Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a Ficção Científica e a Tecnologia

 

07/07/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Livia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno poderá aprender, por meio de filmes o conceito de Ficção Científica. Além disso, será abordada a  tecnologia presente nas imagens com uma Dimensão, duas Dimensões e três Dimensões. 

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                 

Motivação:   

Estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor deverá perguntar aos alunos se eles já assistiram ou ouviram falar do filme “Avatar”, do autor James Cameron. Em seguida, após ouvir as respostas e opiniões daqueles que quiseram se manifestar neste momento, o professor deverá pedir que os alunos acessem o link disponível abaixo, para assistirem ao trailer do filme “Avatar” (Fig.1), que possui duração de 02 minutos e 25 segundos.   

Link do vídeo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tyg9mE2frJ8      Acessado em: 26 Maio 2010.                                      

Figura1: Imagem do vídeo do filme “Avatar”                                                                                                               

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.           

O filme “Avatar” retrata a história de  Jake (interpretado por Sam Worthington), que é um ex-fuzileiro naval  que possui tetraplegia. Jake é contratado para participar do projeto AVATAR no planeta chamado Pandora. Sendo que, neste planeta vive uma espécie de humanóides conhecida como  Na’vi, que são seres gigantes de três metros de altura e que vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos.    

Ao finalizar a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma conversa com os alunos sobre o filme em questão. Para este momento, sugerimos algumas perguntas, conforme o roteiro abaixo.  

 Roteiro:

  • Vocês observaram que no filme há alguns personagens com características diferentes? Quais são estas características?
  • Vocês já imaginaram como esses personagens foram criados?
  • Vocês, em algum momento, imaginaram que poderiam existir pessoas iguais aos personagens de Avatar? Por quê?
  • Como é possível criar personagens e cenários com tais características?
  • Vocês acham que a Tecnologia (como o uso de computadores e programas computacionais) ajudou a equipe, que elaborou o filme, em algum momento?
  • Vocês acham que a Tecnologia possibilita que os filmes sejam mais criativos?
  • Sem a Tecnologia seria possível fazer um filme como este? Por quê?
  • Vocês já ouviram falar sobre Ficção Científica? O que sabem sobre este tema?
  • O filme Avatar é um filme de Ficção Cientifica? Por quê?      

O professor, ainda neste momento, poderá fazer a seguinte pergunta aos alunos:  

Vocês já imaginaram, ou sabem como são feitos os filmes  de Ficção Científica?    

Atividade 1

Após a discussão inicial sobre o filme Avatar, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em sites da internet o conceito de Ficção Científica. Para isto os alunos deverão nortear suas pesquisas pelo roteiro postado abaixo.   

Roteiro de Pesquisa   

  • O que é Ficção Científica?
  • Qual sua origem?
  • Em que ano foi feito o primeiro filme utilizando a Ficção Cientifica?
  • Cite o nome de três filmes que utilizaram a Ficção Científica.
  • Como a tecnologia está presente naFicção Científica?     

Sugerimos a seguir, links de sites que poderão ser consultados para a realização da pesquisa em questão.   

        

Sugestão de links para a pesquisa:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fic%C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica  

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010160070503 

http://www.infopedia.pt/$ficcao-cientifica  (Fig.2) 

http://www.xr.pro.br/Ficcao%20Cientifica.html 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficção_científica  

http://www.scifibrasil.com.br/historia/index.htm  

http://www.asterdomus.com.br/Artigo_o_que_e_FC.htm  

                   

Figura 2: Imagem do site Infopédia     

Após as duplas concluírem suas pesquisas, o professor deverá promover uma discussão entre todos, de forma que os alunos, que se sentirem à vontade, possam expor as respostas que deram às perguntas do roteiro.  

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser corrigidos, além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.  

       

Atividade 2   

Dando continuidade à aula, neste momento será trabalhado o conceito de filmes em 3D, pois os filmes de Ficção Cientifica, em geral, se utilizam da tecnologia para produzir os seus filmes neste formato (em 3D). Desta forma, o professor deverá pedir que os alunos acessem os links de trechos dos seguintes filmes:

Alice no País das Maravilhas (Fig. 3)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wRP1Y0PDYrg&feature=related      Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 01 minuto e 38 segundos.

Figura 3: Imagem do filme “Alice no país das maravilhas 3D”

Avatar (Fig. 4)  

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3xorl9GKuDI&feature=related      Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 03 minutos e 30 segundos.   

Figura 4: Imagem do filme “Avatar 3D”

Shrek 4 (Fig.5)

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m484Dkn8mTI&feature=related    Acessado em: 01 Junho 2010. Com duração de 01 minuto e 21 segundos.    

Figura 5: Imagem do filme “Shrek 4 3D”    

Neste momento, o professor deverá pedir que os grupos (junção de duas duplas) assistam aos vídeos com atenção, pois quando todos terminarem de assistir os mesmos, eles deverão discutir os vídeos entre si e responder as questões do roteiro disponibilizado abaixo:   

Roteiro Discussão:

  • O que vocês perceberam de comum nos três filmes?
  • Vocês conseguiram visualizar as imagens perfeitamente?
  • Vocês acham que todos os filmes utilizam recursos tecnológicos em sua elaboração?
  • Vocês já ouviram falar sobre imagens em 1ª, 2ª e 3ª Dimensão?
  • Vocês sabem em que dimensão estava os filmes que vocês acabaram de assistir?   

