Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDO COM QUEM AINDA NÃO SABE LER: LEITURA COLETIVA DE UMA MÚSICA

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a possibilidade de:

- Desenvolver a linguagem escrita;

- Descobrir o que está escrito e onde;

- Refletir sobre as características do sistema alfabético;

- Valorizar o trabalho em parceria.

Duração das atividades
UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam conhecer de memória a letra da música "O sono dos bichos" do grupo MPB 4, escolhida para a atividade de leitura.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Iniciar aula apresentando  para turma cada momento do trabalho com a música O sono dos bichos, de autoria de Renato Rocha e cantada pelo grupo MPB 4.  

O Sono Dos Bichos

MPB4

Composição: Renato Rocha

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Tem bicho que dorme até

 Dorme até sentado

Cavalo dorme em pé

Leão dorme deitado

O galo é que é

Dorme empoleirado

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Tem bicho que dorme até

Dorme até sentado

Burro dorme em pé

Lobo dorme deitado

Morcego é que é

Dorme pendurado

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

Tem bicho que dorme até

Dorme até sentado

Zebra dorme em pé

 Onça dorme deitada

A cobra é que é

Dorme toda enrolada

Tem bicho que dorme em pé

Tem bicho que dorme deitado

 Homem é que é Dorme até sentado

Fonte: http://letras.terra.com.br 

 ATIVIDADE 2 -  Distribua a cópia da letra da música e converse com a turma sobre as características deste portador de texto informando e ajudando as crianças localizarem o título da música, o intérprete e o compositor. Informe que a música está organizada em estrofes e ajude as crianças a localizarem e contar  cada  estrofe.

ATIVIDADE 3 - Com o auxílio de um aparelho de cd, proponha aos alunos que tentem cantar a música acompanhando a letra com o dedo, tendo cuidado para que o dedo acompanhe o que o olho vê e o que a boca fala.

Fonte: http://new.music.yahoo.com/ 

ATIVIDADE 4 -Em seguida desligue o aparelho de cd e proponha a turma uma leitura coletiva da letra da música. Oriente as crianças que utilizem o dedo para que a boca acompanhe o que está escrito.

 ATIVIDADE 5 -  Prossiga a aula solicitando as crianças que procurem e circulem na música somente o nome do bicho que você vai falar. Nesse momento vá dosando os desafios de forma a possibilitar que todos consigam encontrar a palavra indicada, como nos exemplos abaixo:

- Quero que vocês procurem o nome zebra.

[...]

- Quem já circulou ainda não pode mostrar pro colega. Quem já achou me responde em qual estrofe ela fica. Na primeira ou na penúltima?

 [...]

 - Tem alguém que ainda não achou?  - Gente, com que letra começa zebra?  - Ah, quer dizer que a palavra zebra começa com “Z” e está na penúltima estrofe? 

[...]

   - Falta alguém encontrar a zebra?   

[...]

 - Vamos ajudar o colega, gente? Então prestem atenção ao que eu vou perguntar agora. Em que linha da penúltima estrofe tá escrito zebra?     - Todo mundo achou?    

[...]

- Então prestem atenção! Eu quero que agora vocês me ajudem a escrever aqui no quadro a palavra zebra.  - E agora, todo mundo encontrou?

Prosseguir dessa formar com todos os nomes de animais que você selecionou para as crianças procurarem na música. Ao concluir o momento de identificação das palavras, solicite as crianças que ilustrem a música.

Recursos Complementares

letra e música - O sono dos bichos: http://letras.terra.com.br/mpb4/945680/ 

http://new.music.yahoo.com/ (Ao entrar no site clicar digitar na caixa de pesquisano  o título ou uma frase da música e, em seguida clicar no link web searche para ter acesso a letra da música

(Ao entrar no site escreva no link procurar/search "mpb 4 and adivinha o que é" e clique em pesquisar/web search)

http://revistaescola.abril.com.br/ 

(Ao entrar no site clique no link tudo sobre alfabetização e em seguida clique no link prática pedagógica. Nesse link você encontará reportagens, vídeos e sugestões de planos de aula sobre leitura)

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

- Desenvolveram a linguagem escrita;

- Descobriram o que está escrito e onde;

- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.

 - Valorizaram o trabalho em parceria;  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Meire A Pereira , EMEI , São Paulo - disse:
    meireeleni@yahoo.com.br

    08/09/2014

    Cinco estrelas

    Adorei o projeto, enriquecedor e criativo, parabéns. Quero colocar em prática.


  • Jésica Cavalheiro, Celer Faculdades , Santa Catarina - disse:
    jeacavalheiro@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    O trabalho em grupo é uma das ferramentas mais eficazes, auxiliando no desenvolvimento e rendimento em sala, grupo no geral. Assim a criança desenvolve concentração durante as atividades, criando o contato com o sistema alfabético.


  • viviane monego, celer , Santa Catarina - disse:
    profvivi3@gmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    ótima ideia, gostei


  • Adriana Maria ramos Varela cavalcanti, EM DR JULIO SENNA , Rio Grande do Norte - disse:
    anairdadicavalcanti@hotmail.com

    15/11/2012

    Cinco estrelas

    Tenho certeza que a aula irá ajudar bastante ... deu uma luz para a aula de leitura ficar mais dinâmica. Valeu!!!


  • Arykelly, José Antão de Alencar Neto , Piauí - disse:
    Arykelly_wake@hotmail.com

    06/02/2011

    Quatro estrelas

    Otima


  • Patricya, Escola Municipal Mundo Mágico , Goiás - disse:
    patyvidal2010@gmail.com

    14/09/2010

    Quatro estrelas

    Gosto muito de novidades sobre leitura e tudo o que vejo e muito interessante.Adoreiiiii !!!!!!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.