Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto informativo sobre o futebol

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Miriam Raquel Piazzi Machado
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as informações contidas no texto.

Estabelecer a diferença entre um texto informativo e um narrativo sobre futebol.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar a gravura de uma bola e perguntar para os alunos sobre quais esportes que podemos praticar utilizando esse tipo de bola.

Disponível no link: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:A-XzkkjKPASFuM:http://semipronta.files.wordpress.com/2008/07/futebol1.jpg 

b) A partir dessa conversa, ler o texto:

Futebol  (Adaptação)

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um jogo realizado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das regras. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.

É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do esporte na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA.

A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Esse evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Original disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol 

c) Convidar os alunos a fazer uma maquete de um campo de futebol. Pode-se utilizar materiais reaproveitáveis tais como: papelão para fazer o campo, tampinhas de garrafa para representar os jogadores, caixinhas de suco recortadas para representar as traves, etc.

A maquete poderá ficar exposta na sala de aula e os alunos poderão brincar com ela no recreio.

2ª aula:

a) Relembrar o texto que foi apresentado na aula anterior. Qual era o assunto do texto?

b) Apresentar o texto que será trabalhado na aula de hoje, cujo tema é o mesmo. Ele está contido no livro intitulado:
Marcelo, Marmelo, Martelo, escrito por Ruth Rocha. É a última história do livro, cujo título é: "O dono da bola".

c) Fazer a leitura da capa, nome da autora, do ilustrador e da editora.

Capa disponível em http://www2.uol.com.br/ruthrocha/i/c6.jpg 

 Título: Marcelo, Marmelo, Martelo

Autora: Ruth Rocha

Ilustrações Adalberto Cornavaca

Editora Salamandra - 1999

d) Os alunos irão folhear o livro (caso tenha número de exemplares para cada aluno), fazendo a leitura das imagens, tentando descobrir de que se trata a história e qual é o enredo.

e) A professora fará a leitura oral da história para os alunos.

f) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão da história:
   1) Qual o nome das personagens?

   2) O que elas gostavam de fazer?

   3) Quem era o dono da bola?

   4) Por que ele sempre parava o jogo e pegava a bola?

   5) O que fez com que a personagem mudasse de ideia?

   6) Como foi o final da história?

   7) O que aprendemos com esse texto?

g)  Propor aos alunos que façam um desenho sobre a parte da história que acharam mais interessante. Abaixo do desenho a criança fará uma frase sobre o mesmo.

Esse trabalho poderá ser colocado no mural da sala.

3ª aula:

a) Recordar os dois textos trabalhados nas duas últimas aulas, através de perguntas, tais como:

     1) Qual é o tema dos dois textos?

     2) Qual dos dois textos conta a história de como surgiu o futebol?

     3) Qual texto apresenta uma história de garotos apaixonados por futebol?

b) Explicar que o primeiro texto é informativo, ou seja, ele apresenta informações sobre o futebol. Já o segundo texto é narrativo, pois conta uma história sobre "O dono da bola".

c) Convidar os alunos a escrever um texto informativo coletivo sobre o futebol, utilizando os conhecimentos trabalhados anteriormente.

Recursos Complementares

Como informação complementar à aula, a professora poderá apresentar informações sobre a autora do livro trabalhado, Ruth Rocha.

Disponível no link: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm 

(Todos os links disponíveis nessa aula foram acessados em 02/06/2010).

Avaliação

Verificar se os alunos identificaram as informações principais do texto informativo, através das respostas dadas às questões apresentadas.

Verificar se os alunos foram capazes de compreender a diferença entre uma narrativa e um texto informativo, escrevendo um texto informativo coletivo e não um texto narrativo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Prof. Agnaldo, escola municipal antonio joaquim e mirand , Bahia - disse:
    aggathaekhedyma@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    Foi de suma impotancia para minha aula sobre futebol em minh esola aqui onde sou educador Antonio joaquim demiranda


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.