Em seguida, o professor deverá pedir que os grupos pesquisem em sites da internet e em livros, os seguintes conceitos:

  • Qual a definição do conceito Primeira Dimensão (1 D)? Pesquise nos sites abaixo o exemplo de uma imagem que demonstre a 1D.
  • Qual a definição do conceito Segunda Dimensão (2D) ? Pesquise nos sites abaixo o exemplo de uma imagem que demonstre a 2D.
  • Qual a definição do conceito Terceira Dimensão (3D)? Pesquise nos sites abaixo o exemplo de uma imagem que demonstre a 3D.    

Sugestão de sites para a pesquisa:  

http://www.youtube.com/watch?v=RF3QI8tyE-M  

http://www.youtube.com/watch?v=WGf8UhBaeLc&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=t4gjl-uwUHc&feature=related  

http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/02/ 

http://alfaconnection.net/pag_avsm/geo0101.htm  

http://salavirtual.faenac.edu.br/siteProf/portaarq/MRUeMRUV_DP.pdf 

http://www.ricardoalamino.com/blog/wp-content/uploads/2007/03/desktop3d.gif  

http://www.walldesk.net/pdp/1024/01/02/3d-Machines-015.jpg 

http://www.clickmoda.com.br/wp-content/uploads/2008/10/7jp4wy13.jpg (Fig. 6)         

O professor deverá ressaltar que cada grupo, depois de concluídas as pesquisas, deverá expor para a classe os resultados destas. Para isso, é necessário que os alunos anotem os resultados em uma folha de papel para que posteriormente possam apresentar estas informações .  

 Figura 6: Imagem em 3D do site ClickModa   

Observação:  

No momento da pesquisa, é fundamental que o professor esteja auxiliando os alunos, pois muitos poderão dizer que não existe imagem em 1D. Desta forma, o professor poderá auxiliar o aluno explicando que uma reta é uma imagem em 1D, em seguida que a imagem em 2D esta localizada em um plano e uma imagem em 3D está inserida no espaço.   

Quando todos os grupos terminarem de apresentar para a classe os resultados de suas pesquisas, o professor deverá iniciar uma discussão sobre 1D, 2D e 3D. Para este momento, sugerimos o roteiro postado abaixo.  

Roteiro

  • Qual dimensão vocês acharam mais interessante? Por quê?
  • Vocês observaram alguma diferença entre as três dimensões pesquisadas? Quais?
  • Vocês já ouviram dizer que para assistir filme em 3D é necessário utilizar um óculos apropriado?
  • Vocês sabem como estes óculos funcionam?
  • Vocês sabem quais conceitos físicos estão envolvidos nestes óculos?     

Atividade 3:   

Desta forma, após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá pedir que cada dupla pesquise em sites da internet como estes óculos 3D funcionam. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da referida pesquisa.  

Sugestões de links para a pesquisa:  

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI233515-EI1426,00.html    

http://filmes3d.com/blog/45-agosto/112-como-funciona-o-cinema-3d     

http://www.coisasinteressantes.com.br/blog/?p=2515 (Fig. 7)    

Figura 7: Imagem do site “Coisas Interessantes”     

Quando todas as duplas terminarem de realizar a pesquisa, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte questão:   

Quais os conceitos físicos envolvidos em um óculos 3D?      

Sugestão:   

Para que os alunos possam compreender na prática como funcionam os óculos em 3D, o professor poderá, no final da aula, sugerir que os alunos montem um óculos 3D (Fig. 8). Para isso, é necessário papel celofane azul e vermelho. No link abaixo há um modelo do óculos 3D; o professor poderá imprimir e distribuir uma cópia deste para cada aluno. Em seguida é só recortar o papel celofane do tamanho correspondente e colar no lugar da lente do óculos.   

Link óculos 3D:

Disponível em:    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,10318855,00.jpg   Acessado em: 26 Maio de 2010.       

Figura 8: Modelo para fazer óculos 3D   

Além disso, sugerimos que o professor peça para os alunos assistirem um dos três filmes (Figs. 3, 4 e 5) utilizando o óculos 3D.   

Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre esta experiência, por meio roteiro disponibilizado abaixo:   

Roteiro   

  • O que vocês acharam de assistir ao vídeo com óculos 3D?
  • Foi mais interessante do que sem os óculos 3D?
  • Que tipo de diferença vocês observaram?
  • Preferem assistir ao filme com ou sem óculos 3D? Por quê?   

Ao finalizar a aula é importante que os alunos tenham compreendido o conceito de Ficção Científica e Tecnologia, bem como a diferença entre imagem em 1D,  2D e 3D.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o significado de o conceito de Ficção Científica e que existem diferenças entre as imagens em  1D,2D e 3D. Além disso o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu todos os conceitos abordados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.