02/06/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Não há necessidade de conhecimentos prévios para a efetuação destas aulas.
Estratégias utilizadas:
Aula interativa.
Socialização das produções dos/as alunos/as.
ATIVIDADE 1: Trabalhando com texto: temática corpo
Corpo – Luca Sant’anna
Extraído do livro do professor “Sexualidade Prazer em Conhecer”- Fundação Roberto Marinho e Governo de Minas Gerais.
Uma energia comanda meus gestos. Não sei bem o que acontece. Meu corpo vai muito além de mim. Pensamentos, Decisões, Desejos. Fico me perguntando por quê? Por quê? Músculos, pele, ossos, hormônios; Sangue, Óleo Água Salgada Isso tudo sou eu Só isso? O mundo esbarra no meu corpo Sinto calor E frio Meu corpo conta minha história Aponta meu destino É tudo que tenho desde que nasci E vai sobreviver a mim Quando tudo For nada.
Professor/a, objetivando contextualizar a temática e aproximá-la do universo dos/as alunos/as, entregará aos mesmos, divididos em duplas, um texto informativo sobre “Corpo”.
Procedimentos:
Cada dupla terá como uma primeira atividade ler o texto e escrever um comentário geral sobre os sentidos atribuídos ao corpo. Quando todas as duplas finalizarem, o/a professor/a solicitará que leiam para a sala suas considerações. Cabe ao/a professor/a atuar como mediador da atividade, auxiliando os/as alunos/as na elaboração dos comentários, bem como na orientação para estabelecerem relações entre o organismo biológico e o corpo social. Além disso, compreendemos que nesta discussão é necessário:
Professor/a, gostaríamos de dizer que apesar de termos um corpo biológico, que nos é dado por herança biológica, advogamos em torno da necessidade, de considerá-lo não só como uma construção biológica, mas especialmente, e de modo mais inclusivo, como uma construção sociocultural. Desse forma, deixe bem claro para os/as alunos/as tais considerações.
ATIVIDADE 2: O corpo aprende o que nós aprendemos com ele
Professor/a, essa atividade tem como objetivo enfatizar que os marcadores sociais como gênero; raça/etnia; sexo; orientação sexual; idade; interferem na construção e significação dos corpos.
Alguns apontamentos...
No campo do ensino de Ciências, temos nos ocupado do corpo como uma entidade naturalmente dada, como um “substrato biológico”, naturalmente dado e inquestionável, em cima do qual se erguem, de forma separada e independente, os sistemas sociais e culturais de significados.
Professor/a, sentimos incomodados com o entendimento do corpo conforme mencionamos anteriormente, e, aceitamos o desafio de tentar olhar para o corpo como uma produção cultural. Nesse contexto, propomos essa atividade, esquema corporal em folha de papel A4, que contribuirá para exercitar esse olhar.
Material:
• Folhas de papel A4 ou papéis reciclados, a escolha do tipo de papel fica a critério do professor/a;
• Lápis ou canetas esferográficas.
Problematização:
Peça que os/as alunos/as discutam a seguinte questão:
• Quais os principais acontecimentos ao longo da sua vivência (infância e adolescência) marcaram vocês?
Processo:
Professor/a, entendemos que é fundamental problematizar o processo de inscrição dessas marcas e compreender como elas são produzidas, como elas se “tornam marcas” mediante determinadas práticas culturais e a forma como influenciam a nossa vivência cotidiana. Por isso, a proposta de tal atividade.
ATIVIDADE 3: Entendendo a representação do corpo veiculada na mídia – Técnica adaptada e extraída do manual, “Pelo fim da exploração sexual. O que os homens podem fazer?”, para sensibilização de adolescentes entre 10 a 14 anos. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
O objetivo dessa atividade é compreender como são criadas as mensagens, de corpo, que recebemos através da propaganda e promover uma reflexão crítica sobre o seu conteúdo.
Materiais necessários:
Cartazes ou filipetas de propaganda ou campanha (conforme indicado no planejamento), fita adesiva é cópias da Ficha de Análise.
Dicas de planejamento:
Se houver possibilidade, os cartazes podem ser substituídos por comerciais de televisão ou quaisquer outras técnicas audiovisuais de propaganda.
Procedimento:
MODELO DA FICHA DE ANÁLISE
Discuta as questões sugeridas a seguir:
Como fechamento da atividade, sugerimos que o/a professor/a deixe bem claro que as diferenças de gênero presentes nas campanhas e propagandas ajudam a reforçar e/ou legitimar os estereótipos masculinos e femininos. Como resultado dessa dinâmica é interessante que os/as alunos/as percebam como as mulheres são usadas para como estratégias de venda de diversos produtos, e muitas vezes, são elas mesmas oferecidas como produto de consumo. Deve-se promover uma reflexão sobre como nos deixamos influenciar pelos meios de comunicação, inclusive quando são representados personagens alheios a nossa realidade, mas que são vendidos como ideais de corpos masculinos e femininos.
Fontes para consulta:
BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS. Manual do multiplicador: adolescente. Brasília: Ministério da Saúde, 1997.
Trabalhando com mulheres jovens: empoderamento, cidadania e saúde. Promundo; Salud e Gênero; ECOS; Instituto PAPAI; World Education – Rio de janeiro: Promundo, 2008. Disponível em: http://www.promundo.org.br/
Outras aulas do portal do professor que poderão auxiliar na discussão da temática abordada: O/a professor/a deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os/as alunos/as tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios: Respostas aos questionamentos; Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral; Trabalho colaborativo, sugestão de ideias, criatividade e integração com o grupo; Dica: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
O/a professor/a deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os/as alunos/as tenham consciência das competências e habilidades a serem desenvolvidas durante a atividade. Sugerimos alguns critérios:
Dica:
O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/07/2013
Cinco estrelasMuito boa!
27/08/2012
Cinco estrelasCaro colega a sua aulaéstá maravilhosa atendendo ao público desejado com objetividade e muita seriedade. Precisamos de sugestões desse nível e ter certeza que ainda existe professores que se preocupam com o futuro dos nossos estudantes. Parabéns e bom trabalho.
14/03/2011
Cinco estrelasAchei interessante a forma como o corpo foi discutido nessa aula. Parabéns!!