Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Radioatividade e energia nuclear: É possível o uso pacífico? – Parte 2

 

24/06/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar as aplicações da energia nuclear;
• Relacionar a geração de energia elétrica com a energia nuclear.
Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Radioatividade.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2065/imagens/Introduzindo_a_aula.jpg

Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Junto com os alunos crie um blog que será utilizado para o compartilhamento das informações coletadas ao longo da aula. Coloque o seguinte título no blog: Radioatividade e energia nuclear: é possível o uso pacífico?
Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Esse site permite criar um blog gratuitamente.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2065/imagens/Desenvolvendo_a_aula.jpg

Em seguida peça para que cada grupo pesquise na internet as aplicações da energia nuclear. Após a pesquisa peça para os alunos classificarem essas aplicações em aplicações pacíficas e aplicações não pacíficas. Solicite aos alunos que coloquem o resultado dessa classificação no blog. Cada grupo deverá ler as informações postadas (colocadas) pelos outros grupos e verificar as semelhanças e diferenças entre as informações pesquisadas pelos outros grupos e a sua classificação.

Obs.: A partir de agora essa aula será dividida em duas partes: a primeira parte falará do uso não pacífico da energia nuclear e a segunda parte falará do uso pacífico da energia nuclear. Essa é a parte 2.

Após a pesquisa e a classificação, solicite aos alunos que leiam em voz baixa as aplicações da energia nuclear consideradas pacíficas. Em seguida informe aos alunos que no período pós-guerra, o crescimento populacional, associado ao desenvolvimento tecnológico, levou a um constante aumento de consumo de energia. Alguns países, como o Brasil, possuem diversas fontes para a obtenção de energia elétrica. Entretanto, na maioria dos países não há tanta diversidade de recursos disponíveis.
Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Usina nuclear:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9572/atividade4/atividade4.htm
  Usina nuclear
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2065/imagens/Aula_02_Maio_09_3.jpg

Depois da simulação, pergunte quais são as formas de gerar energia elétrica? Após isso, os alunos deverão pesquisar as formas alternativas de obtenção de energia elétrica. Essas informações dever&ati lde;o se colocadas no blog. Provavelmente os alunos encontrarão como forma alternativa a energia nuclear.
O professor deverá fazer a seguinte pergunta aos alunos: será que a energia nuclear já está sendo usada no mundo? Os alunos responderão que sim (pois durante a pesquisa eles encontrarão essa informação). Em seguida pergunte: Muitos países utilizam energia nuclear para gerar energia elétrica estão instaladas em todo o mundo? Após isso, peça para que os alunos acessem o link abaixo:

http://www.iaea.org/OurWork/ST/NE/Pess/RDS1_flash_charts.shtml


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2065/imagens/Aula_02_Maio_09_1.jpg
 

Neste site eles encontrarão a porcentagem de energia elétrica que é gerada através de energia nuclear. Peça para que os alunos vejam qual a porcentagem de geração de energia elétrica através da energia nuclear no Brasil. Informe aos alunos que essa porcentagem diz respeito as usinas termonucleares Angra 1 e Angra 2.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2065/imagens/Aula_02_Maio_09_2.jpg

Link da imagem: http://www.eletronuclear.gov.br/imagens/uploads/Image/0216p.jpg

Para finalizar a aula os alunos deverão responder a pergunta: o Brasil apresenta um enorme potencial hidroelétrico e também utiliza a energia elétrica geradas pelas usinas nucleares de Angra 1 e Angra 2. Para evitar falta de energia no futuro, o país deve investir em qual das duas formas de geração? As respostas dos alunos deverão ser colocadas no blog.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Usina nuclear Animação/simulação
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através da avaliação das informações que os alunos colocarão no blog e através de um relatório que os alunos deverão fazer sobre o que foi visto na aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sarahjoyce, C.E.F SÃO BARTOLOMEU , Distrito Federal - disse:
    sara.h_18@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima ! irá me ajudar muito com meu trabalhor sobre as usinas termonucleares !


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.