Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância dos elos coesivos na produção e compreensão de textos

 

30/06/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Informática para Internet
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância do emprego correto dos recursos vocabulares de que a língua dispõe para estabelecer a coesão textual.
  • Saber que a repetição de palavras pode ser evitada pelo uso de elementos coesivos.
  • Perceber que elementos tais como: conjunções, locuções conjuntivas e a pontuação são elos coesivos.
  • Reconhecer em texto apresentado, que a pontuação pode deturpar a mensagem.   

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sinais de pontuação.
  • Conjunções e locuções conjuntivas.       
  • Uso da internet. 
Estratégias e recursos da aula
  • uso da internet;
  • trabalho em grupo.

AULA 1

ATIVIDADE 1

Como forma de motivação para introdução do assunto, o professor deverá levar os alunos à sala de informática para acessarem o site abaixo e fazerem uma pesquisa:

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/coesao-textual.jhtm  

O professor deverá pedir que os estudantes se assentem em duplas e lhes entregará o seguinte roteiro que deverá ser seguido para pesquisarem:

1- O que é coesão?

2- O que é coesão referencial? A partir do estudo, crie um exemplo.

3- O que é coesão lexical? Com base no estudo, circulem nos textos abaixo palavras que estabelecem essa coesão.

a- João Batista Figueiredo governou o Brasil de 1979 a 1985. Esse presidente, que não foi eleito pelo povo, após o mandado, pediu que os brasileiros o esquecessem. E então, o primeiro mandatário do país repassou a faixa e desapareceu.

b- Uma das frases famosas proferidas por esse presidente foi: “Um povo que não sabe nem escovar os dentes não está preparado para votar”.

4- O que é coesão sequencial?

ATIVIDADE 2

a- Logo após terminada a primeira atividade, o professor deverá corrigi-la ressaltando as respostas em voz alta e solicitar nova tarefa com o objetivo de fixar o aprendido.

Ainda, utilizando os computadores no Laboratório, deverá solicitar aos alunos que acessem o site:

http://www.frasesfamosas.com.br/de/joao-batista-figueiredo.html   e retirem das frases famosas de Figueiredo, os elementos coesivos nelas empregados.

b- Responda:

Entregar o exercício xerocado aos alunos ou passar a atividade no quadro de giz.

Na oração abaixo, quais são os elementos coesivos e quais são as relações que esses elos estabelecem?

A professora de Geografia não veio hoje porque teve problemas sérios. Quando ela voltar, revisará a matéria de prova se o tempo for suficiente.

  • Ao final, o professor deverá solicitar que os alunos digam suas respostas e, assim poderá retirar as dúvidas.

AULA 2

ATIVIDADE 1

Novamente, o professor deverá levar os alunos à sala de Informática para que acessem os seguintes sites:

http://letras.terra.com.br/paulinho-da-viola/48064/  

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/369176/  

O docente deverá pedir aos alunos que assistam ao primeiro vídeo, mas antes disso, entregará a eles cópias das questões abaixo para que, depois de assistirem aos vídeos, as respondam:

a- Foi fácil compreender o texto? Faltou-lhe algo para torná-lo mais compreensível?

Depois de assistirem ao segundo vídeo, os alunos deverão explicar:

b- Qual o recurso usado por Chico Buarque para melhorar a coesão?

Na sequência, para que os alunos pensem, o professor deverá solicitar que respondam:

  • Que elementos geralmente usamos na linguagem oral para dar a ela mais coesão?

ATIVIDADE 2 

1- Nessa aula, o professor deverá fazer com que os alunos exercitem o aprendizado em um contexto.

a. Numere as orações que compõem o texto abaixo dando-lhe coesão sequencial.

 (  ) Chega em casa todo machão e ordena:

(  ) O marido decide mudar de atitude.

(  ) - respondeu placidamente a esposa.

(  ) quando eu terminar espero uma sobremesa divina.

(  ) Depois do jantar você vai me fazer um whisky   

 (  ) - Eu quero que você prepare uma refeição dos deuses para o jantar.

(  ) E tem mais. Quando eu terminar o banho,   

(  ) e preparar um banho porque eu preciso relaxar.

(  ) adivinha quem vai me vestir e me pentear?

(  ) - O funcionário da funerária...

Retirado de: http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Diversoes/Div_Piadinhas.htm  (site para uso só do professor). 

2- Professor, para a próxima atividade, você deverá levar para a sala de aula várias fichas recortadas em papel. Pedirá aos alunos para escreverem em cada uma delas um dos cinco elementos que compõem a narrativa. (Colocar no quadro: o que aconteceu, quando aconteceu, com quem aconteceu, onde aconteceu, desfecho).

