Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O pai de cada um: trabalhando características físicas e emocionais a partir de uma narrativa

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fazer uma pesquisa dirigida para descobrir características do pai de cada um (ou da figura paterna que cada um possui)

Reconhecer e valorizar as qualidades dos pais através de uma conversa informal

Elaborar pequenos textos e frases simples, tendo como base o livro trabalhado

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

Momento 1   

Como forma de iniciar esse trabalho, a professora deve fazer um jogo de forca com as crianças para que adivinhem a palavra PAPAI. Deve colocar 5 traços no quadro e pedir à algumas crianças que falem alguma letra até descobrirem a palavra.   

Momento 2   

Adivinhada a palavra, a professora deve apresentar às crianças o livro “O pai de cada um”, de Anthony Browne e fazer a leitura para as crianças.

Capa do livro disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Y8CXGfHN7Hg/ScFUBtDn2MI/AAAAAAAAAYI/EMdZozjOUKo/s400/o-meu-pai_l.jpg  

Uma interpretação oral pode ser feita ao término da leitura, buscando identificar as características do pai da história:   

  • Como era o pai da história?
  • Era medroso ou corajoso? Por quê?
  • O que ele era capaz de fazer?
  • Quem está contando a história?
  • Como esse pai era no futebol?
  • Por que acham que ele fazia seu filho rir muito?

Momento 3   

A professora deve distribuir para cada criança uma folha do exemplo abaixo. Devem escrever pequenas frases sobre seu pai e também um recadinho para ele.

OBS: Não importa se a criança não escreve de forma convencional, a professora pode fazer uma correção, arrumando ou transcrevendo o que a criança quis dizer.

  

Disponível: http://4.bp.blogspot.com/_noJIMLvHNz8/Sk6BUJ1zi-I/AAAAAAAABDU/TCqQE29u8Es/s1600-h/escreva+uma+mensagem+para+seu+pai.jpg  

Momento 4   

A professora deve colocar a turma em roda e, através de uma conversa informal, deve pedir a cada um que diga o nome de seu pai (ou figura paterna).  Depois de todos terem falado, a professora explicará que levarão para casa uma pesquisa. Essa pesquisa será feita com o pai de cada um ou com aquele que representa tal figura para a criança. Todos devem trazer no dia seguinte a pesquisa preenchida para apresentarem à turma. A professora fará também a proposta de fazerem na sala um “Cantinho do papai”, onde as crianças poderão trazer um objeto do seu pai e deixar exposto para os colegas. Pode ser uma foto, um objeto que o pai goste, uma gravata, vidro de perfume, caneca, etc... fica a critério da família.   

Momento 5   No dia seguinte, a professora chamará um a um à frente da sala e ajudará a criança a contar um pouquinho sobre os dados do seu pai (ou figura paterna). A criança também mostrará para os colegas o objeto trazido e explicará porque escolheu tal objeto. As fotos, objetos e a produção textual ficarão no “Cantinho dos Pais” para que todos possam ver.

Recursos Complementares

O vídeo do livro trabalhado está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UDupiecVYS8  

Avaliação

Perceber se houve uma boa compreensão da história, através da atividade de interpretação oral.

Analisar o avanço com relação as fases da aquisição da escrita ao produzirem frases sobre seu pai (figura paterna)

Avaliar a participação dos alunos durante a produção coletiva de um recado para o pai.

Analisar a participação e comprometimento que tiveram com relação a pesquisa feita

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.