07/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Fazer uma pesquisa dirigida para descobrir características do pai de cada um (ou da figura paterna que cada um possui)
Reconhecer e valorizar as qualidades dos pais através de uma conversa informal
Elaborar pequenos textos e frases simples, tendo como base o livro trabalhado
O aluno deve estar inserido no processo de alfabetização e letramento
Momento 1
Como forma de iniciar esse trabalho, a professora deve fazer um jogo de forca com as crianças para que adivinhem a palavra PAPAI. Deve colocar 5 traços no quadro e pedir à algumas crianças que falem alguma letra até descobrirem a palavra.
Momento 2
Adivinhada a palavra, a professora deve apresentar às crianças o livro “O pai de cada um”, de Anthony Browne e fazer a leitura para as crianças.
Capa do livro disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Y8CXGfHN7Hg/ScFUBtDn2MI/AAAAAAAAAYI/EMdZozjOUKo/s400/o-meu-pai_l.jpg
Uma interpretação oral pode ser feita ao término da leitura, buscando identificar as características do pai da história:
Momento 3
A professora deve distribuir para cada criança uma folha do exemplo abaixo. Devem escrever pequenas frases sobre seu pai e também um recadinho para ele.
OBS: Não importa se a criança não escreve de forma convencional, a professora pode fazer uma correção, arrumando ou transcrevendo o que a criança quis dizer.
Momento 4
A professora deve colocar a turma em roda e, através de uma conversa informal, deve pedir a cada um que diga o nome de seu pai (ou figura paterna). Depois de todos terem falado, a professora explicará que levarão para casa uma pesquisa. Essa pesquisa será feita com o pai de cada um ou com aquele que representa tal figura para a criança. Todos devem trazer no dia seguinte a pesquisa preenchida para apresentarem à turma. A professora fará também a proposta de fazerem na sala um “Cantinho do papai”, onde as crianças poderão trazer um objeto do seu pai e deixar exposto para os colegas. Pode ser uma foto, um objeto que o pai goste, uma gravata, vidro de perfume, caneca, etc... fica a critério da família.
Momento 5 No dia seguinte, a professora chamará um a um à frente da sala e ajudará a criança a contar um pouquinho sobre os dados do seu pai (ou figura paterna). A criança também mostrará para os colegas o objeto trazido e explicará porque escolheu tal objeto. As fotos, objetos e a produção textual ficarão no “Cantinho dos Pais” para que todos possam ver.
O vídeo do livro trabalhado está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UDupiecVYS8
Perceber se houve uma boa compreensão da história, através da atividade de interpretação oral.
Analisar o avanço com relação as fases da aquisição da escrita ao produzirem frases sobre seu pai (figura paterna)
Avaliar a participação dos alunos durante a produção coletiva de um recado para o pai.
Analisar a participação e comprometimento que tiveram com relação a pesquisa feita
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!