08/06/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Identificar os diversos países que participarão da Copa do Mundo de Futebol 2010.
Relacionar a bandeira ao respectivo país de origem.
Identificar a bandeira brasileira como símbolo de nosso país.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
Ter tido contato com o tema Copa do Mundo a partir da aula intitulada: Identificando o país sede da Copa 2010 e a mascote.
1ª aula:
a) Apresentar um cartaz contendo os países que participarão da copa do mundo de futebol e sua respectivas bandeiras, a partir do link:
http://www.suapesquisa.com/copa/bandeiras_copa.htm
b) Como os alunos estão em fase de apropriação do código escrito, a professora deverá acompanhar a leitura do cartaz.
c) Separar os nomes dos países que participarão da copa a partir da letra inicial. Os alunos farão a cópia dos nomes desses países em seu caderno:
Ex: A - África do Sul, Argentina, Argélia, Alemanha, Austrália,
B - Brasil
C - Coreia do Sul, Camarões, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Chile
D - Dinamarca
E - Espanha, Estados Unidos, Eslováquia, Eslovênia
F - França
G - Gana, Grécia
H - Honduras, Holanda
I - Inglaterra, Itália
J - Japão
M - México
N - Nigéria, Nova Zelândia
P - Paraguai, Portugal
S - Sérvia, Suíça
U - Uruguai
c) Após a separação dos nomes dos países pela letra inicial maiúscula, a professora distribuirá uma folha com todas as bandeiras dos países a fim de que os alunos colem ao lado do nome do respectivo país.
2ª aula:
a) Rever o cartaz da aula anterior e destacar a bandeira do Brasil.
Perguntar quais as cores que fazem parte da nossa bandeira. Perguntar aos alunos se sabem o que significa cada uma dessas cores: o verde, as matas; o amarelo, as riquezas naturais, o azul, o céu, as estrelas cada estado da federação. Na faixa branca está o lema: Ordem e Progresso.
Imagem obtida através do link: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/05/Flag_of_Brazil.svg/200px-Flag_of_Brazil.svg.png
b) Distribuir folhas coloridas para os alunos confeccionarem a bandeira do Brasil. Colocar as bandeiras no mural da sala.
3ª aula
a) Explicar aos alunos que a bandeira é o maior símbolo da nossa pátria e que perante ela devemos ter atitudes de respeito.
b) Na folha em que os alunos fizeram a colagem da bandeira, escrever uma frase ou um parágrafo relacionado à nossa bandeira como símbolo do país.
Caso os alunos não estejam na fase alfabética, a professora poderá ser a escriba.
c) Os alunos farão a leitura das frases que depois serão colocadas num lugar de destaque na sala de aula.
A professora poderá adquirir maiores informaçaões sobre a nossa bandeira e sua história a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil.
(Os links apresentados nessa aula foram acessados em 02/06/2010)
Verificar se os alunos conseguiram fazer a correspondência entre as bandeiras e os nomes dos países participantes da copa do mundo de futebol.
Observar se os alunos conseguiram identificar a importância da bandeira brasileira como símbolo do nosso país a partir das frases que escreveram, mesmo que de forma não convencional.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/06/2010
Quatro estrelasGostei muito de sua aula bastante criativa. parabens