Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte e Cidadania

 

22/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar como o esporte colabora para exercermos a cidadania

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de Cidadania

Estratégias e recursos da aula

Prática Social Inicial

Cidadania é a qualidade ou estado de cidadão, ou seja, todos que usufruem de seus direitos civis e políticos. Todos deveriam ser cidadãos mas infelizmente isso não acontece.

 Problematização

undefined

BLOGSPOT.COM Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_Gy4axbNct58/SuDwl7yjZHI/AAAAAAAAAGE/NBZH5jSVfH8/S187/cidadania.JPG acesso em:20/12/2009.

Como o preconceito pode impedir alguém de exercer sua cidadania?

Qual o caminho que leva para a cidadania?

INSTRUMENTALIZAÇÃO

Além do preconceito a pobreza extrema colabora para a afastamento de muitos perante a cidadania, quanto mais discriminado ou pobre menos direito estas pessoas tem.

Como o esporte pode inserir todos na cidadania, ou seja, através de que o esporte transforma ou forma cidadãos?

Atividade

Leve os alunos a pesquisarem a história do futebol:

- No início quem praticava?

- Onde era praticado?

- Quem era proibido de praticar?

Após pesquisa discuta com seus alunos a existencia do preconceito no início do futebol contra pobres e negros que eram proibidos de participar desta modalidade.

Apresente aos alunos o recurso a seguir:


PORTAL DO PROFESSOR.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18383/cidadania_construcao_esporte_escola.wmvacessada em 18/09/2009.

Roteiro de discussão

Converse com seus alunos sobre a cidadania:

1. Como o esporte insere as pessoas na sociedade?

2. Dentro das aulas de Educação Física, na sua escola existe o preconceito entre os colegas?

3. Quais atitudes não agradam durante as aulas de Educação Física. Pedir para que os alunos registrem em seu caderno.

A cidadania está inteiramente ligada com o respeito entre as pessoas, todos tem o direito de receber respeito e o dever de respeitar ao próximo.

Todos somos cidadão e a prática esportiva colabora para que esta formação seja por inteiro.

Catarse

Quando falamos em cidadania pensamos na sociedade onde vivemos, o que as pessoas estão fazendo para colaborar com os que estão a sua volta, qual sua parcela de colaboração na formação de cidadãos conscientes e responsáveis e como a prática esportiva pode colaborar com tudo isso.

Prática Social Final

Observe o progesso dos conceitos adquiridos pelos alunos através da produção de textos. Realize com seus alunos a confecção de cartazes que demonstrem a ligação entre o esporte e a cidadania, após fixe os cartazes no mural da sala.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cidadania em construção [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação será realizada através da pesquisa realizada pelos alunos, através das respostas dadas pelos alunos aos questionamentos feitos pelo professor nos momentos de discussão também pela participação durante as atividades. Podendo também utilizar as produções como forma de avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.