08/06/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Compreender as informações contidas no texto.
Estabelecer a diferença entre um texto informativo e um narrativo sobre futebol.
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Apresentar a gravura de uma bola e perguntar para os alunos sobre quais esportes que podemos praticar utilizando esse tipo de bola.
Disponível no link: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:A-XzkkjKPASFuM:http://semipronta.files.wordpress.com/2008/07/futebol1.jpg
b) A partir dessa conversa, ler o texto:
Futebol (Adaptação)
O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um jogo realizado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das regras. É considerado o esporte mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições.
É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do esporte na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA.
A principal competição internacional de futebol é a Copa do Mundo FIFA, realizada a cada quatro anos. Esse evento é o mais famoso e com maior quantidade de espectadores do mundo, o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.
Original disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol
c) Convidar os alunos a fazer uma maquete de um campo de futebol. Pode-se utilizar materiais reaproveitáveis tais como: papelão para fazer o campo, tampinhas de garrafa para representar os jogadores, caixinhas de suco recortadas para representar as traves, etc.
A maquete poderá ficar exposta na sala de aula e os alunos poderão brincar com ela no recreio.
2ª aula:
a) Relembrar o texto que foi apresentado na aula anterior. Qual era o assunto do texto?
b) Apresentar o texto que será trabalhado na aula de hoje, cujo tema é o mesmo. Ele está contido no livro intitulado:
Marcelo, Marmelo, Martelo, escrito por Ruth Rocha. É a última história do livro, cujo título é: "O dono da bola".
c) Fazer a leitura da capa, nome da autora, do ilustrador e da editora.
Capa disponível em http://www2.uol.com.br/ruthrocha/i/c6.jpg
Título: Marcelo, Marmelo, Martelo
Autora: Ruth Rocha
Ilustrações Adalberto Cornavaca
Editora Salamandra - 1999
d) Os alunos irão folhear o livro (caso tenha número de exemplares para cada aluno), fazendo a leitura das imagens, tentando descobrir de que se trata a história e qual é o enredo.
e) A professora fará a leitura oral da história para os alunos.
f) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão da história:
1) Qual o nome das personagens?
2) O que elas gostavam de fazer?
3) Quem era o dono da bola?
4) Por que ele sempre parava o jogo e pegava a bola?
5) O que fez com que a personagem mudasse de ideia?
6) Como foi o final da história?
7) O que aprendemos com esse texto?
g) Propor aos alunos que façam um desenho sobre a parte da história que acharam mais interessante. Abaixo do desenho a criança fará uma frase sobre o mesmo.
Esse trabalho poderá ser colocado no mural da sala.
3ª aula:
a) Recordar os dois textos trabalhados nas duas últimas aulas, através de perguntas, tais como:
1) Qual é o tema dos dois textos?
2) Qual dos dois textos conta a história de como surgiu o futebol?
3) Qual texto apresenta uma história de garotos apaixonados por futebol?
b) Explicar que o primeiro texto é informativo, ou seja, ele apresenta informações sobre o futebol. Já o segundo texto é narrativo, pois conta uma história sobre "O dono da bola".
c) Convidar os alunos a escrever um texto informativo coletivo sobre o futebol, utilizando os conhecimentos trabalhados anteriormente.
Como informação complementar à aula, a professora poderá apresentar informações sobre a autora do livro trabalhado, Ruth Rocha.
Disponível no link: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm
(Todos os links disponíveis nessa aula foram acessados em 02/06/2010).
Verificar se os alunos identificaram as informações principais do texto informativo, através das respostas dadas às questões apresentadas.
Verificar se os alunos foram capazes de compreender a diferença entre uma narrativa e um texto informativo, escrevendo um texto informativo coletivo e não um texto narrativo.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/06/2012
Cinco estrelasFoi de suma impotancia para minha aula sobre futebol em minh esola aqui onde sou educador Antonio joaquim demiranda