15/09/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, GILVÂNIA MAURÍCIO DIAS DE PONTES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade com esta aula terão a possibilitar de:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocar conhecimento com o colega de sua dupla;
- Valorizar o trabalho em parceria;
- Desenvolver o gosto de ler texto literário;
- Descobrir o que está escrito e onde;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético.
-Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
Para vivenciar esta aula, os alunos não precisam ter conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser trabalhado.
ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula informando à turma que trouxe um texto de autoria de Ziraldo para trabalhar na atividade de leitura. Em seguida faz os seguintes questionamentos:
- Vocês já ouviram ou fizeram a leitura de alguma história escrita por Ziraldo? Qual?
- O texto que eu trouxe é do livro "O menino maluquinho". Alguém conhece?
- Sobre o que vocês acham que esse texto vai falar?
- O título do texto é “o jogo de futebol do menino maluquinho”, o que vocês pensam que vai contar essa história? (faz o registro das respostas apresentadas pelas crianças para essa pergunta).
Importante: estes questionamentos servem para o professor aguçar a criatividade das crianças quanto à nova história que apresentará; por meio destas questões elas, também, levantarão hipóteses acerca do conteúdo do texto.
ATIVIDADE 2 – O professor prossegue a aula apresentando para turma os momentos da atividade de leitura e organiza as duplas de trabalho (garantir que em cada dupla tenha uma criança que já se utiliza da decodificação como estratégia de leitura)
ATIVIDADE 3 – Cada dupla recebe uma parte do texto para ler e depois ilustrar. Durante a atividade o professor vai passando pelas duplas perguntando se o texto conta alguma coisa do que eles falaram no início da aula (registro das respostas da questão 4 da atividade 1), também pode questionar a respeito de como fizeram para descobrir o que o texto conta. Em algumas duplas o professor ajuda as crianças a realizarem a leitura, em outras solicita que indiquem onde se encontra alguma palavra do texto (maluquinho, goleiro, bola, jogo, gol...) indagando-as como sabem que naquela parte está escrita a palavra indicada.
ATIVIDADE 4 - Quando as duplas concluírem a atividade, todos se reúnem na roda para ler a sua parte do texto e apresentar a ilustração. Neste momento o professor retoma o registro das respostas das crianças apresentadas durante a atividade 1 para elas verificarem se suas ideias iniciais foram abordadas no texto.
ATIVIDADE 5 – Após a apresentação, o professor propõe à turma sequenciar a parte de cada dupla para organizar o texto e, em seguida realiza a leitura coletiva do mesmo.
ATIVIDADE 6 – O professor conclui a atividade lendo o texto original “o jogo de futebol do menino maluquinho” comparando a versão da turma com a do Ziraldo.
Fonte: http://www.ziraldo.com.br/
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos, para que o professor possa analisar a criança em sua capacidade de expressão por meio da oralidade e do desenho, bem como nas estratégias utilizadas para descobrir o que está escrito e onde.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2010
Três estrelasAdorei a sua sugestão, mas gostaria que vc postasse tambem o texto.
25/09/2010
Cinco estrelasótima idéia de aula, até mesmo porque úsa uma linguagem bem adequada para a idade/série. legal, Jocymara