com exposições, peças de teatro, filmes em cartaz, shows musicais, lançamento de livros, etc. Os jornalistas deverão escolher um evento de cada categoria e fazer uma resenha para publicar no jornal.
Sugestão de software: Os alunos poderão optar em fazer um jornal impresso ou publicá-lo na internet. Ao escolher o jornal impresso poderão utilizar o software livre Scribus para diagramação. Maiores informações de como utilizar o software em: http://wiki.scribus.net/index.php/Entendendo_o_Scribus
Caso a escolha seja um jornal virtual podem continuar utilizando o Google Docs ou criar um blog. Sugerimos o Blogger do Google, o tutorial está disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf
Aula 04: Apresentação dos resultados
Os alunos deverão apresentar para a turma e para comunidade escolar o resultado dos trabalhos. Para o jornal impresso é interessante que haja uma tiragem para que os interessados possam ler as matérias. No caso do jornal virtual o endereço pode ser divulgado nos murais da escola, na lista de e-mails das turmas e professores, no site da escola, etc. O professor deverá comentar o resultado dos trabalhos, indicar os pontos positivos e negativos e solicitar que os alunos apresentem sua opinião sobre a atividade: o que aprenderam, quais as dificuldades, o que foi mais importante, de que forma a atividade contribuiu para o seu aprendizado.
Nome | Tipo |
---|---|
São Paulo: parte 2 [Momento Brasil] | Vídeo |
Lembre outros casos de roubo a obras de arte no Brasil http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,lembre-outros-casos-de-roubo-a-obras-de-arte-no-brasil,369108,0.htm
O ROUBO DE OBRAS DE ARTE NO BRASIL http://br.geocities.com/alexfig1971/roubo_obras.htm
"O Grito" - Imprensa desprevenida faz um samba desafinado http://www.pitoresco.com.br/espelho/destaques/grito/index2.htm
Assaltantes levaram "O Grito" de Munch diante dos visitantes http://www.pitoresco.com.br/espelho/destaques/grito/index.htm
"Artnapping" - Do roubo ao sequestro, é só um passo http://www.pitoresco.com.br/espelho/destaques/grito/artnapping.htm
Maiores Roubos de Obras de Arte do Mundo http://pt.shvoong.com/humanities/art-history/258042-maiores-roubos-obras-arte-mundo/
Cândido Portinari - http://www.portinari.org.br/ppsite/homepage/100_anos/material/obras_07.htm
Pablo Picasso - http://educacao.uol.com.br/biografias/pablo-picasso.jhtm
O professor deverá analisar o processo de ensino aprendizagem do aluno, para isso sugerimos alguns critérios para avaliação:
Entretanto, é necessário que o professor deixe claro para o aluno os critérios de avaliação antes de começar a atividade, para que o aluno esteja consciente de quais conceitos e habilidades ele terá que desenvolver. É importante que o aluno também participe do processo de avaliação, que ele reflita sobre seu aprendizado, seu envolvimento e contribuição para o grupo.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/11/2010
Cinco estrelasFazer a criança compreender a relação da linguagem artistica e seus parametros, faz com que ela possa articular e saber realacionar arte vida e História é assim que a nossa escola também trabalha, com esta linguagem clara e de interação com o mundo. Parabéns professora!!!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá cara Colega, excelente trabalho! Sempre fico um pouco apreensivo com o trabalho a ser desenvolvido ao longo do ano com essa "galerinha", rs! Fiz um trabalho semelhante ano passado com ready-made de Duchamp . Fizemos em sala de aula um momento ready-made. Convidamos outras turmas para apreciar a exposição relâmpago e tudo. Foi bem interessante. Pudemos discutir por várias aulas a questão do ‘objeto de arte’ e o ‘apetrecho’. Parabéns e tudo de bom!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Precisamos de professores assim na área de Artes. Parabéns a equipe!