 Em seguida, os alunos, em duplas, deverão inventar uma pequena história completando as cinco fichas.

O professor, para motivar os alunos, poderá sugerir um título para a história, como por exemplo:

Pode ser inacreditável, mas é verdade 

Quando todos os grupos terminarem de escrever nas fichas, o professor deverá pedir que coloquem cada ficha em uma sacolinha, de modo que fiquem juntas todas as partes iguais, por exemplo, uma sacolinha só com desfechos, outra só com personagens, e assim por diante.

Em seguida, o professor embaralhará as partes e as devolverá aos grupos de forma que os personagens de um grupo, por exemplo, saia com o outro.

De posse de partes desencontradas, deverão, em seus cadernos, produzir um texto, valendo-se de muitos elementos coesivos para tornar lógica a sua história.

AULA 3

ATIVIDADE 1 

O professor deverá pedir aos alunos que leiam na frente da classe para a turma avaliar se os textos ficaram coesos.

ATIVIDADE 2 

O professor deverá distribuir cópias do texto abaixo para os estudantes. O professor deverá dividir a sala em dois grupos: Ala A e Ala B e dividir as tarefas, conforme esquema abaixo.

  • A ala A deverá pontuar o texto de forma que o rapaz, que escreve a carta transcrita abaixo, prefira ficar com a família.
  • A ala B pontuará de forma que o rapaz prefira ficar com a namorada.

Será que isso é possível? Perguntará o professor para a turma.

Observação: a pontuação deixada pelo professor, será comum a ambos os textos, portanto, não foi nem deve ser retirada.

  • Texto quase sem pontuação.   

Minha querida, 

Tomei uma grande resolução. A obediência que devo a meus pais pode ser mais importante que meu amor por você não faltarei, pois, com meu respeito para com eles. Meus pais me disseram que me expulsariam de casa se eu ficasse mais tempo escravo de meus ternos sentimentos por você então eu os abandono. Eles dizem que você me oferece como dote apenas o coração e isso não é o bastante Querem que me case com Carlota, porque ela é mais rica Eu choro todas as minhas lágrimas mas querida você continuará no meu pensamento Esquecê-la? Eu seria um infeliz casando-me com Carlota é com você que em breve por minha vontade estarei casando.

Adeus!

José.

(Texto traduzido e adaptado de Courant, Manuel Pratique de l’Art  d’Écrire, Librairie Hachette, Paris, 1956).   

Professor, veja como deverão ficar os textos depois de os alunos terminarem a tarefa.

A favor dos pais:

Minha querida,

Tomei uma grande resolução. A obediência que devo a meus pais pode ser mais importante que meu amor por você. Não faltarei, pois, com meu respeito para com eles. Meus pais me disseram que me expulsariam de casa se eu ficasse mais tempo escravo de meus ternos sentimentos por você. Então eu os abandono. Eles dizem que você me oferece como dote apenas o coração, e isso não é o bastante. Querem que me case com Carlota, porque ela é mais rica. Eu choro todas as minhas lágrimas! Mas, querida, você continuará no meu pensamento. Esquecê-la? Eu? Seria um infeliz. Casando-me com Carlota é com você que, em breve, por minha vontade, estarei casando.

Adeus!

José.

A favor da namorada:

Minha querida,

Tomei uma grande resolução. A obediência que devo a meus pais pode ser mais importante que meu amor por você? Não! Faltarei, pois, com meu respeito para com eles. Meus pais me disseram que me expulsariam de casa se eu ficasse mais tempo escravo de meus ternos sentimentos. Por você, então, eu os abandono. Eles dizem que você me oferece como dote apenas o coração. E isso não é o bastante? Querem que me case com Carlota, porque ela é mais rica! Eu choro todas as minhas lágrimas, mas, querida, você continuará no meu pensamento Esquecê-la? Eu seria um infeliz, casando-me com Carlota. É com você que, em breve, por minha vontade, estarei casando. Adeus!

José.

  • Depois de lidos os trechos para a turma, o professor deverá fazer um fechamento das aulas, concluindo juntamente com os grupos, Ala A e Ala B, que a pontuação, a ordem dos parágrafos, as conjunções e locuções conjuntivas estão entre os elementos que dão lógica ao texto.  

      

Recursos Complementares

O professor deverá sugerir que os alunos leiam outros textos sobre o assunto, disponíveis em:

 

http://www.piadas-anedotas.com/2007/04/piadas-inocentes.html 

         

Avaliação

O professor deverá observar o interesse e a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas e deverá avaliá-los durante o processo  de execução das mesmas.

Para tanto, poderá criar uma ficha com os seguintes itens: interesse, participação, etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.