07/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Livia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Nesta aula o aluno poderá aprender, por meio de filmes o conceito de Ficção Científica. Além disso, será abordada a tecnologia presente nas imagens com uma Dimensão, duas Dimensões e três Dimensões.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já assistiram ou ouviram falar do filme “Avatar”, do autor James Cameron. Em seguida, após ouvir as respostas e opiniões daqueles que quiseram se manifestar neste momento, o professor deverá pedir que os alunos acessem o link disponível abaixo, para assistirem ao trailer do filme “Avatar” (Fig.1), que possui duração de 02 minutos e 25 segundos.
Link do vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tyg9mE2frJ8 Acessado em: 26 Maio 2010.
Figura1: Imagem do vídeo do filme “Avatar”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O filme “Avatar” retrata a história de Jake (interpretado por Sam Worthington), que é um ex-fuzileiro naval que possui tetraplegia. Jake é contratado para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Sendo que, neste planeta vive uma espécie de humanóides conhecida como Na’vi, que são seres gigantes de três metros de altura e que vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos.
Ao finalizar a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma conversa com os alunos sobre o filme em questão. Para este momento, sugerimos algumas perguntas, conforme o roteiro abaixo.
Roteiro:
O professor, ainda neste momento, poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Vocês já imaginaram, ou sabem como são feitos os filmes de Ficção Científica?
Atividade 1
Após a discussão inicial sobre o filme Avatar, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em sites da internet o conceito de Ficção Científica. Para isto os alunos deverão nortear suas pesquisas pelo roteiro postado abaixo.
Roteiro de Pesquisa
Sugerimos a seguir, links de sites que poderão ser consultados para a realização da pesquisa em questão.
Sugestão de links para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fic%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160070503
http://www.infopedia.pt/$ficcao-cientifica (Fig.2)
http://www.xr.pro.br/Ficcao%20Cientifica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficção_científica
http://www.scifibrasil.com.br/historia/index.htm
http://www.asterdomus.com.br/Artigo_o_que_e_FC.htm
Figura 2: Imagem do site Infopédia
Após as duplas concluírem suas pesquisas, o professor deverá promover uma discussão entre todos, de forma que os alunos, que se sentirem à vontade, possam expor as respostas que deram às perguntas do roteiro.
Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser corrigidos, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.
Atividade 2
Dando continuidade à aula, neste momento será trabalhado o conceito de filmes em 3D, pois os filmes de Ficção Cientifica, em geral, se utilizam da tecnologia para produzir os seus filmes neste formato (em 3D). Desta forma, o professor deverá pedir que os alunos acessem os links de trechos dos seguintes filmes:
Alice no País das Maravilhas (Fig. 3)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wRP1Y0PDYrg&feature=related Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 01 minuto e 38 segundos.
Figura 3: Imagem do filme “Alice no país das maravilhas 3D”
Avatar (Fig. 4)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3xorl9GKuDI&feature=related Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 03 minutos e 30 segundos.
Figura 4: Imagem do filme “Avatar 3D”
Shrek 4 (Fig.5)
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m484Dkn8mTI&feature=related Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 01 minuto e 21 segundos.
Figura 5: Imagem do filme “Shrek 4 3D”
Neste momento, o professor deverá pedir que os grupos (junção de duas duplas) assistam aos vídeos com atenção, pois quando todos terminarem de assistir os mesmos, eles deverão discutir os vídeos entre si e responder as questões do roteiro disponibilizado abaixo:
Roteiro Discussão:
Em seguida, o professor deverá pedir que os grupos pesquisem em sites da internet e em livros, os seguintes conceitos:
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.youtube.com/watch?v=RF3QI8tyE-M
http://www.youtube.com/watch?v=WGf8UhBaeLc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=t4gjl-uwUHc&feature=related
http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/02/
http://alfaconnection.net/pag_avsm/geo0101.htm
http://salavirtual.faenac.edu.br/siteProf/portaarq/MRUeMRUV_DP.pdf
http://www.ricardoalamino.com/blog/wp-content/uploads/2007/03/desktop3d.gif
http://www.walldesk.net/pdp/1024/01/02/3d-Machines-015.jpg
http://www.clickmoda.com.br/wp-content/uploads/2008/10/7jp4wy13.jpg (Fig. 6)
O professor deverá ressaltar que cada grupo, depois de concluídas as pesquisas, deverá expor para a classe os resultados destas. Para isso, é necessário que os alunos anotem os resultados em uma folha de papel para que posteriormente possam apresentar estas informações .
Figura 6: Imagem em 3D do site ClickModa
Observação:
No momento da pesquisa, é fundamental que o professor esteja auxiliando os alunos, pois muitos poderão dizer que não existe imagem em 1D. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aluno explicando que uma reta é uma imagem em 1D, em seguida que a imagem em 2D esta localizada em um plano e uma imagem em 3D está inserida no espaço.
Quando todos os grupos terminarem de apresentar para a classe os resultados de suas pesquisas, o professor deverá iniciar uma discussão sobre 1D, 2D e 3D. Para este momento, sugerimos o roteiro postado abaixo.
Roteiro
Atividade 3:
Desta forma, após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em sites da internet como estes óculos 3D funcionam. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da referida pesquisa.
Sugestões de links para a pesquisa:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI233515-EI1426,00.html
http://filmes3d.com/blog/45-agosto/112-como-funciona-o-cinema-3d
http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=2515 (Fig. 7)
Figura 7: Imagem do site “Coisas Interessantes”
Quando todas as duplas terminarem de realizar a pesquisa, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte questão:
Quais os conceitos físicos envolvidos em um óculos 3D?
Sugestão:
Para que os alunos possam compreender na prática como funcionam os óculos em 3D, o professor poderá, no final da aula, sugerir que os alunos montem um óculos 3D (Fig. 8). Para isso, é necessário papel celofane azul e vermelho. No link abaixo há um modelo do óculos 3D; o professor poderá imprimir e distribuir uma cópia deste para cada aluno. Em seguida é só recortar o papel celofane do tamanho correspondente e colar no lugar da lente do óculos.
Link óculos 3D:
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10318855,00.jpg Acessado em: 26 Maio de 2010.
Figura 8: Modelo para fazer óculos 3D
Além disso, sugerimos que o professor peça para os alunos assistirem um dos três filmes (Figs. 3, 4 e 5) utilizando o óculos 3D.
Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre esta experiência, por meio roteiro disponibilizado abaixo:
Roteiro
Ao finalizar a aula é importante que os alunos tenham compreendido o conceito de Ficção Científica e Tecnologia, bem como a diferença entre imagem em 1D, 2D e 3D.
Os links abaixo se referem ao conceito de Ficção Científica e a Tecnologia:
http://www.portalibahia.com.br/blogs/cinema/?cat=111
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/filmes-3d-548740.shtml
http://carreiradeti.com.br/codigos-de-barras-2d-qr-code-etiquetas/
http://veja.abril.com.br/140410/visionario-avatar-p-019.shtml
http://filmes3d.com/blog/45-agosto/112-como-funciona-o-cinema-3d
http://www.agencia.fapesp.br/materia/9601/especiais/aprender-ciencia-com-ajuda-da-ficcao.htm
Sugestão de sites para o professor:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=fil
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de o conceito de Ficção Científica e que existem diferenças entre as imagens em 1D,2D e 3D. Além disso o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu todos os conceitos abordados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!